Poltrona Red and Blue

Tempo de leitura: 2 minutos

A Poltrona ou Cadeira Red and Blue, desenhada pelo arquiteto Gerrit Thomas Rietveld (1888-1964), esteve na vanguarda dos experimentos realizados por diversos membros do movimento De Stijl, da Holanda.

Poltrona Red and Blue
Poltrona Red and Blue

Fundado em 1917, o grupo procurou inserir o pensamento neoplatônico no design, criando objetos fundamentais que expressassem a perfeição e a harmonia espiritual da geometria e das cores primárias.

A Poltrona Red and Blue (Vermelho/Azul) esteve entre as primeiras tentativas de se aplicar a filosofia de Stijl em uma forma de três dimensões e é uma construção rigorosa de linhas retas e planos chatos de cores primárias; a forma tridimensional foi transformada em uma expressão fundamental de pura abstração. A Poltrona foi originalmente pintada na típica paleta, em cinza, preto e branco, mas, em 1918, Gerrit Thomas Rietveld repintou-a reinventando em vermelho, azul, amarelo e preto, para ressaltar as pinturas de Piet Mondrian (1872-1944), um coleta e membro do De Stijl.

Poltrona Red and Blue em detalhes
Poltrona Red and Blue em detalhes

A surpreendente estética dessa peça de mobiliário causou sensação e – como aconteceu com as pinturas retilíneas de Mondrian – até hoje continua a evocar o ar de uma modernidade abstrata. Embora, originalmente, Rietveld pretendesse que a poltrona fosse produzida em massa (era feita de comprimidos uniformes de madeira, exigindo pouca habilidade na construção), na realidade , isso nunca aconteceu. Atualmente, a Poltrona Red and Blue permanece uma peça icônica única – como uma ideia concretizada de uma cadeira – no Toledo Museum of Art, em Ohio.

Poltrona Red and Blue - Gerrit Rietveld
Poltrona Red and Blue – Gerrit Rietveld

Você pode encontrar a Poltrona Red and Blue na Essência Móveis de Design. Visita a página da loja, assim podendo encontrar mais detalhes dessa raridade do design. Estamos a disposição para qualquer outra informação!

A fonte de matéria Cadeira Red and Blue, você pode encontrar no Livro Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo da editora Autêntica. Abraços e até a próxima!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

2 Comentários


  1. Meu nome é André sou estudante de design de interiores e achei incrível esse site para buscar inspirações e tendências para meus projetos iniciais

    Responder

    1. Olá, André! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso Blog! 🥰
      Temos vários artigos bem interessantes para você se inspirar! 😊

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *