5 passos para decoração da sala

Tempo de leitura: 5 minutos

Ao tentar fazer a decoração da sala podem surgir muitas dúvidas. Neste artigo, você encontra um passo a passo para se sair muito bem nesta tarefa e transformar sua sala no ambiente dos seus sonhos. Confira e já comece a colocar em prática.

1. Defina o estilo

Antes de mais nada, tenha clareza sobre o estilo de decoração que você quer para a sua sala. Se for oriental, por exemplo, tons avermelhados, móveis mais baixos e almofadas farão parte do seu projeto.

Imagem: decoração e arte
Imagem: decoração e arte

Já se você optar pelo estilo minimalista, as estrelas da sala serão as cores claras, móveis e acessórios sóbrios e de linhas retas, como na foto abaixo.

Imagem: feitodecoracao
Imagem: feitodecoracao.com

É claro que existem diversos outros estilos de decoração que você pode escolher: vintage, clássico e moderno, por exemplo. O importante neste primeiro passo é definir qual caminho seguir na decoração, pois isso determinará as demais escolhas do projeto.

Talvez você queira utilizar objetos decorativos que já tenha comprado ou aquele presente decorativo que recebeu de um amigo. Isso pode ser determinante no estilo de decoração da sua sala.

Portanto, reflita antes sobre os objetos ou mobília que já têm ou os que gostaria de comprar. Faça uma breve pesquisa na internet para ampliar a sua visão sobre os estilos de decoração e anote tudo em um caderno ou arquivo digital destinado ao projeto de renovação da sua sala.

2. Escolha as cores

Imagem: casaeconstrucao.org
Imagem: casaeconstrucao.org

O segundo passo para a decoração da sala é escolher as cores. Você gostaria de cores mais claras e neutras como o branco, marfim, cinza claro ou areia?

Ou prefere cores mais vibrantes como amarelo e laranja?

Confira aqui mais indicações e detalhes sobre como escolher as cores da sua sala.

Além das cores em si, você terá que escolher o tipo de tinta. Hoje em dia, existem muitas no mercado (acetinada, fosca, metalizada, entre outras).

Perceba a que mais combina com o resultado que você quer atingir. Por exemplo, a tinta fosca é mais absorvente, aveludada e cobre muito bem possíveis imperfeições na parede. Mas a desavantagem é que ela apresenta maior dificuldade para limpar.

Já a tinta acetinada, aquela com toque de seda promove um acabamento mais aconchegante e elegante. A vantagem é a maior facilidade de limpeza. As tonalidades off white ficam muito bem na sala de estar, dando um toque de requinte.

3. Escolha os móveis

O passo 3 é a escolha dos móveis da sua sala. Nesse momento, é muito importante você tirar todas as medidas do ambiente para saber quais móveis ficarão bem no espaço.

Verifique as opções disponíveis na Essência Móveis. Com certeza, você vai encontrar sofás, mesas de centro, aparadores, buffets e outros móveis que têm tudo a ver com o seu projeto.

Uma dica importante é não se fixar muito em conceitos conservadores na hora de decorar. Por exemplo, não é imprescindível ter um conjunto de estofados de 2 e 3 lugares.

Dependendo do espaço disponível, um sofá de 3 lugares com módulo retrátil e uma bonita poltrona em frente podem fazer um ótimo efeito . A mesa de centro em formato redondo também favorece a circulação no ambiente, como no exemplo abaixo.

Imagem: minhacasadecorada.net
Imagem: minhacasadecorada.net Na foto: Poltrona Pasha

4. Defina os acessórios

O passo 4 da decoração da sala é um dos mais divertidos de se fazer: escolher os acessórios de decoração. Porém, cuidado para não ir com muita sede ao pote e acabar misturando diversos estilos ou exagerar na quantidade de itens e abarrotar a sua sala.

Seja fiel ao projeto que você já definiu. Isso fará você obter um resultado mais satisfatório ao decorar a sua sala. Essa é a hora de escolher os lustres, abajures, almofadas, tapetes, cortinas e outros acessórios.

Imagem: minhacasadecorada.net
Imagem: minhacasadecorada.net

São esses objetos que acrescentarão o toque especial para o seu projeto e darão vida a sua sala. Uma dica para acertar na escolha desses itens é eleger tipos de materiais similares para serem usados na maioria dos acessórios.

Por exemplo, você optou por uma luminária em polipropileno. Que tal adquirir vasos decorativos e tapetes desse mesmo material? Se a ideia for ter uma sala jovial e moderna, essa é a escolha acertada.

Imagem: Letícia Laurino Almeida/feitodecoracao.com
Imagem: Letícia Laurino Almeida/feitodecoracao.com

Outro detalhe é verificar como os acessórios interagem com os demais itens da sala como cores das paredes e os móveis. No exemplo acima, em vez de uma cortina clássica, a persiana trouxe mais versatilidade à iluminação da sala. O tom terra da persiana está adequado, pois contrasta com a cor mais clara do sofá e das paredes.

5. Verifique a funcionalidade

O quinto passo para a decoração da sala é verificar a funcionalidade de todos os móveis e objetos. Na verdade, você já precisa começar a pensar nisso no início do projeto, ao definir o estilo de decoração. Porém, agora, você vai fazer uma verificação para confirmar se tudo o que planejou está atendendo as suas necessidades.

Por exemplo, há pessoas que têm necessidade de manter um espaço dedicado à leitura ou ao uso da internet na sala de estar. Isso pode ser atendido reservando uma pequena área, em um dos extremos da bancada principal, para a colocação de uma poltrona confortável e uma luminária, como na foto abaixo.

Imagem: minhacasadecorada.net
Imagem: minhacasadecorada.net
Imagem: minhacasadecorada.net
Imagem: minhacasadecorada.net

Em outros apartamentos, pode existir a cozinha americana, integrada à sala.

No exemplo ao lado, o sofá de linhas retas, e o tapete delimitaram a área da sala de estar.

Mas a utilização das mesmas cores nos dois ambientes (sala e cozinha) promoveu uma integração natural entre eles, tornando o ambiente ao mesmo tempo organizado e descontraído.

4 Comentários


  1. Incrível! Dicas excelentes para iniciar a decoração.
    Pode mandar mais 🙂

    Responder

  2. Ola Eder boa tarde.Gosto muito do seu site ,teem Ideias muito boas.Uma pergunta Eder a minha sala a cor das parades e crème ,tecto em branco,e o chao e laminado de madeira em tons de castanho ,mais para o escuro.Eu penso que na escolha e decisoes de moveis ,devo utilizar mais os moveis de cor preta ,ou branco,ou em tons de marfim.Ou talvez um pouco de azul.O que acha?Gostaria do seu conselho.Comprimentos ,angelo.

    Responder

    1. Olá Angelino,
      Tudo bem?

      Muito obrigado por sua pergunta, seja bem-vindo a Essência Móveis de Design. Eu não arriscaria muito nas cores dos móveis, seria conservador nas cores que você indicou, são cores difíceis e enjoar com o tempo e para os móveis que são para vida inteira, eu não arriscaria.

      Deixaria as cores para quadros e móveis mais decorativos.

      Um Abraço.
      Eder Prado

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *