Hotel SAS Royal by Arne Jacobsen

Tempo de leitura: 4 minutos

Ainda falando sobre a poltrona Egg, como vocês sabem no final dos anos 50 Arne Jacobsen projetou o Hotel Royal, em Copenhaga e fez a poltrona para compor o ambiente.

Pensando nisso, encontramos um vídeo histórico produzido pela Fritz Hansen que mostra a decoração e todo o Hotel projetado por Jacobsen.

Segundo o site oficial de Arne Jacobsen, a arquitetura leve e minimalista e o design de interiores cuidadosamente planejado fizeram do SAS Royal Hotel de 1960 uma referência fundamental na história da arquitetura e do design.

Hoje, o SAS Royal Hotel (agora Radisson Collection Royal Hotel) é reconhecido como uma das principais obras de arquitetura de Arne Jacobsen. A arquitetura precisa e minimalista do hotel e o design total cuidadosamente planejado dentro do edifício são agora considerados a expressão quintessencial da estética moderna de Arne Jacobsen.

Imagem: SAS Royal Hotel, 1960. Foto: Aage Strüwing © Jørgen Strüwing.

O edifício, que foi o primeiro arranha-céu de Copenhague, foi projetado como hotel e terminal de aeroporto para a companhia aérea SAS. Quando foi inaugurado em 1960, era visto como o símbolo de uma nova era de prosperidade, viagens e perspectiva internacional. A estrutura imponente foi projetada como um volume retangular elegante, cuja única ornamentação é a estrutura em grade dos exteriores de cortina de luz e as grandes seções envidraçadas que refletem os movimentos das nuvens no céu. O interior do hotel foi meticulosamente desenhado por Arne Jacobsen e, até hoje, os móveis que ele criou para o hotel são referências fundamentais no design de móveis.

Imagem: Norma Arquitetos

Os 22 andares são divididos em dois volumes de construção com funções distintas. O arranha-céu com as fitas das janelas distintas flutua sobre um volume baixo de dois andares com um exterior verde escuro. Quando o hotel foi inaugurado, o volume inferior continha o terminal do aeroporto e o foyer do hotel, um restaurante e um jardim de inverno. No terminal do aeroporto, inaugurado em 1959, os passageiros das companhias aéreas podiam fazer o check-in e esperar pelo voo em um ambiente elegante e moderno até que o ônibus SAS chegasse para levá-los diretamente ao avião. Os 22 andares do prédio alto contêm 275 quartos de hotel e, no último andar, o Panorama Lounge.

Na imagem: Poltrona Egg- Um quarto no SAS Royal Hotel perto da inauguração em 1960. Foto: Arne Jacobsen. O original encontra-se na Biblioteca Real Dinamarquesa – Biblioteca Nacional de Arte Dinamarquesa.

O edifício, que foi o primeiro arranha-céu de Copenhague, foi projetado como hotel e terminal de aeroporto para a companhia aérea SAS. Quando foi inaugurado em 1960, era visto como o símbolo de uma nova era de prosperidade, viagens e perspectiva internacional.

Enquanto a arquitetura do hotel era caracterizada por precisão retangular e minimalismo elegante, o interior apresentava uma riqueza de materiais, padrões, cores e móveis em formas suaves e orgânicas. Com o Ovo, o Cisne e uma gama de móveis personalizados, luminárias e outros objetos de design de interiores, Arne Jacobsen criou um ambiente cosmopolita de excepcional elegância e exclusividade.

Lobby do hotel, 1960. Foto: Aage Strüwing © Jørgen Strüwing.

Como muitos outros arquitetos e designers ao redor do mundo, Arne Jacobsen experimentou o desenvolvimento de móveis modernos baseados em novos materiais e tecnologias industriais. Arquitetos como o finlandês-americano Eero Saarinen (1910-1961) e o americano Charles (1907-1978) e Ray Eames (1912-1988) também buscavam moldar cadeiras em um idioma orgânico que envolvia o corpo em uma única concha escultural. Com seus móveis para o SAS Royal Hotel, Arne Jacobsen combinou esses impulsos internacionais com uma abordagem escandinava às qualidades de textura e calor dos materiais naturais. O resultado foi uma série de móveis que mudou o jogo no contexto dinamarquês e internacional (…).

Fonte: arnejacobsen.com

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *