Tempo de leitura: 2 minutos
Oi gente, tudo bem com vocês? O post de hoje traz dicas para decorar com madeira de demolição. Mas antes de mostrar ideias lindas de como usá-la em sua decoração, vamos entender um pouco da sua história.
Em meados do século XX começou a ser muito procurada no mercado, visto a importância com que se tratavam as questões ambientais. Sua principal fonte era a demolição de casa antigas, mas podemos encontra-las também nas dormentes de linhas ferroviárias e cruzetas de postes de energia elétrica.
De que madeira estamos falando?
Na maioria dos casos estamos falando sobre reaproveitamento de madeiras como Peroba Rosa, Ipê, Jacarandá, Jatobá, entre outras. No Brasil, o sul é considerado o maior fornecedor desse tipo de madeira.
Como posso ter certeza de que estou comprando madeira de demolição?
Existe uma certificação voluntária do FSC (Conselho de Manejo Florestal), mas não é obrigatória, pois o Ibama não tem uma lei específica para esses casos, então na hora de comprar, procure um fornecedor confiável e procure saber sobre a origem do material.
O custo é viável?
Com a preocupação ambiental que felizmente está acontecendo hoje em dia, a demanda é grande, sendo assim os preços também estão subindo. Faça uma boa pesquisa de preços e não esqueça que qualidade também é importante.
Arquitetos e profissionais da área de construção e decoração indicam. O material é bonito, resistente e pode ser usado na casa toda. Lembre-se que o material deve ser tratado e protegido, principalmente para áreas externas.
Na decoração, pode ser utilizada em móveis, pisos, paredes… as opções são diversas. O ar rústico deixa o ambiente aconchegante e garante um visual diferenciado. Vamos ver na prática algumas imagens e dicas para decorar com madeira de demolição? Bjks e boa semana!