Ideias de cozinha gourmet com churrasqueira

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das partes mais afetivas da casa de um brasileiro certamente é a cozinha. 

Isso acontece pelo fato da cozinha ser um lugar onde construímos boa parte de nossas memórias, desde a infância até a velhice, com muitas histórias, conversas e acontecimentos ao longo do tempo.

E um dos equipamentos que geram mais ainda esse sentimento na cozinha são as churrasqueiras. Afinal, um churrasco com a família e os amigos faz parte da cultura dos brasileiros e pode acontecer em datas festivas, para comemorar algo, para ver um jogo de futebol ou mesmo sem motivo algum.

Por isso, muitas casas (sobretudo as que foram construídas nas últimas duas décadas) contemplam essas duas partes de forma conjunta.

Várias delas são cozinhas do tipo gourmet, que contam com uma churrasqueira e outros equipamentos, fazendo com que todo esse processo seja bastante facilitado em comparação a casas mais antigas, onde a churrasqueira fica separada.

Além disso, em projetos atuais, as cozinhas gourmet tem se tornado cada vez mais uma forma de trazer um local para a família se reunir e relaxar.

Se você está pensando em fazer uma cozinha gourmet com churrasqueira para sua casa, continue lendo!

Nós da Essência Móveis preparamos este artigo com algumas ideias de como você pode fazer a decoração e a disposição da sua cozinha gourmet e aproveitar da melhor forma a sua churrasqueira e esse espaço para os melhores momentos.

Vamos lá?

Ideias de cozinha gourmet com churrasqueira em ambientes internos

Antes de mais nada, quando projetamos em fazer uma cozinha gourmet com churrasqueira num ambiente interno, é importante pensar em como a fumaça irá se espalhar e, com isso, criar uma forma dela não ficar dentro de casa.

Ou seja, o mais importante nesses casos é que se construa uma churrasqueira com chaminé, que será a responsável para levar a fumaça para cima e não para perto dos seus convidados, causando incômodo.

Além disso, é importante que as áreas próximas à churrasqueira sejam feitas com materiais fáceis de limpar. Nesse sentido, vale a pena investir em alguns tipos de pedras para pias e bancadas que sejam facilmente limpáveis.

Outra dica muito importante quando falamos em cozinha gourmet com churrasqueira é se atentar para a resistência dos materiais à temperatura. 

Afinal, tudo que não precisamos ao fazer uma reforma ou uma construção é que algo precise ser trocado pouco tempo depois, né?

Ideia 1

cozinha com churrasqueira branca gourmet
Fonte: Decor Mais

Esta cozinha traz bastante elegância em praticamente todos os pontos. A bancada em granito negro contrasta com o branco de quase toda a decoração. Além disso, a churrasqueira em pedra branca trazem uma sensação de limpidez maior do que o comum.

Os pendentes de luz colocados sobre as cadeiras trazem uma iluminação mais especificada e ótimo para criar um clima de aconchego e conversa.

Ideia 2

cozinha gourmet com churrasqueira na área interna
Fonte: Decor Salteado

Que tal uma bancada em L que permite ao churrasqueiro (ou quem mais esteja trabalhando na cozinha) estar sempre em contato com os seus convidados? Além dos equipamentos básicos de cozinha, ainda há uma televisão que permite a todos assistirem um bom futebol, filme ou o que mais desejarem.

Destaque para a iluminação com os pendentes de luz em cima da bancada e os leds por cima da área de trabalho.

Ideia 3

Fonte: Viviana Reis Design de Interiores

Essa outra ideia traz um charme maior ao mesclar cores vivas com madeiras e cores mais sóbrias em sua decoração. A mesa e o banco de madeira trazem um “quê” de tranquilidade para o local, enquanto as poltronas e os pendentes de luz trazem mais elegância, quando necessário.

Por fim, a planta ao fundo é outro item que completa esta experiência cheia de boas sensações!

Ideias de cozinha gourmet com churrasqueira em ambientes externos

Se você tem um bom espaço para quintal ou uma área de piscina, certamente deixar a cozinha gourmet no ambiente externo da casa pode trazer um charme ainda maior. 

Afinal, quanto mais áreas de lazer e descanso você tiver conjugadas numa mesma região da casa, menos precisará entrar dentro da casa e levar sujeira para lá.

Além disso, churrasqueiras em ambientes externos são mais fáceis de serem executadas. Isso ocorre pois a fumaça pode ser direcionada mais facilmente para fora de casa (chaminés mais baixas, por causa do pé direito baixo que existem nessas áreas). 

Uma outra vantagem que a cozinha gourmet fora de casa pode trazer, é o fato de que a decoração deste ambiente não necessariamente tem que seguir um “padrão” como dos ambientes internos.

Por ser um lugar de maior descontração, pode-se usar cores diferenciadas tanto nas paredes quanto nos pisos, por exemplo. 

Ideia 1

Fonte: Homify – VN Arquitetura

Este é um caso onde a cozinha gourmet com churrasqueira foi muito bem pensada. Com equipamentos simples, mas elegantes, esta é uma opção de decoração para quem quer fazer uma área gourmet na parte externa da casa, mas sem precisar de um grande espaço.

Uma bancada que pode ser usada tanto para o preparo dos alimentos quanto como mesa, faz um papel multifuncional incrível. A cor preta dos equipamentos ainda traz um contraste interessante com o piso e com o ambiente rico em plantas.

Ideia 2 

cozinha gourmet com churrasqueira rústica
Fonte: Lugar Certo

Esta é outra opção de cozinha gourmet para a área externa da casa. Essa é uma opção para quem gosta de decorações mais clássicas e simples – focadas mais no aconchego e na sensação de descanso.

Com revestimentos em azulejos e piso preparado para áreas molhadas, é uma excelente opção para quem tem piscina em casa.

Os móveis rústicos, ainda trazem charme à decoração.

Ideia 3

Fonte: VivaDecora

Nesta decoração, a cozinha gourmet com churrasqueira está em mais um ambiente da casa ótimo para desfrutar bons momentos: a varanda. 

Com azulejos em estilo português e uma bancada simples, ficar sentado nessas cadeiras pode ser uma excelente oportunidade para botar o papo em dia e ter uma excelente conversa.

Os armários e a pia ficam bem ao lado da churrasqueira, facilitando o trabalho de quem estiver botando a mão na massa. Adicionalmente, uma geladeira ou frigobar podem completar a experiência de happy hour dentro de casa!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre a utilização das cores análogas, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse, dicas de decoração e muito mais.

Além disso, você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *