Porcelanato na sala – Como usar?

Tempo de leitura: 9 minutos

Qual o melhor revestimento para sala? Blog Portobello
Fonte: Blog Portobello

A sala de sua casa é o lugar onde você e sua família se reúnem para assistir TV, conversar ou simplesmente relaxar. Também é um dos espaços que os visitantes veem primeiro quando entram em sua casa. Por estas razões, é importante decorá-lo de forma a torná-lo funcional e bonito.

Uma das maneiras mais populares de fazer isso é com revestimentos. E uma das opções mais procuradas atualmente é o porcelanato. O porcelanato é um material extremamente durável, fácil de manter e que vem em uma variedade de cores e estilos. Ele também pode ser usado em várias áreas da sala, desde o chão até as paredes.

Se você estiver pensando em adicionar porcelanato à sua sala, continue lendo para saber como fazer isso da melhor maneira possível.

O que é porcelanato e qual a sua composição

O porcelanato é um material feito de argila e outros minerais que são moldados em uma forma e depois queimados em altas temperaturas – isso faz com que o porcelanato seja um material extremamente duro e resistente.

Ele também pode ser feito em vários estilos e cores, o que o torna versátil para qualquer decoração.

Alguns dos tipos mais populares de porcelanato incluem:

  • Porcelanato polido: Esse tipo de porcelanato tem um brilho natural e é perfeito para áreas que você quer que pareçam espaçosos e iluminados.
  • Porcelanato acetinado: Esse tipo de porcelanato tem um brilho suave e é perfeito para áreas que você quer que pareçam aconchegantes e confortáveis.
  • Porcelanato texturizado: Esse tipo de porcelanato tem uma superfície irregular e é perfeito para áreas que você quer que pareçam rústicas ou rusticas.

Tipos de porcelanato mais vendidos no Brasil

Fonte: Doce Obra

No Brasil, os porcelanatos mais vendidos são o polido e o acetinado. Isso acontece pois eles são mais fáceis de manter com relação ao texturizado, e ao mesmo tempo mantem um acabamento bonito.

Ao usar esse tipo de porcelanato na sala, a decoração privilegia principalmente o brilho e a imponência, com grandes peças que se estendem pelo piso. Embora saibamos que elementos decorativos passem por períodos de “moda”, que vão e vem, os porcelanatos parecem ter vindo para ficar.

Por isso, você não deve ter grandes problemas em deixar a sua casa “demodê” com o passar dos anos. Pelo contrário, os acabamentos desse tipo devem durar bastante tempo – até por sua resistência, quem os colocou dificilmente quererá trocar em pouco tempo.

No Brasil, as principais marcas de Porcelanato vendidos são:

  • Portobello
  • Eliane
  • Cecrisa
  • Ibirama
  • Itagres

Como usar o porcelanato na sala

Antigamente o porcelanato só era utilizado nos pisos, mas nos últimos anos tem havido uma grande mudança, permitindo o seu uso nas paredes. Muitas vezes, o porcelanato imita outros materiais como o mármore, fazendo com que a decoração fique incrível e mais barato do que seria com o uso das pedras.

Para o chão, você pode optar por um porcelanato polido ou texturizado. Se você escolher um porcelanato polido, certifique-se de que ele seja antiderrapante para evitar acidentes.

Para as paredes, você pode optar por um porcelanato acetinado ou polido. O acetinado é perfeito para áreas que você quer que pareçam mais aconchegantes, enquanto o polido é perfeito para áreas que você quer que pareçam mais espaçosas.

Um cuidado que você deve ter para escolher o porcelanato para a sua sala, é ficar atento para saber se ele é compatível com o estilo da sua sala.

Por exemplo, se sua sala for contemporânea, você pode querer escolher um porcelanato polido ou acetinado. Por outro lado, se a sua sala tiver um estilo rústico ou industrial, a melhor escolha é optar por uma opção texturizada, que dará um estilo mais espartano ao cômodo.

Decorando a sala com porcelanato

Fonte: Doce Obra

Uma das maneiras mais populares de decorar a sala com porcelanato é combiná-lo com outros revestimentos, como madeira ou pedra. Mais à frente, você verá algumas imagens sobre os porquês disso ser uma boa opção, mas já adiantamos que a sala pega um aspecto único de acolhimento e aconchego.

Além disso, outra forma bastante usada para decorar a sala com porcelanato é através da combinação deles com móveis e acessórios elegantes. Muitas vezes, os arquitetos e decoradores sugerem utilizar pisos e paredes claros, com móveis em black piano ou inox por exemplo

Com isso, você consegue trazer modernidade, elegância e sofisticação no seu ambiente de relaxamento para receber os amigos e familiares.

Além disso, uma outra opção de decoração na sala com porcelanato é criando fundo neutro para a sala. Ao contrário do item anterior, essa opção é válida quando você quer adicionar móveis coloridos e dar um tom mais alegre e descontraído para a sua sala.

Cuidados na decoração com porcelanato

Como o porcelanato é um material versátil, você pode usá-lo em qualquer decoração de sala. Aqui estão algumas das melhores maneiras de decorar sua sala com esse material:

– Use cores neutras:

Se você quer que sua sala pareça clean e organizada, use cores neutras para o seu porcelanato. Isso fará com que o ambiente pareça mais espaçoso e arejado. É incomum usar cores fortes ou vibrantes – inclusive, a maioria dos fabricantes de porcelanato sequer tem peças em cores vivas como roxo, vermelho ou amarelo.

Nesses casos, só indica-se o uso em cômodos que tenham alguma temática específica, mas não para uma sala de estar em si.

– Use cores contrastantes:

Se você quer criar um ambiente mais aconchegante, use cores contrastantes para o seu porcelanato. Por exemplo, você pode usar um porcelanato cinza escuro ou preto em uma sala de estar e um porcelanato branco em uma sala de jantar.

Dessa forma, você torna o contraste uma aliada, já que cada cômodo terá a sua própria personalidade, separando bem os ambientes e evitando o cansaço visual.

– Use padrões:

Os padrões também podem trazer excelentes resultados quando você precisa adicionar algum tipo de interesse visual à sua sala. Muitas vezes o uso de variações podem cansar as vistas e tornar um ambiente que deveria ser aconchegante em um sério incômodo.

Eles também podem ser usados para criar áreas de destaque, como uma parede de porcelanato em um corredor.

Dicas para limpar e conservar o porcelanato

Como o porcelanato é um material extremamente durável, você não precisará se preocupar muito com os cuidados. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para garantir que sua sala permaneça bonita por muitos anos.

– Limpe o porcelanato regularmente:

Para manter seu porcelanato polido e acetinado limpo, basta esfregá-lo com uma solução de detergente neutro e água. Se você tiver porcelanato texturizado, será um pouco mais difícil de limpar, mas ainda é possível fazer isso com uma escova de dentes macia e detergente neutro.

– Selecione os produtos de limpeza certos:

É importante usar produtos de limpeza que não sejam abrasivos ou que contenham químicos fortes, pois eles podem danificar o porcelanato.

– Evite arrastar móveis:

Arrastar móveis sobre o porcelanato pode riscá-lo ou danificá-lo. Em vez disso, levante-os quando precisar movê-los.

Imagens de ambientes decorados com porcelanato

Confira algumas imagens de sala com porcelanato e tenha ideias para aplicar na sua casa:

Fonte: Revestindo a Casa

Nessa primeira imagem, podemos ver que a utilização dos porcelanatos trouxe uma sensação de aconchego através das peças com brilho, mas que não trazem incômodo visual. Os móveis também seguem uma paleta de cores neutras, mas com possibilidade de contraste, assim como o tapete.

Fonte: Casa e Festa

De forma similar ao item anterior, essa decoração investe nos tons claros no piso, com os móveis e a parede seguindo um “ritmo” de cor mais alinhado com a neutralidade. Quanto mais próximo do chão o móvel está, mais parecida a cor com o piso ele tem – a cadeira, mais alta que os sofás, por exemplo é preta. Já os sofás são um cinza mais escuro que o piso.

Fonte: Somadil

Saindo dos pisos claros, existem alguns tipos de porcelanato que imitam materiais como as pedras e as madeiras. Nesse caso, o porcelanato aplicado lembra visualmente uma madeira, mas é muito mais fácil de limpar e cuidar. Além disso, a associação com tons neutros no rodapé e paredes traz um aconchego a mais.

Fonte: ConstruindoDECOR

Nessa decoração, o porcelanato foi aplicado tanto no piso quanto na parede. Por ser do tipo texturizado, orna muito bem com os móveis como a mesa de centro e a poltrona Charles Eames. Inclusive, esse é um móvel bastante indicado para usar na sua casa.

Clique aqui para conhecer mais sobre a poltrona Charles Eames e incrementar ainda mais conforto e estilo à decoração da sua sala!

Fonte: Leroy Merlin

Por fim, essa última opção traz um porcelanato que imita madeira, mas todas as peças de móveis são modernas. As almofadas, por exemplo trazem os clássicos padrões “chevron”, e os móveis como o sofá cama e as cadeiras entregam um ar de sofisticação muito interessante.

Para esse tipo de espaço, um sofá cama em L, como o 3150 Vizzi pode ser uma excelente aposta. Esse modelo entrega versatilidade, modernidade e ao mesmo tempo sofisticação, sem chamar muita atenção.

Nesse sentido, o móvel pode servir como um coringa para estar no meio da sua sala ou nos cantos, como seria a proposta inicial deles. Excelente para receber amigos e familiares, o nível de conforto é incrível!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *