Cores para Escritório: Saiba escolher e conheça a influência delas

Tempo de leitura: 9 minutos

Quando se fala em cores para escritório, antes de tudo, devemos pensar no tipo de negócio que vai estar nesse ambiente. Dependendo do trabalho que as pessoas vão exercer ali, podemos escolher mais assertivamente o estilo de decoração e as cores que irão compô-lo. Por exemplo, se for um escritório de advocacia, as cores serão mais sóbrias e neutras, passando mais respeito e confidencialidade.

Outra coisa muito importante é pensar nos gostos dos clientes da empresa, principalmente, se o escritório os recebe com frequência. Não seria adequado usar cores vibrantes e modernas se a maioria dos clientes é mais conservadora e discreta. Pense nisso antes de escolher as cores para escritório.

Partindo das premissas acima, você já consegue definir o estilo de decoração do seu escritório e as cores mais adequadas para pintar esse ambiente tão importante. Se o seu escritório for em casa, o famoso home office, você terá mais liberdade nessa escolha, principalmente, se os clientes não frequentarão a sua casa. Pensamos em algumas dicas para ajudar você a escolher as melhores cores para escritório. Confira!

Veja o vídeo deste conteúdo:

Branco

 O branco oferece uma série de vantagens! Por ser uma cor neutra, combina com absolutamente tudo. Pode passar sofisticação, se associada a objetos e móveis requintados, principalmente dourados e pretos. Passa modernidade se associada a móveis de design, principalmente amarelos e pretos. Esses são apenas alguns exemplos, porque as opções de móveis e objetos para utilizar com o branco das paredes e do chão são infinitas!

Se você quer um escritório clássico e romântico, invista no branco em praticamente tudo, desde as paredes até os móveis e objetos de decoração. Agora, se você deseja um ambiente moderno e inspirador, use o branco nas paredes e deixe as cores para os móveis e itens decorativos, ou vice-versa.

Conceitos associados à cor branca:

Impessoalidade, casualidade, limpeza, pureza, inocência, espiritualidade, desprendimento, frescor, sinceridade, harmonia, equilíbrio.

cores para escritório

cores para escritório
Na foto: Cadeira Panton

Preto

Sem dúvida, a cor preta tem poder! Isso porque ela pode deixar o escritório com uma cara séria e conservadora e também pode dar um ar moderno e surpreendente ao ambiente. A diferença está nos detalhes e na decoração.

O ideal é usar a cor preta em ambientes com vidro ou com muita luz natural, para não pesar a decoração.

Conceitos associados à cor preta:

Morte, luto, penitência, rebeldia, autoridade, respeito, poder, luxo, ostentação, luta, medo, obscuridade, neutralidade, oposição, simplicidade, mistério, expressão, segurança.

cores para escritório

cores para escritório

cores para escritório

Cinza

A cor cinza, de forma geral, é ligada a conceitos um tanto negativos, mas, mesmo assim, vem ganhando um espaço importante na decoração de casas e escritórios.

Como é uma cor intermediária entre o branco e o preto, ela oferece várias tonalidades e, por isso, o cinza claro pode ter características do branco e o cinza escuro do preto.

Para não ficar um escritório sóbrio demais, opte pelo piso ou pelo teto cinza, ou ainda por uma parede apenas com a cor.

Na nossa opinião, o cinza já conquistou o mundo da decoração e corresponde a uma das melhores cores para escritório que existem. Carta branca ao cinza!

Conceitos associados à cor cinza:

Neutralidade, elegância, sofisticação, ausência de emoção, compostura, solidez, estabilidade, perda, depressão, isolamento, solidão.

cores para escritório

O cinza, aliado a cores mais vibrantes, como na foto abaixo, é uma ótima dica para escritórios mais alegres e descontraídos, onde existem negócios relacionados à criatividade, comunicação e inovação.

cores para escritório

Vários tons de Azul

A cor azul pode ser considerada a cor do silêncio e do frio, mas ela comunica muitas outras coisas também. No ambiente profissional, ela transmite confiança, competência e tradição, reforçando ainda mais as marcas que possuem essa cor. Então, sem dúvida, o azul é muito bem-vindo nos escritórios.

cores para escritório

Conceitos associados à cor azul:

Profundos oceanos, gelo, água, céu, silêncio, frio, quietude, confiança, devoção, fé, dever, beleza, habilidade, serenidade, paz, confiança, cura, relaxamento, fluidez, força, serenidade, tranquilidade, solidão, lealdade, honestidade, atração, calma, sinceridade, sensibilidade, independência, tradição, meditação.

Pela quantidade de conceitos positivos relacionada a ela, não é à toa que o azul é a cor preferida de muita gente por aí!

cores para escritório

Vamos sair da caixa um pouquinho. Não é porque o escritório tem uma decoração mais tradicional que significa que ele deva se limitar a cores mais sóbrias como o branco, o preto ou o cinza. Na imagem abaixo foi escolhido um tom lindo de azul que fez toda a diferença no ambiente, sem perder a seriedade.

cores para escritório

Repare no azul do piso desse escritório. Em um tom mais vibrante, o ambiente ganhou um toque moderno e cheio de personalidade com esse azul marcante.

cores para escritório

Amarelo

Perfeita para ambientes frios e pouco iluminados, é também a cor preferida dos escritórios que trabalham com criatividade, como agências de Publicidade e startups por exemplo. É chamativa por natureza e está aí toda a sua graça.

Como é o caso de outras cores das quais falamos, o amarelo pode cansar a visão com o tempo, se for empregada em todas as paredes e objetos. O ideal é intercalar as paredes com o tom ou usá-lo nos objetos decorativos, como puffs, cadeiras e até nas mesas.

Antes que a gente esqueça, o amarelo combina perfeitamente com branco, preto, cinza e tons de madeira e naturais.

Conceitos associados à cor amarela:

Segurança, esperança, jovialidade, libertação, positividade, conhecimento, sabedoria, razão, lógica, intelectualidade, discernimento, decisão, criatividade, receptividade.

cores para escritório

cores para escritório

Esse detalhe da mesa e da parede se unindo através do amarelo ficou um show à parte, não acha?

cores para escritório

Verde

O verde, por ser uma cor fria e crua, é ideal para ambientes quentes e pouco ventilados. É uma cor que, em escritórios, pode ter dois lados. O lado positivo é que contribui para o equilíbrio do ambiente, atenuando as emoções, facilitando o raciocínio correto e ampliando a consciência e a compreensão. Por outro lado, é uma cor que relaxa, podendo causar sonolência, cansaço ou irritabilidade.

Por isso, a nossa dica é usar o verde com moderação e inteligência. Nas plantas naturais ou artificiais (os jardins suspensos são uma ótima pedida), no chão (piso ou carpete imitando grama sintética), em uma parede ou em uma porta. É uma ótima cor se o seu negócio estiver ligado a saúde, natureza ou investimentos.

Conceitos associados à cor verde:

Participação, adaptabilidade, generosidade, cooperação, segurança, proteção, decisão, espaço, liberdade, harmonia, equilíbrio, saúde, dinheiro, natureza.

cores para escritório

cores para escritório

cores para escritório

Laranja

A cor laranja é geralmente utilizada em negócios ligados à criatividade e comunicação. É uma cor dinâmica e auto astral. Se o seu escritório é frio e úmido, essa cor pode transformar o ambiente, trazendo uma sensação mais quente e confortável. Como é uma cor muito forte, você pode optar por usá-la somente nas cadeiras, quadros e alguns detalhes da decoração.

Conceitos associados à cor laranja:

Força, energia, criatividade, coragem, aventura, entusiasmo, zelo, afirmação, alegria, comunicação, senso de humor, esperança, disposição.

cores para escritório

cores para escritório

cores para escritório

Vermelho

O vermelho é uma daquelas cores para escritório que se deve usar com toda a moderação. Como pontos positivos para o ambiente de trabalho, aumenta a atenção, é estimulante e motivadora. Ideal para negócios do ramo da alimentação e do romantismo.

cores para escritório

Conceitos associados à cor vermelha:

Motivação, atividade, vontade, calor, excitação, iniciativa, disposição, ação, pioneirismo, persistência, força física, estímulo, poder, afetuosidade, perdão, prosperidade, gratidão, amor físico, paixão carnal, inquietação, atenção, competitividade, terror, medo, sangue.

cores para escritório

cores para escritório
Na foto: opção similar – Poltrona LC2
cores para escritório

cores para escritório

cores para escritório

Transparência do vidro

Sabemos que transparência não é uma cor, mas não poderíamos deixar de falar do poder dos vidros da decoração de escritórios. Atualmente, têm-se utilizado divisórias de vidro para separar os ambientes, ao invés de paredes de concreto fechadas. Além de criarem um conceito aberto e de transparência, o vidro consegue deixar o ambiente sofisticado e moderno.

cores para escritório

cores para escritório
Na foto: Cadeira Eames Tela Diretor
cores para escritório

cores para escritório

O vidro colorido também é uma boa opção para separar os ambientes de um escritório e ainda dar um toque de cor, de uma maneira diferenciada.

cores para escritório

Escritório colorido

No caso de você não conseguir escolher uma ou apenas algumas cores para escritório, utilize várias delas para compor o ambiente de trabalho. Isso, claro, se combinar com a marca e com o estilo do negócio.

cores para escritório
cores para escritório

Então, gostou das nossas dicas de cores para escritório? Tenha sempre em mente o tipo de negócio que será exercido no ambiente, os clientes e as cores da marca da empresa. É muito importante respeitar as cores da marca porque, afinal, é a identidade visual da empresa e ela também comunica muito ao mercado.

Boa sorte e até a próxima!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

6 Comentários


    1. Oi, Aline!

      Obrigada pelo feedback. Precisando, estamos à disposição!

      Abraços
      Equipe Essência Móveis de Design
      Televendas: (11) 3280-3309
      Celular e WhatsApp: (11) 9 9711-3126

      Responder

    2. tenho uma oficina de carros automotivos tudo ligado a loja está na cor azul com detalhes em preto vermelho branco e amarelo porém amo a cor preta e quero o escritório num tô mais rústico porém confortante e sofisticado

      Responder

      1. Olá, Jessica! Tudo bem?

        Com base nas suas preferências e na temática da oficina, sugiro uma abordagem que equilibra conforto, sofisticação e o estilo rústico/moderno desejado para o escritório.

        Para os móveis, a escolha de peças na cor preta com detalhes amadeirados é uma excelente ideia. O preto adiciona uma elegância atemporal, enquanto a madeira traz a sensação acolhedora do estilo rústico/moderno. Essa combinação certamente criará um ambiente equilibrado e esteticamente agradável.

        Quanto às paredes, um tom de cinza mais claro é uma escolha acertada. Ele proporcionará uma base neutra, não sobrecarregando o espaço, e harmonizará perfeitamente com os tons dos móveis. Isso contribuirá para uma atmosfera mais relaxante e convidativa.

        Para a decoração, considere adicionar elementos nas cores vermelha e amarela. Esses toques de cor trarão vitalidade ao ambiente, complementando a paleta de cores da oficina. Pode ser através de detalhes como almofadas, quadros ou objetos decorativos estrategicamente posicionados.

        Espero que essas sugestões atendam às suas expectativas. Mas recomendamos que antes de tomar decisões finais, é aconselhável consultar um arquiteto ou designer de interiores local. Eles podem fornecer um projeto mais personalizado, levando em consideração as medidas específicas do seu escritório e suas preferências individuais.

        Atenciosamente,
        Equipe Essência Móveis de Design
        Central de Atendimento: (11) 2189-9333
        WhatsApp: (11) 99711-3126

        Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *