Tempo de leitura: 2 minutos
Caro cliente,
Infelizmente este não é uma carta com boas notícias e vamos lhe explicar o porquê.
A partir do dia 01/01/2016 os governos estaduais alteraram a tributação e a forma de arrecadação do imposto ICMS (Convênio ICMS 87/2015) que impactaram diretamente nos prazos e nos custos de todas as lojas virtuais, inclusive a nossa. Os detalhes podem ser vistos aqui e aqui.
É um golpe forte e que inviabilizará diversas operações, principalmente as menores como já começou a acontecer. Veja aqui o caso da loja virtual de cervejas O Caneco que teve que encerrar suas operações por causa desta lei.
Vamos fazer de tudo para seguirmos em frente, mas infelizmente teremos que nos adequar às novas regras e na prática isso quer dizer:
Prazos de entrega mais longos devido ao aumento da burocracia necessária para expedir os pedidos. Antes tínhamos que realizar 5 tarefas por pedido, agora são 12. Elas estão perfeitamente detalhados no artigo do gestor de e-commerce Igor Gaelzer aqui.
Produtos mais caros. Com impostos mais altos e a necessidade de novas contratações para realizar estas novas tarefas, seremos obrigados a repassar estes custos adicionais aos clientes, você, caso contrário seremos obrigados a encerrar nossa operação e deixar de lhe atender. Isso é a última coisa que queremos.
Não é uma situação confortável para nós, mas temos obrigação de explicar aos nossos clientes o que está acontecendo. O Governo, que deveria nos ajudar – os pequenos e médios empresários: reais heróis diante de tanta instabilidade e insegurança – nos penaliza de forma dura e cruel com sua insaciável gana por arrecadação e burrocracia.
Não sabemos exatamente quando os ajustes de prazo e preço serão feitos, mas caso este cenário não mude o faremos em breve e estamos muito tristes por isso. Uma pena.
Diante disso, precisamos da sua ajuda e você pode fazer das seguintes maneiras:
Encaminhar esta mensagem para seus amigos, deixando todos a par deste novo golpe baixo do Governo aos empresários.
Mandar um e-mail para o Governador de seu estado pedindo ajustes imediatos nesta Lei. O e-mail de cada um pode ser visto aqui.
Compartilhar este documento nas redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter.
De antemão, agradecemos pela ajuda e pedimos desculpas por ter que chegar ao ponto de lhe enviar esta mensagem. Obviamente não esperamos que goste das novidades, mas que ao menos entenda o que está acontecendo neste exato momento.
De mais um empresário frustrado com a realidade do nosso país.
Eder Prado
CEO Essência Móveis de Design
Matéria dia 18 de Janeiro de 2016 no Jornal Nacional