Quarto com closet – do planejamento a decoração

Tempo de leitura: 8 minutos

Como todo bom planejamento, a execução de um quarto com closet começa com uma boa análise do espaço disponível. É importante levar em consideração o tamanho do cômodo, a quantidade de pessoas que irão utilizá-lo e o tipo de armário que se deseja ter.

Uma vez que se tem um bom entendimento do espaço disponível e das necessidades dos moradores, é hora de começar a pensar na decoração. Para isso, é importante escolher uma paleta de cores que combine com o restante da casa e combinar os móveis de forma a criar um ambiente aconchegante e funcional.

Neste conteúdo, vamos trazer métodos para planejar e decorar um quarto com closet, desde o início do projeto até a escolha da paleta de cores e dos móveis.

Nem sempre um quarto com closet precisa ser grande. Veja este exemplo:

Fonte: Decor Fácil

Quarto com closet – por que você deve ter um em casa?

Os quartos com closet são uma ótima opção para quem quer um ambiente mais organizado e funcional. Além de ajudar a manter as coisas em ordem, um closet bem projetado pode ser uma ótima opção para quem quer um ambiente mais aconchegante e personalizado.

Existem diversos motivos para se ter um quarto com closet, desde a questão da organização até a decoração. Confira alguns dos principais motivos para adotar esse tipo de ambiente em casa:

Organização: como o closet tem portas fechadas, é possível manter as coisas mais organizadas. Dessa forma, fica mais fácil encontrar o que você precisa e evitar o acúmulo de bagunça.

Decoração: os closets podem ser decorados de acordo com o estilo do quarto, o que torna o ambiente mais harmonioso. Além disso, é possível aproveitar o espaço para colocar objetos decorativos, como quadros e espelhos.

Privacidade: os closets também proporcionam maior privacidade, já que as portas fechadas impedem que outras pessoas vejam o seu interior. Isso pode ser importante em quartos compartilhados, por exemplo.

Conforto térmico: os closets também são uma ótima opção para quem quer um ambiente mais fresco no verão. Com as portas fechadas, o ar-condicionado pode ser direcionado apenas para esse espaço, mantendo o restante do quarto mais fresco.

LEIA TAMBÉM: Decoração para quarto masculino – dicas e inspirações!

Como fazer um bom planejamento do closet?

Um bom planejamento do closet é fundamental para aproveitar ao máximo o espaço disponível. Antes de começar, é importante ter em mente o que você quer guardar no closet e como você quer organizá-lo. Algumas coisas a considerar ao planejar um closet:

Usar vidros pode ser uma boa forma de decorar seu quarto com closet, mas fique atento à organização sempre impecável:

Fonte: Casa Decorada – Blog de Ideias
  • O tamanho do closet: medir o espaço disponível é crucial para saber quantos móveis e armários você poderá colocar no closet.
  • A iluminação: um bom planejamento do closet inclui a escolha de uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial. Isso permitirá que você veja melhor suas roupas e possa escolher as peças com mais facilidade.
  • O tipo de armário: existem diversos tipos de armários para closets, desde aqueles com portas de correr até os mais simples com portas abertas. Escolha o armário que melhor se adapta às suas necessidades e às dimensões do seu closet.
  • Os compartimentos: dividir o espaço do closet em compartimentos permite organizar melhor as roupas e outros objetos. Pense em criar compartimentos para as roupas de cada pessoa da família, assim fica mais fácil encontrar o que se está procurando. Também é útil separar os compartimentos por tipo de roupa (camisetas, casacos, sapatos, etc.).
  • Os objetos decorativos: para dar um toque personalizado ao seu closet, escolha alguns objetos decorativos que combinem com o estilo da decoração da sua casa. Quadros, espelhos e plantas são algumas opções que podem deixar o ambiente mais aconchegante.

CONFIRA: Móveis de design para escritório!

Decoração do quarto com closet – dicas e tendências

Exemplo de closet masculino em tons escuros

Fonte: MobPlan

O closet é um espaço que pode ser usado de diversas formas, desde um simples guarda-roupa até um ambiente completo com armários, estantes e gavetas. Mas independentemente do tamanho do seu closet, é importante saber como decorá-lo para que ele seja funcional e bonito.

Para começar, é importante escolher o tipo de material que será usado na decoração do quarto com closet. Uma das principais tendências atuais é o uso de materiais naturais, como madeira e pedras. Além de darem um toque de sofisticação ao ambiente, esses materiais são extremamente duráveis ​​e fáceis de manter.

Outra dica importante é escolher as cores da decoração do quarto com closet. As cores claras são sempre uma boa opção para os ambientes pequenos, pois ajudam a ampliar o espaço. Já as cores escuras são ótimas para os closets maiores, pois criam uma sensação de aconchego e sofisticação.

Uma das maneiras mais populares de decorar o quarto com closet é utilizando papel de parede.

Papéis de parede podem ser encontrados em diversos estilos e cores. Isso que facilita bastante a escolha daqueles que melhor combinam com o estilo da decoração do seu quarto.

Além disso, os papéis de parede também são uma ótima opção para quem quer mudar a decoração do quarto com frequência, pois são fáceis de colocar e remover.

Outra forma muito utilizada para decorar closets é utilizando cortinas.

Você pode encontrar cortinas em diversos tecidos e estilos, permitindo assim que você escolha aquelas que melhor combinam com a decoração do seu quarto. Elas também são uma ótima opção para quem quer ter maior privacidade no ambiente, pois você pode usá-las para fechar a vista caso necessário.

Por fim, outra dica importantíssima na hora de decorar o seu quarto com closet é investir em iluminação adequada. A iluminação serve essencialmente garantir um ambiente bem iluminado e aconchegante. Procure utilizar lâmpadas fluorescentes ou alógenas em sua maioria nas prateleiras e gavetas.

Você pode usar também luzes indiretas por trás dos móveis de maior altura para criar efeitos como sombras ou destacar a beleza dos objetos que você tem em seu closet.

Erros comuns na hora de decorar o quarto-closet

Não planejar o espaço adequadamente: o primeiro erro que muitas pessoas cometem ao decorar um quarto com closet é não planejar o espaço adequadamente. É importante levar em consideração o tamanho do quarto, bem como a quantidade de roupa e acessórios que serão guardados no closet. Sem um bom planejamento, é fácil acabar com um espaço confuso e desorganizado.

Escolher móveis inadequados: outro erro comum é escolher móveis inadequados para o closet. É importante escolher peças que sejam funcionais e que possam acomodar todas as suas roupas e acessórios. Além disso, os móveis devem ser escolhidos de acordo com o estilo da decoração do quarto.

Não utilizar organizadores: um dos principais erros na hora de decorar um quarto com closet é não utilizar organizadores.

Estes são essenciais para manter tudo em ordem e facilitar o acesso às suas roupas e acessórios. Existem diversos tipos de organizadores disponíveis no mercado, basta escolher os que melhor se adaptam às suas necessidades.

Esquecer da iluminação: outro erro bastante comum é esquecer da iluminação do closet. A iluminação adequada é essencial para tornar o ambiente mais funcional e aconchegante. Portanto, não se esqueça de incluir luzes no seu projeto de decoração.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *