Madeira: da construção a decoração

Tempo de leitura: 4 minutos

O uso de madeira desde a construção civil até a mobília e decoração de interiores está cada vez mais comum. Esse material tem se mostrado uma excelente alternativa para pessoas que desejam uma estrutura sólida, durável, resistente, segura e muitos outros benefícios.

Muitos países já usam a madeira como seu principal material na construção civil, mostrando como é um excelente sistema construtivo e com diversas aplicações.

Além das casas de madeira, como já sabemos, no âmbito decorativo o material também é uma ótima pedida, já que deixa o ambiente com um ar muito mais aconchegante, sofisticado e cheio de estilo.

Bom, falando em construções, a função da madeira vai muito além da beleza e sofisticação. Afinal, esse recurso tem diversas outras vantagens, tanto para o profissional que o recomenda em seus trabalhos quanto para os clientes que aprovam. 

Para construir uma estrutura ou casa de madeira, é preciso ficar atento ao tipo de material escolhido. Existem espécies que podem ser utilizadas tanto interna quanto externamente. Para escolher corretamente, é necessário e importante uma boa pesquisa para conhecer a fundo as opções disponíveis e entender como elas atuam em diferentes situações.

Alguns benefícios do uso da madeira na construção:

  1. Economia de energia

Enquanto o cimento consome em média 1.750 quilowatts/hora para a produção de um metro cúbico, a madeira consome apenas 350 quilowatts/hora por metro cúbico. 

  1. Isolamento térmico e acústico

A madeira é um isolante térmico natural de ótimo desempenho, o que já te fará, mais uma vez, economizar energia com uso de aparelhos de climatização artificial. O isolamento acústico também é uma realidade e minimiza a presença de ruídos externos em casas ou salas de grandes centros.

  1. Resistência a choques elétricos

 Além de isolar o ambiente das trocas de calor excessivas, a madeira é um péssimo condutor de correntes elétricas, o que diminui consideravelmente o risco de choques. Para você que sonha com uma casa de madeira, sua segurança nesse quesito será maior.

  1. Durabilidade

 Desde que corretamente tratada, a madeira pode durar por muitos anos, tanto quanto as construções de alvenaria tradicional.

  1. Leveza

 Por ser um material mais leve que o concreto e o aço, a construção de uma casa de madeira se torna mais fácil quanto ao manuseio para a execução das obras.

 A madeira é um material orgânico, por isso não é possível reciclá-la, o que não significa que não seja possível a reutilização. Com o devido tratamento, ela pode ser reutilizada em diferentes projetos, evitando que se transformem em lixo e que multipliquem assim os aterros sanitários.

O reaproveitamento da madeira de construção assim como de outros materiais é uma prática altamente benéfica, e não apenas em função da sustentabilidade, mas também da economia doméstica e corporativa. Além de economizar dinheiro, ainda pode se tornar um hobby interessante e terapêutico.

Como exemplo, alguns itens que podem ser feitos a partir dessa prática, são: Painéis para TV, estantes de livros, jardim ou horta vertical, mesas, entre muitos outros. É só deixar sua criatividade fluir, veja algumas inspirações:

Você pode usar a madeira em qualquer ambiente:

E caso você não queira muita madeira, pode optar por peças, móveis que valorizem o material. Com certeza seu ambiente ficará mais acolhedor, além de lindo é claro.

Mesa Galhos – Essência Móveis
Lounge VK – Essência Móveis
Cadeira Eames DSW – Essência Móveis
Cadeira Eames DAW – Essência Móveis

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação acesse nosso blog, você pode encontrar mais conteúdos como esse. 

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *