Chaise LC4: A Máquina Relaxante

Tempo de leitura: 6 minutos

A Chaise LC4 foi projetada em 1928, por Charles Edouard Jeanneret, mais conhecido como Le Corbusier. Esta criação teve a colaboração da arquiteta e designer francesa Charlotte Perriand, convidada por Le Corbusier para participar de um projeto de design de móveis.

Charles Edouard Jeanneret (Le Corbusier)
Charles Edouard Jeanneret (Le Corbusier) – Imagem: brasil.elpais

Veja a versão em vídeo deste conteúdo:

Le Corbusier: um pouquinho de história

Le Corbusier foi um dos arquitetos e urbanistas mais brilhantes e influentes do século XX. Além disso, também foi escultor e pintor. Nasceu em Chaux-de-Fonds, Suíça, em 06 de outubro de 1887. Aos 13 anos, entrou para a Escola de Artes Decorativas de Turim, onde recebeu um prêmio pelo desenho de um relógio quanto tinha apenas 15 anos.

Em 1906, ele realizou seu primeiro projeto: a casa de um fabricante de relógios. Mais tarde, ele viajou pela Europa com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos, e então passou a trabalhar no escritório de Auguste Perret, pioneiro do concreto-armado. Como resultado, recebeu importante influência em sua formação profissional.

LC em seu apartamento na rua Jacob em Paris, por volta de 1920 © FLC/ADAGP – Imagem: fondationlecorbusier

Posteriormente, Le Corbusier fundou o Atelier das Artes Reunidas em sua cidade natal. LC viajou vários países e participou de diversos projetos, e em 1930 casou-se com a parisiense Yvonne Gallis, tornando-se então cidadão francês. Contudo, em 1940, quando Paris foi ocupada pelos alemães, fechou seu escritório e refugiou-se no sul da França.

LC e Yvonne Gallis – Imagem: acidadebranca.com

Principais móveis de Le Corbusier

Sem contar os projetos arquitetônicos, LC também criou diversos móveis, muito famosos até hoje. Além da Chaise LC4, abaixo estão mais algumas de suas criações (em outras palavras, obras de arte):

Chaise LC4 – Essência Móveis
Sofás e Poltronas LC2 e Chaise LC4
Sofás e Poltrona LC2 e Chaise LC4
Poltrona LC1
Poltrona LC1

Origem da Chaise LC4

A Chaise Longue Le Corbusier, originalmente denominada como Chaise LC4, mostra através de suas linhas modernas e funcionais o estilo marcante do seu criador.

Charlotte Perriand na Chaise LC4
Charlotte Perriand na Chaise LC4 – Imagem: Pinterest

O projeto original foi feito em Couro, mas hoje a Chaise é também muito famosa pelo revestimento em pelo, podendo ser ele preto e branco ou marrom e branco. Além disso, surgiu mais tarde o “couro ecológico” (Tecido Sintético), que é outra opção de revestimento para a Chaise LC4.

Uma observação importante: Se encomendar sua Chaise LC4 em pelo, não se esqueça de pedir para que o rolinho de apoio para a cabeça seja feito em couro. Não importa o couro ser natural ou ecológico, isso é você quem decide. A questão é que se fizer o rolinho em pelo, ele vai pinicar seu pescoço e acabar te incomodando, então evite!

Detalhe encosto LC4 – Imagem: hivemodern

Sua estrutura foi feita em aço tubular e com um desenho que permite inúmeras posições para quem a utiliza, já que a mesma é semi-circular e, portanto, desliza sobre o suporte. Para ficar mais claro, o ajuste de posições é automático, pois ela é capaz de se reclinar de acordo com os movimentos do próprio corpo. Falando em aço, se ficar com dúvidas entre o inox e o cromado na hora de comprar, é só conferir nosso artigo que explica as diferenças desses dois materiais.

A Chaise LC4 “conta” a história do fascínio com a estética das máquinas, e por isso mesmo foi denominada “Máquina para Relaxar”. Suas curvas espelham perfeitamente as curvas naturais do corpo, permitindo o relaxamento perfeito.

LC 4 – Essência Móveis

A apresentação da Chaise LC4 ao Mundo

Apresentada ao mundo no Salon D’Automne de Paris em 1929, na categoria “Equipment for the Home” (Equipamento para a Casa), a Chaise Longue arrancou suspiros por seu conforto e pelo design inédito e excêntrico. Esse sucesso permanece até hoje, provando mais uma vez o estilo atemporal de Le Corbusier.

Imagem: pianetadesign

Imagem: pianetadesign

Uso residencial

Em casa, esta Chaise geralmente é utilizada na sala de estar. Ela pode ser colocada naquele cantinho mais reservado, se assim preferir. Neste caso, pode ser usada para descansar o corpo, pensar com mais tranquilidade e fazer um uma boa leitura. Por falar em leitura, se tiver uma biblioteca ou escritório em casa, é a escolha perfeita!

Imagem: hivemodern

Outras pessoas preferem colocá-la no centro da sala para assistir TV ou bater um papo mais descontraído com a família e amigos.

O quarto também é um ótimo ambiente para receber uma Chaise LC4. Por exemplo: sabe quando você chega em casa cansado e, antes de qualquer coisa, precisa dar uma relaxada no corpo, mas quer silêncio e privacidade? Então, a chaise pode ser sua melhor amiga para esses momentos!

É importante lembrar que para cada uso citado acima, você pode escolher uma posição diferente. Afinal, além da beleza e conforto, sua versatilidade é uma característica magnífica. Sabe aquele famoso “2 em 1”? Pois é, a Chaise LC4 é “vários em 1”.

Chaise LC4 na sala de estar – Imagem: decoist
Chaise LC4 no quarto
Chaise LC4 no quarto

Uso Comercial

Além do uso residencial, esta Chaise também é bastante usada em consultórios de psicanálise, psicologia, psiquiatria e afins, levando o máximo conforto para os pacientes. Sem contar que o consultório vai ficar muito mais sofisticado, e uma bela decoração faz toda a diferença, concorda?

Chaise LC4 em consultório
Chaise LC4 em consultório – Imagem: cassina

Onde comprar sua Chaise LC4

Já sabe onde encontrar, né? É só clicar no link abaixo, selecionar a opção desejada para a estrutura (inox ou cromado), e a opção para o revestimento (couro ou pelo). Em seguida, escolha a cor do revestimento. Depois é só prosseguir com o pedido e aguardar a chegada da sua Chaise!

Clique aqui para ver todos os detalhes!

LC4 – Essência Móveis

Lembrando que ela é de fabricação nacional, tem 05 anos de garantia e é produzida mediante sua encomenda.

Ah! Se tiver dúvidas sobre qual cor escolher para o couro, pode nos chamar no WhatsApp. Temos o mostruário cheio de cores lindas aqui e podemos te mandar fotos reais!

Espero que tenha gostado do artigo, e que a partir de hoje, você considere a Chaise LC4 quando estiver procurando uma “Máquina Relaxante” pra colocar em casa. 😊

Vale a pena conferir também as outras criações de Le Corbusier, que citei no início, assim como os demais produtos de outros arquitetos brilhantes como ele.

Um abraço e até a próxima!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, aqui no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

2 Comentários


  1. Meus pais tem uma LC4 que precisa de manutenção, substituição dos revestimentos cadê couro de vaca do assento e rolo de couro. Além disso a estrutura , o acabamento cromado tb precisa ser refeito.
    Fazem essa manutenção se tivermos a NF de compra v vc o o original?

    Responder

    1. Olá, Anna!
      Tudo bem?

      Nós fazemos manutenção na Chaise LC4 apenas se a mesma foi comprada em nossa loja e estiver dentro da garantia.
      Se for o caso, você pode entrar em contato pelos telefones abaixo para conversarmos melhor. 😊

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *