Tempo de leitura: 3 minutos

Diferenças entre Arquiteto, Designer de Interiores e um Projetista

INSCREVA-SE PARA O CURSO ONLINE DECORAÇÃO DE INTERIORES

Antes de discutirmos o que é Arquitetura, Designe de Interiores e Projetos de Móveis, precisamos responder essas perguntas abaixo:

  1. Aonde queremos chegar?
  2. O que pensamos a curto, médio e longo prazo?

O que é Arquitetura?


O que é Arquitetura
Arquiteto, Designer de Interiores, Projetista e o Projeto de Móveis

O Arquiteto primeiramente é o profissional que se formou na Faculdade de Arquitetura, habilitado para trabalhar em um centro de Arquitetura e Urbanismo ou montar seu próprio escritório.

Por esse motivo, entendemos que o profissional que está habilitado para Arquitetura está apto a desenvolver o projeto de uma cidade, de uma rua, de uma praça, de uma casa, de um loteamento, edifício, casa e afins.

O Arquiteto adquiriu algumas competências na faculdade que lhe dá a condição para desenvolver tais projetos.

Todavia, é de competência dos engenheiros fazer cálculos estruturais, pois há mais conteúdo e conhecimento a ser adquirido para tal tarefa, por isso os engenheiros assumem esse papel, o mapeamento de manter a estrutura em pé.

Mesmo que na faculdade de Arquitetura essa matéria é estudada durante os 4 anos, o Arquiteto não é habilitado a fazer cálculos estruturais e essa é a diferença fundamental entre as profissões.

Design de Interiores

Já a competência quando o assunto é Design de Interiores é tudo que está relacionado ao ambiente interno.

O Designer de Interiores é responsável pelo projeto de gesso, revestimento, luminotécnica, enfim, é o responsável por desenvolver um ambiente compatível com o cotidiano e a vida do cliente.

Mas existe diferença entre Curso Técnico e Tecnológico de Designer de Interiores?
Sim! A carga horária. O curso técnico tem a carga horário menor.

Mas o Arquiteto pode trabalhar como Designer de Interiores?

Em algumas faculdades há a “cadeira” de Designer de Interiores dentro da grade do curso de Arquitetura, sendo assim o Arquiteto também está habilitado a desenvolver a “arquitetura de interiores”, porém a faculdade não aprofunda o que deveria no assunto, quando é necessário bastante tempo e estudo.

É importante que o Arquiteto tenha essas habilidades para atender bem e por completo seus clientes.

E quais são as competências do Projetista?


Resultado do trabalho de Designer de Interiores juntamente com Projetista de Móveis

Muitas vezes o projetista é aquele profissional com habilidade em ferramentas, como por exemplo, Autocad.

Ele auxilia o dia-a-dia dos escritórios de arquitetura, engenheira e até mesmo de design de interiores. O projetista também se encontra muitas vezes alocado em marcenarias e loja de planejados.

Projetista de Móveis está sempre em parceria com marcenaria e lojas de móveis planejados, sua competência é estudar por completo o ambiente do cliente com o objetivo de planejar a inserção daqueles móveis, seja em uma casa, apartamento ou empresa, pensando sempre nas pessoas que irão habitar aquele espaço.

Um bom projetista de verdade não é só aquele que projeta móveis, mas sim aquele que busca ser um profissional completo, entendendo todas as características que lhe darão conhecimento a entregar a um cliente um projeto como um todo.

Só assim ele irá conseguir alavancar e crescer ainda mais em sua profissão.

Bons exemplos precisam ser tomados, um Arquiteto pode fazer um curso de Design de Interiores, como o contrário também é verdadeiro.

Mesmo que você não exerça a função secundária, é de extrema importância o conhecimento adquirido para formação de parcerias, conquista de novos clientes e contratação de profissionais.

Atente-se, existem competências para cada profissão e você precisa antes de mais nada precisa se decidir. Em resumo, se deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho, um curso de projetista irá lhe auxiliar, por outro lado uma faculdade lhe dará mais bagagem e uma melhor remuneração a longo prazo.

Não deixe de se inscrever no Treinamento Gratuito sobre Projeto de Móveis e Design de Interiores com a Arquiteta Amanda Marques. Clique no botão abaixo e reserve sua participação.

INSCREVA-SE PARA O CURSO ONLINE DECORAÇÃO DE INTERIORES

Um Abraço.
Eder Prado