Aromatizar ambiente empresarial: dicas e técnicas

Tempo de leitura: 9 minutos

Rate this post

As fragrâncias e os perfumes constroem memórias e deixam impressões nas nossas experiências. Por este motivo, aromatizar ambientes empresariais é de extrema importância. Assim o local fica agradável e mantém boas energias para quem o frequenta, sejam funcionários ou até clientes.

Pensando na necessidade que temos de associar o ambiente de trabalho a um local benéfico e tranquilo para as pessoas, separamos especialmente este artigo para facilitar e explicar sobre o uso de aromatizadores que vão fazer toda a diferença na sua sala. Falaremos sobre os diferentes tipos de aromatização existentes, como as velas, incensos e difusores. Além disso, veja também dicas de como decorar o seu escritório de forma que ele se torne ainda mais agradável e produtivo.

Imagem: Canva Photos

Formas de aromatizar seu ambiente

Existem diversas formas possíveis de aromatizar seu ambiente, fazendo o uso das mais variadas especiarias, velas ou difusores elétricos. Veja abaixo alguns dos exemplos e saiba qual a forma que mais se adequa aos seus estilos e personalidade.

Velas aromáticas

O uso de velas aromáticas em locais de trabalho vem sendo cada vez mais utilizado para o alcance da alta performance. Isso porque através da aromatização é possível aliviar a tensão, aguçar a produtividade, foco e concentração, além de fortalecer os relacionamentos interpessoais.

As velas são um grande aliado não só para aromatizar ambientes, mas também para promover a decoração de um escritório ou até lojas. Impressiona os clientes e garante um local agradável para fazer uma visita. Para quem prefere um aroma menos perceptível e mais suave, o uso de velas aromáticas são altamente recomendáveis pela sua praticidade, leveza e baixo custo. Veja também quais são as 10 melhores velas aromáticas de 2022 e crie um ambiente agradável.

Imagem: Portal Vida Livre

Difusores de aroma

Os difusores de aroma são comercializados em duas formas: existem os de palitinhos e os eletrônicos. O segundo tem um custo mais elevado em comparação aos outros métodos para aromatizar ambientes empresariais. Com o uso de ambas as formas, é perceptível que a sua fragrância seja bem mais presente. Alem disso, a facilidade de uso é muito relevante para fazer a escolha de como você irá aromatizar o seu salão.

Algumas gotinhas de essência da sua preferência precisam ser colocadas no interior dos difusores para que o seu ambiente fique perfumado por muitas horas. Certas fragrâncias são recomendáveis para diferentes empresas. Por exemplo, os aromas cítricos como verbena e limão siciliano dão melhor resultado para locais agitados e que demandam criatividade, como as agências de publicidade e áreas de comunicação. Não deixe de conferir também os 10 melhores difusores de aromas de 2022 e escolha a opção ideal para o seu ambiente.

Crédito da imagem: Canva Photos

Incensos

O uso de incensos está muito relacionado com a cultura do Feng Shui, pois além de aromatizar o ambiente, ele também equilibra e harmoniza a energia do lugar. De acordo com os seus costumes, é possível atrair a felicidade, tranquilidade, limpeza e outros sentimentos.

O uso de aromatizadores de pitanga, maçã, limão, mirra, erva cidreira, âmbar, canela e noz moscada podem auxiliar para atrair a boa convivência e prosperidade, bem como as riquezas da companhia. Para realizar uma limpeza energética, você também pode usar incensos de alecrim, arruda, benjoim, cânfora, cedro, mirra, verbera e até eucalipto.

Imagem: Canva Photos

Arranjos de canela

Os arranjos de canela dão um ar mais rústico ao ambiente, tornando o local com ar tranquilo e garantindo o perfume diferenciado e agradável desta especiaria. Além de aromatizar o ambiente, as canelas também decoram o seu escritório e são ideais para as mesas bonitas e muito arrumadas.

É recomendável que faça arranjos delas, amarrando os pauzinhos de forma bem organizada com uma fita da sua preferência. Você pode deixar as canelas dispostas sobre a mesa ou colocar elas dentro de um copo de vidro para melhores arranjos de decoração. Pra dar um toque mais antigo, você pode até usar uma folha de ráfia ou palha para fazer os laços.

Imagem: Canva Photos

Grãos de café

Para os amantes de café, os seus grãos torrados não podem ficar faltando nos escritórios para aromatizar o ambiente. Até porque, quem não ama aquele cheirinho agradável que sempre fica quando alguém está preparando a bebida?

Para quem não sabia, ainda é possível fazer com que o aroma permaneça pairando no ar por muito mais tempo. Uma dica de ouro é comprar os grãos de café e distribuir pelas mesas do ambiente empresarial em potinhos abertos. Para um melhor resultado e perfume mais acentuado, é recomendável que você acenda uma vela no meio deles.

Imagem: Canva Photos

Flores e folhas secas

Flores e folhas desidratadas são conhecidas para serem utilizadas não só na decoração das mesas, mas também por garantir que o escritório fique sempre muito bem perfumado. Você pode fazer arranjos das mais variadas plantas e ser criativo quanto ao uso de cores e texturas diferenciadas.

As ervas em si não costumam ter um aroma muito acentuado, então o segredo é separar as folhas secas em um pote de vidro e pingar algumas gotas de essência da sua preferência a cada dois dias. Agora é só sair distribuindo esses copos pelo ambiente e se surpreender com o perfume suave e agradável desse aromatizador.

Crédito da imagem: Canva Photos

Dicas para decorar um escritório

Agora que já apresentamos as principais dicas de como e o que usar para aromatizar um ambiente empresarial, veja também algumas informações adicionais quanto à decoração de um escritório para agradar os seus funcionários e então fornecer um local de trabalho de alta performance.

Procure um ambiente bem iluminado

A iluminação do ambiente faz toda a diferença quando consideramos o rendimento de um funcionário. Pensando em atingir sempre a maior performance e ótimo trabalho, investir na iluminação do lugar deve ser uma prioridade. A instalação de janelas altas e amplas possibilita fazer com que o local esteja sempre repleto de luz natural, o que contribui para a economia da empresa e também é uma opção ecológica.

Pensando na iluminação artificial, o uso de lâmpadas de LED garantem uma luz branca eficiente e economia nos gastos com a energia, então também são ótimas para oferecer um ambiente de trabalho agradável.

Imagem: Canva Photos

Como colocar poltronas ou cadeiras confortáveis

Os funcionários muitas vezes passam horas sentado na frente dos computadores, então escolher cadeiras ergonômicas para acompanhar as mesas de altura adequada são ideais para oferecer um ambiente empresarial eficiente. Você pode fazer um jogo de cores entre as mesas, a parede e os assentos para deixar a decoração do lugar bem dinâmica.

Além de implementar as cadeiras confortáveis, o que muitas empresas vêm investindo em seus escritórios é a instalação de uma sala de descanso, onde os funcionários podem tirar uma pausa para café enquanto desfrutam da tranquilidade de uma poltrona na companhia de outros trabalhadores. Essa também é uma ótima dica para incentivar a interação e conhecer novas pessoas.

Imagem: Canva Photos

Invista em plantas para o seu escritório

Assim como mencionamos o Feng Shui ao falarmos sobre os incensos, o uso de plantas para implementar algum significado ou atrair dados sentimentos ao ambiente não é novidade e vem sendo utilizado cada vez mais nas decorações em escritórios.

O uso de flores discretas como o lírio e folhagens altas nos cantos das paredes trazem tranquilidade ao ambiente e ajudam a tornar o local de trabalho bastante agradável. Você também pode apostar nos pequenos vasos de cactos ou suculentas espalhadas pelas mesas para dar um upgrade na decoração, sem contar na sua facilidade de cuidar e pouca necessidade de água.

Imagem: Canva Photos

Escolha bem as cores

Se você tem preferência a tons mais neutros, o uso de mesas escuras, com paredes mais claras e cadeiras em cores creme e marrom pode oferecer um contraste interessante ao escritório. Agora, se você almeja um significado, a escolha das cores utilizadas pelo ambiente deve ser feita com base nos objetivos a serem alcançados pela empresa.

As cores quentes como o amarelo, o vermelho e a laranja, aproximam e tendem a aumentar os objetos, diferentes das cores frias como o azul, o verde e o roxo, que dão a impressão de se distanciar e reduzir as dimensões aparentes dos outros móveis. Se você quer implementar a sensação de aproximação, prefira usar cores escuras, agora, se o seu objetivo é dar amplitude, os móveis claros se mostram ótimas opções.

Traga boas energias  ao seu ambiente de trabalho com a aromatização!

Chegamos ao final do artigo, e com a leitura desta matéria, você viu sobre as melhores dicas de como aromatizar um ambiente empresarial. Falamos sobre as diferentes maneiras e objetos que podem deixar o local de trabalho sempre muito bem perfumado, como o uso de incensos, velas aromáticas, especiarias e até com as ervas desidratadas.

Além de cumprir a sua função de deixar o ambiente cheiroso, também vimos que esses aromatizadores decoram e dão um significado ao lugar pelo uso de diferentes perfumes. Apresentamos ainda, algumas dicas adicionais de como tornar o ambiente mais produtivo e agradável pela escolha correta de móveis, cores,  iluminação e arranjos de plantas.

Concluindo, existem diversas formas de decorar e aromatizar um ambiente empresarial para alcançar a alta performance e objetivos desejados pela equipe de trabalho, tornando o local agradável e sempre muito convidativo também para os clientes. Então não perca mais tempo e faça uso das nossas dicas para deixar seu ambiente sempre aromatizado e bem decorado!

Imagem: Canva Photos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.