Grandes Designers – Arne Jacobsen

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter o dom são para poucos e Arne Jacobsen já o tinha desde pequeno.

Mesmo quando criança, ajudava na decoração da casa; quando notava alguns exageros dos pais; Arne pintava de branco os papéis de parede do próprio quarto.

Arne Jacobsen se consagrou como arquiteto e designer dinamarquês e ainda permanece vivo, através do tempo, com peças que se mantêm atuais no século XXI.

Arne Jacobsen
Arne Jacobsen

O autor de grandes clássicos como Poltrona Egg, entre tantos outros, já foi pedreiro antes de chegar ao sucesso como arquiteto e designer.

Nascido em Copenhagen, Arne Jacobsen participou de seu primeiro concurso quando ainda era estudante e já levou medalha de prata. Foi em Paris em 1925.

Arne Jacobsen não é famoso apenas pelas suas divinas cadeiras, mas deu uma grande contribuição a arquitetura mundial.

Fez em parceria com Flemming Lassen, a Casa do Futuro e um famoso hotel em Copenhagen.

Poltrona Egg- Arne Jacobsen
Poltrona e Puff Egg – Pinterest

Um de seus trabalhos de maior destaque e também precoce foi o seu projeto para Bellevue em Klampenborg (1931-1936).

Um estilo com muito charme, de teatro, piscina marítima e casas, na qual o design simples, cubista e branco marcou o início de novos conceitos na arquitetura.

Arne jacobsen
Piscina Marítima da Praia de Bellevue – Pinterest

O versátil e inovador Jacobsen ganhou grande importância através de seu trabalho em quase todas as áreas da arquitetura, gerando uma renovação tanto nas moradias e edifícios públicos, prefeituras e escolas, como no design de fábricas e arte aplicada.

Entre outras coisas, Jacobsen foi o designer que desenhou dois dos projetos mais polêmicos em seu tempo, a Prefeitura de Aarhus (1939-1942) e o nova sede do Banco Central em Copenhague (1965-78).

Em seus últimos anos, Jacobsen foi capaz de se definir como um dos mais importantes arquitetos europeus da história, com uma série de colaborações com edifícios famosos em outros países.

Países como a Inglaterra e a Alemanha, por exemplo, St Catherine’s College, em Oxford (1966), a Embaixada da Dinamarca em Londres (1969-1977) e a Prefeitura de Mainz (1970-1973).

Um Grande Designer que merece todo o respeito

Arne Jacobsen
Poltrona Egg – Pinterest

A Poltrona Egg foi sua principal colaboração para o hall dos mais importantes móveis de design, no qual foi o resultado de uma nova técnica onde Jacobsen foi pioneiro.

Primeiramente esculpiu The Egg em argila em sua própria garagem para que pudesse aperfeiçoar a forma.

Para saber mais sobre essa poltrona icônica, pode ler o artigo História da Poltrona Egg.

Arne Jacobsen – O Cara!

Arne Jacobsen – Pinterest

Como uma locomotiva, Arne Jacobsen é empurrado através da paisagem da arquitetura e design dinamarquês por mais da metade do século passado.

Os vestígios ainda estão presentes, em todos os lugares ao redor de nós, hoje, mais de 30 anos após sua morte: da arquitetura que admiramos até os objetos que usamos e desfrutamos todos os dias.

Quando Jacobsen não estava trabalhando, no entanto estava sim trabalhando sempre com outra coisa. Para ele, relaxamento significava uma mudança para um outro projeto no “Reino Criativo”.

Isto é o que permitiu uma saída deste tipo que não compromete a qualidade.

Arne Jacobsen – Pinterest

O Insistente Processo Criativo

Estes aspectos do processo de design, portanto, nunca foram a base dos seus desenhos, embora existam fortes indicações de que as limitações apresentadas pelas propriedades de materiais deram a Jacobsen uma estrutura produtiva e trouxeram uma certa calma para a inquietude criativa.

A ausência destas limitações, por exemplo, o levou a trabalhar com plásticos em vez de madeira, alimentado esta inquietação.

Jacobsen trabalhou incessantemente com o projeto e, assim, achou difícil largar e terminar as coisas. Atrasos frequentes da fase de produção eram típicos do perfeccionista.

Um abraço, até o próximo artigo.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

4 Comentários



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *