Decoração de quarto: o que usar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Na decoração de um quarto, seja ele de casal ou de solteiro e até infantil, nada mais comum que uma cama e um armário, não é mesmo?!

Tem também aqueles com complementos como uma mesa de cabeceira, escrivaninha, cômoda, puff, cadeiras e mais vários outros itens que podem ser usados na decoração de um quarto.

Então, nós da Essência trouxemos algumas inspirações para você saber o que colocar no quarto.

Veja aqui o vídeo deste conteúdo:

Cama Ideal

Você pode achar que para escolher uma cama, não há muito o que olhar. Mas, hoje em dia há várias opções para atender a necessidade e estilo de cada quarto.

As mais conhecidas são as camas de solteiro (uma pessoa) e de casal (para duas pessoas – seu tamanho é o dobro da cama de solteiro). Porém, elas tem suas variações:

  • King (solteiro): ela é uma cama intermediária, é um pouco maior que a cama de solteiro e menor que a cama de casal.
  • Queen Size (casal): É uma cama de casal maior que a tradicional.
  • King Size (casal): É uma cama que chega a 203cm, bem confortável para duas pessoas

Além dos tamanhos, você pode escolher se ela será do modelo tradicional (com cabeceira e pés) ou box (sem sustentação do colchão e cabeceiras).

Entre as camas de solteiro, temos ainda as variações. As mais populares são: Beliche (uma cama em cima da outra), Bicama (uma cama encaixada embaixo da outra) e os modelos com baú (seja de casal ou solteiro).

Diante de tantas opções, você deve levar em consideração o espaço que seu quarto tem e o estilo que deseja. Assim, você pode também caprichar na escolha da cabeceira e roupa de cama.

Veja só algumas inspirações:

Armários e Cômodas

Um item essencial são os armários, sem eles não há quarto que fique organizado. Eles também estão bem diversificados hoje em dia, sendo assim, é mais fácil escolher um que se adeque ao seu ambiente, sem deixá-lo pesado ou faltando espaço.

Entre as opções, há os armários tradicionais, retangulares, de três a cinco portas e com gavetas; tem os menores e mais compactos, tem a versão sem portas (que é parecido com um closet), tem os de alvenaria, e o próprio closet (para aqueles que têm mais espaço e desejam investir em um local para deixar tudo a vista e mais organizado). Além das araras, que são pura praticidade.

Para quem deseja ter um espaço a mais para outros itens, sem precisar ter um closet ou mais um armário, pode optar pelas cômodas. Elas são itens práticos, que além de ter várias repartições, você pode usá-las para apoiar objetos.

Elas ficam bem em qualquer cantinho, até mesmo do lado da cama, substituindo uma mesa de cabeceira.

Mesa de Cabeceira

E por falar em mesa de cabeceira, não há peça mais versátil que ela.

Quando falamos de mesa de cabeceira, não nos vem mais a mente um único móvel, mas sim várias opções de peça para cumprir este papel. Olha só!

É claro que utiliza-se mesas de cabeceiras tradicionais até hoje, por falar nisso, elas têm surgido cada vez mais modernas, contribuindo com vários estilos, como por exemplo, o vintage, minimalista, retrô.

Para isso, podemos utilizar também outros modelos de mesinhas, bancos, cadeiras e até mesmo puffs e seat gardens. Veja essas inspirações:

No site da Essência Móveis estão disponíveis móveis que podem contribuir com este tipo de decoração:

Bancos e Cadeiras

Já que falamos de assentos, fica aqui a dica: Peças assim no quarto são multifuncionais, você pode usá-las ao lado ou na beira da cama, a cadeira da escrivaninha pode ser a mesa para servir de apoio.

Existem modelos tão bonitos que vão além de um simples lugar para sentar, são itens que contribuem com a decoração.

Mesas – Escrivaninhas e Penteadeiras

Claro que ao falar de quarto, não podemos deixar de citar as famosas mesinhas, sejam para estudos ou para se arrumar, elas são uma mão na roda. Apesar disso, é bom ficar atento às medidas para que não ocupem muito espaço no seu quarto, o mais importante para este cômodo é o aconchego.

Prateleiras e Nichos

Para quartos com pouco espaço, uma dica é utilizar as paredes. Prateleiras e nichos vão ajudar a organizar o ambiente e liberar mais espaço, por exemplo, nos armários e mesas.

Além disso, você pode usá-los para decorar também, colocando seus objetos pessoais, fotos e quadros.

Acessórios

Em uma boa decoração de um quarto, não pode faltar acessórios.

Itens que traduzem o estilo do ambiente são importantes. Por isso, você pode utilizar espelhos, quadros, luminárias, porta-retratos e até plantinhas, para preencher sua decoração.

Todos esses itens podem ser usados ao lado da cama, na parede ou suspensos. Então já sabe né? Não há desculpas para não deixar seu quarto mais estiloso.

E não podemos esquecer dos tecidos, seja das colchas e almofadas, mas também dos tapetes. São itens que não ocupam muito espaço e podem ser atualizados sempre que você quiser.

Poltronas

Caso você ainda tenha espaço no seu quarto e prioriza o conforto, indicamos adicionar uma poltrona.

É um charme uma peça assim e nem precisamos falar da funcionalidade dela neste ambiente.

Além de ser um local para leitura, será também um cantinho ideal para relaxar.

Existem modelos para todo tipo de gosto: poltronas maiores que são acompanhadas de puff, poltronas mais compactas, opções com e sem braço e até de balanço (ideal para quartos de bebê, por exemplo). E o melhor, você pode escolher o tecido, cor, deixando seu ambiente mais harmonioso.

Agora que você já sabe o que colocar em um quarto, é hora de decorar.

O mais legal é que essas peças podem ser usadas em todo tipo de quarto, seja de casal, adulto ou infantil. É só pegar essas inspirações e adaptar para seu ambiente.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *