Poltrona Eames – E 670 (1956)

Tempo de leitura: 2 minutos

Da série Cinquenta Cadeira que Mudaram o Mundo: Poltrona Eames – E 670 (1956)

Design original da Poltrona Charles Eames
Design original da Poltrona Charles Eames

Charles e Ray Eames dedicaram grande parte de suas vidas criativas a desenvolver objetos e mobiliário que pudessem ser produzidos em massa e vendidos a preços razoáveis. Uma exceção, no entanto, foi a luxuosa Eames 670, de 1956, inspirada na tradicional poltrona inglesa e produzida com uma otomana (pufe) como acompanhamento. Apesar de tais conotações voluptuosas, no entanto, Charles escreveu que sua intenção era criar uma cadeira que tivesse “a aparência calorosa e receptiva de uma luva de beisebol bem surrada”.

Veja aqui a Poltrona e Puff Charles Eames:

A cadeira 670 consiste essencialmente em três estrutura – o encosto da cabeça, o encosto das costas e o assento -, cada uma delas feita com cinco camadas fundidas de madeira compensada, mais duas camadas de revestimento de pau-rosa brasileiro. Os braços faziam o mesmo uso inovador dos amortecedores que o casal usara em desenhos na década anterior. Normalmente, também, o estofamento era ligado ao assento por um zíper.

Como ocorreu com outros designs dos Eames, a 670 logo gerou uma leva de imitações de baixa qualidade. Entretanto, a cadeira teve um enorme impacto no desenvolvimento do desenho moveleiro, abrangendo todo o espectro – do apartamento de solteiro à sala de diretoria, surgia um novo enfoque, combinando utilidade, modernidade e conforto em couro.

Abaixo Poltrona Charles Eames de fabricação nacional, base em alumínio polido brilhante e pintura preta texturizada, assento e encosto em madeira multilaminada folheada imbuia.

Poltrona e Puff Charles Eames

Esse texto foi retirado do livro Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo.

A madeira utilizada na confecção da Poltrona e Puff Charles Eames da Essência Móveis é certificada pelo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal – FDS-STD-40-004).

O processo de transporte, produção das estruturas, serraria e desdobramento da madeira tem o certificado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Certificado de Regularidade).

A lâmina de madeira também possui Certificado de Origem da União Europeia sob o número A/0043196 e Certificado de Origem dos EUA sob o número e-65663. (Certificado de Regularidade).

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre as 8 técnicas de paisagismo para fazer uma obra prima, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

4 Comentários




    1. Olá, Jonathan! Tudo bem?

      Realmente as Poltronas Eames são excelentes! 🥰

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *