Espaço multifuncional: veja como montar de forma inteligente

Tempo de leitura: 4 minutos

Ao pesquisar as tendências da arquitetura atual, certamente você ouviu falar sobre espaço multifuncional, que apenas pelo nome já é possível imaginar que se trata de um espaço com mais de uma função, como quando se tem uma cozinha integrada à sala de jantar.

O cenário que vemos hoje é um mercado imobiliário que oferece mais opções do que nunca de apartamento, em sua grande maioria com uma planta pequena.

Nesse sentido, os projetos de reforma residencial com o objetivo de criar espaços multifuncionais na casa ganham cada vez mais destaque.

Neste artigo abordaremos a temática dos espaços multifuncionais, explicando melhor o conceito e trazendo alguns exemplos.

O que é um espaço multifuncional?

Como mencionamos, um espaço multifuncional é uma área da casa que tem mais de uma função, sem deixar de ter um espaço apropriado para cada uma delas.

Um apartamento pode ter uma área de sala bem grande, enquanto a cozinha e a sala de jantar são reduzidas, por exemplo.

Uma boa solução é eliminar as paredes, criando um cômodo único, onde cada parte se torna um espaço multifuncional integrados pelo piso e delimitados pelo mobiliário.

Para que você fique mais tranquila em sua casa e possa curtir seus espaços multifuncionais, opte por uma boa empresa de instalação de alarme de incêndio para uma maior segurança e para evitar acidentes.

Por que integrar os espaços?

Antes de mais nada, um espaço multifuncional serve para trazer amplitude, e não é apenas a impressão, pois efetivamente se ganha espaço integrando ambientes.

Além disso, é possível melhorar muito a qualidade de vida na casa ou apartamento, pois os projetos como esse trazem outros benefícios, como:

  • Permitir mais entrada de luz natural;
  • Melhorar a circulação de ar nos cômodos;
  • Facilitar a comunicação;
  • Melhorar a acústica do ambiente.

Lembre-se de fazer a manutenção disjuntor e esteja em dia com toda a segurança, trazendo conforto e bem-estar.

Como criar um espaço multifuncional?

Pontuamos a seguir algumas ideias de espaços multifuncionais mais utilizados em projetos de construção e reforma para te inspirar.

Sala de estar + sala de jantar

Integrar a sala de estar a sala de jantar é uma das ideias de espaço multifuncional mais utilizadas pelos arquitetos quando o cliente quer integrar melhor a casa.

Tanto a sala quanto o local do jantar são espaços sociais e muitos moradores desejam ter um espaço maior para receber visitas, ou então aproximar a TV do local das refeições.

O segredo para isso é criar uma sala única multifuncional, onde o mesmo cômodo servirá para assistir filmes, conversar e comer.

A decoração é um fator fundamental no projeto, de forma que precisa-se criar um ambiente onde os móveis conversem entre si. Busque por uma boa empresa de luminárias e aposte na mesma paleta de cores do sofá e no estofado das cadeiras.

Cozinha + sala de jantar (com mesa balcão)

Uma opção interessante de integração em uma casa ou apartamento é a cozinha integrada à sala de jantar. É uma segunda opção caso a nossa primeira ideia não seja do seu agrado.

É uma ideia perfeita para quem gosta de cozinhar, mas não quer perder a conversa com os amigos enquanto prepara o alimento, e também para quem quer ficar longe da interferência da TV durante as refeições.

Uma boa opção de layout é usar uma mesa balcão, também conhecida como ilha. Comumente é colocado um cooktop no centro com uma coifa logo acima e ao redor o espaço fica livre para acomodar pratos, talheres, copos, garrafas e manusear alimentos.

Aposte em uma cor única para o tampo em toda a extensão da cozinha, trazendo uma ideia de continuidade que se integra ao ambiente.

Sala de estar + jantar + cozinha

Como pode ver, você pode ter 3 funções em um único espaço multifuncional, de forma que você pode ampliar as combinações. Em projetos como esse, a integração começa de baixo para cima, com o piso geralmente sendo o mesmo para criar uma ideia de unidade.

Você pode buscar por uma empresa de colocação de carpete e outros pisos de acordo com seu gosto. A diferenciação dos ambientes se dá no mobiliário, que juntamente com os eletrodomésticos são usados para organizar e demarcar a área de cada ambiente.

Considerações finais

Neste artigo você pôde perceber como a criação de espaços multifuncionais é uma solução inteligente para ampliar as funcionalidades da sua casa ou apartamento.

Demos apenas algumas inspirações para você, mas as possibilidades são inúmeras, integrando o quarto com a sala de TV, cozinha com lavanderia, home office com quarto de hóspedes, varanda com lavanderia, sala de estar com escritório, entre outros.

Permita que sua imaginação flua e tenha planejamento para entender como os espaços podem atender às suas necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *