Tempo de leitura: 3 minutos
Gerrit Rietveld começou suas atividades aos 11 anos como ajudante de seu pai, passava todos os dias trabalhando na loja, sonhando com móveis modernos, despojados de caprichos. Em poucos anos abriria seu próprio negócio e inovaria o design.
Em 1917, o designer abriu seu próprio negócio, buscando criar móveis com novas formas.
Não é nenhuma religião que me guia ou tem me guiado. Não é nenhum idealismo que me move.
É puro egoísmo, a realização da própria existência
Conheça a história dessa lenda do design agora.
Gerrit Rietveld nasceu em 1888 em Utrecht na Holanda e faleceu em 1964.
De 1906 a 1911, trabalhou como desenhista para CJ Begeer, um joalheiro em Utrecht.
Em 1917, Rietveld montou uma oficina de móveis em Utrecht e, no ano seguinte, Gerard A. Van de Groenekan foi trabalhar para ele como aprendiz.
Gerard contribuiu significativamente para a execução dos projetos de móveis da empresa e também para a carreira de Rietveld.
Em 1918, ele projetou uma poltrona sem pintura, da qual ele produziu uma versão colorida em vermelho, azul, amarelo e preto, provavelmente não antes de 1923.
Conhecida como a “Red-Blue” cadeira, rendeu-lhe fama internacional.
Durante esse período, se tornou um dos primeiros membros efetivos do movimento até a sua dissolução em 1931.
Foi colaborador de uma revista que circulou até meados de 1928 e que disseminava os ideais do movimento “De Stijl”.
No decorrer dos anos, tornou-se cada vez mais interessado no papel social da arquitetura e em 1927, ele já estava experimentando lajes de concreto pré-fabricadas – um material muito incomum na época.
Em 1919, ele se envolveu com a revista De Stijl. Expôs também no exterior. Ele colaborou com Vilmos Huszár com um modelo de interior, que foi exibido em Berlim em 1923.
Sob a influência de pintores da De Stijl, Rietveld começou a experimentar, por alguns anos durante o início da década de 1920, o uso de cores primárias em combinação com o branco, preto e cinza em seu mobiliário e arquitetura.
Ele acreditava que o princípio por trás do uso da cor era o de que as cores deveriam seguir a forma e até mesmo enfatizá-la.
Ele gozava do reconhecimento da vanguarda internacional, especialmente em seu período no De Stijl, mas também tinha uma reputação de falta de capacidade de construção e conhecimento de técnicas de construção.
Isso provavelmente contribuiu para a sua dificuldade na obtenção de grandes pagamentos nessa área.
Foi o primeiro a aplicar os princípios do movimento “De Stijl” na arquitetura.
Foi fundador do CIAM – Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, o que expandiu mais ainda a sua fama pelo mundo.
Preocupava-se com o papel social da arquitetura, estudando métodos de produção mais baratos, novos materiais, pré-fabricação e padronização, sendo pioneiro no design para as massas.
A Poltrona RED BLUE; a residência Schröder; a famosa Cadeira ZIG-ZAG, composta por apenas 4 placas de madeiras, projetada em 1932.
A extraordinária ideia do despertar da consciência é uma preocupação constante para mim
Conheça a Essência Móveis
A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.
Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.
Link permanente