Projeto Luminotécnico: Conheça Os Tipos de Iluminação Para sua Casa

Tempo de leitura: 5 minutos

Na maior parte dos nossos artigos, falamos sobre a importância da iluminação para uma decoração bonita e aconchegante. Um bom projeto luminotécnico faz toda a diferença para você e sua família sentirem-se bem em casa todos os dias. Uma iluminação especial para a estante com as fotos da família, na bancada da cozinha, nos quadros do corredor, na cabeceira da cama, no closet, tudo isso gera mais conforto e bem-estar, além de dar requinte e elegância a sua casa.

Convencemos você? Você ainda não viu nada! Acompanhe as nossas dicas para escolher os tipos de iluminação ideais para a sua casa.

HOME SWEET HOME!

projeto luminotécnico

Dica 1. Contrate um profissional especializado

Esse profissional muitas vezes é indicado pelo arquiteto que acompanha a obra ou o projeto de decoração dos ambientes. Pode ser também um profissional da loja onde você vai adquirir as luminárias da sua casa. O importante é que ele analise todos os cômodos e as preferências dos moradores.

Invista algumas horas para definir com o profissional cada detalhe do projeto, porque quanto mais esmiuçado ele for, mais chances de tudo dar certo no final.

projeto luminotécnico

Dica 2. O projeto antes de tudo

O ideal é definir o projeto luminotécnico antes da construção ou reforma e iniciar junto com ela. Dessa forma, se for necessário mudar alguma coisa, é mais tranquilo e seguro. Para iniciar o projeto, tenha em mãos a planta do local e as definições de lâmpadas, luminárias e pontos elétricos.

projeto luminotécnico

Dica 3. Priorize a economia

Uma das grandes vantagens do projeto luminotécnico é a possibilidade de economizar no consumo de energia elétrica através da escolha correta das lâmpadas para cada tipo de ambiente e necessidade.

As lâmpadas de LED são as mais econômicas, duráveis e de melhor qualidade, apesar de custarem mais do que os outros modelos. Mas se for analisar o custo-benefício, valem o investimento.

projeto luminotécnico

Dica 4. Cada cômodo tem as suas peculiaridades

Cada parte da casa deve ser pensada separadamente em relação aos tipos de iluminação, porque cada uma delas tem uma necessidade diferente. Por exemplo, em linhas gerais, a sala tem uma demanda por conforto e aconchego, assim como os quartos. Já a cozinha pede uma iluminação mais forte, assim como os banheiros. Mas não são regras fechadas, porque cada morador define o que é importante para ele e sua família em cada cantinho da sua casa. Essa é a graça.

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

Dica 5. Tipos de iluminação

Direta – é o tipo de iluminação em que a luz incide diretamente sobre um local específico. A vantagem da iluminação direta é a sensação de aconchego que ela traz, ao mesmo tempo que dá um foco para a necessidade do local.

Exemplos e indicações:

  • Uma luminária grande sob a mesa de jantar para delimitar a área e iluminar bem o local;

projeto luminotécnico

  • Spots pequenos ou luminária para ressaltar quadros e obras de arte expostos na parede;

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

  • Lâmpadas sob a bancada de trabalho ou na cabeceira da cama para facilitar a leitura e a concentração.

projeto luminotécnico

Indireta – é o tipo de iluminação em que a luz reflete na superfície branca e se distribui pelo cômodo, em várias direções. A vantagem são os efeitos diferenciados de luz que ela proporciona. Um exemplo é o forro de gesso com iluminação.

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

Difusa – é o tipo de iluminação uniforme em todo o ambiente, sem sombras marcadas. A vantagem da iluminação difusa é a funcionalidade e a praticidade que ela traz aos ambientes.

Exemplos e indicações: quartos, salas e banheiros.

Obs: Mesmo sendo indicada a iluminação difusa para esses ambientes, o ideal utilizar também, por exemplo no quarto, a iluminação direta: na bancada de trabalho ou estudos, no closet ou na cabeceira da cama para os momentos de leitura.

projeto luminotécnico

Dica 6. Pesquise muito e busque referências

Essa dica é muito importante porque é através da pesquisa em sites de decoração e aqui mesmo no blog que você vai se inspirar e ter uma ideia do que você quer e do que você não quer para o projeto luminotécnico da sua casa. Aí você vai para a reunião com o profissional da área já preparado e com alguma noção do projeto ideal para a sua casa.

Essa atitude economiza tempo e reduz os riscos de se decepcionar com o projeto e com a sua execução. Vale à pena!

Aproveitando essa dica, vamos ajudar você com algumas inspirações. Confira!

– Luz = luxo: um projeto luminotécnico tem o poder de deixar a sua casa luxuosa, se assim for a sua vontade.

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

– Luz = aconchego: um projeto luminotécnico tem o poder de deixar a sua casa muito aconchegante e gostosa. Tem coisa melhor do que ter vontade de voltar para casa e ficar curtindo o conforto do seu lar?

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

– Luz = modernidade: um projeto luminotécnico tem o poder de deixar a sua casa bem moderninha, se você quiser. Ideal para jovens, de idade e de espírito, e quartos de crianças e adolescentes.

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

Se a sua casa já está pronta e mesmo assim você quer mudar a iluminação dela, opte por luminárias e abajures, que não demandam obras e quebra-quebra. Mas se você quiser mudar tudo, provavelmente será necessária uma obra no gesso ou na estrutura das paredes, dependendo do caso. Se você está disposto a isso, vale à pena para ter a casa que você deseja. Tudo é válido para sermos mais felizes no nosso lar, não é mesmo?

O que sempre falamos aqui também é sobre a importância de respeitar o estilo e os gostos dos moradores da casa, na hora de decorar. É fundamental para ter sucesso na missão de deixar o lar mais bonito e confortável. Para definir o projeto luminotécnico para a sua casa, não poderia ser diferente. O mais importante é escolher os tipos de iluminação que têm a ver com as necessidades da sua família, com o que vocês consideram bonito e com o que vocês esperam como resultado.

Então, gostou das nossas dicas luminosas de hoje? Temos certeza de que a sua casa vai brilhar ainda mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *