Grandes Designers – Le Corbusier

Tempo de leitura: 5 minutos

Considerado o arquiteto mais importante do século vinte, o mais influente representante do movimento moderno. Vem conhecer o gênio criativo: Le Corbusier.

Imagem: architecturaldigest.com

Charles-Edouard Jeanneret-Gris Le Corbusier nasceu na Suíça em 6 de outubro de 1887. Em 1917, se mudou para Paris e assumiu o pseudônimo de LC.

Nascido em uma família artística, sua mãe era musicista, seu pai calvinista e entalhador de relógios, provavelmente influenciaram na definição de seus talentos.

Le Corbusier (à esquerda) com seu irmão Albert © FLC/ADAGP – Imagem: fondationlecorbusier
Le Corbusier (à direita) com sua mãe Marie-Charlotte-Amélie e seu irmão Albert © FLC/ADAGP – Imagem: fondationlecorbusier

A sua arquitetura era construída principalmente com aço e concreto armado e trabalhada com formas geométricas elementares.

Imagem: bantonframeworks

Estudou artes e ofícios em sua cidade natal, na Suíça, e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret, na França.

LC em seu apartamento na rua Jacob em Paris, por volta de 1920 © FLC/ADAGP – Imagem: fondationlecorbusier
LC em seu apartamento na rua Jacob em Paris, por volta de 1920 © FLC/ADAGP – Imagem: fondationlecorbusier

A pintura de Le Corbusier enfatizou formas e estruturas claras, o que correspondia à sua arquitetura e design.

Imagem: archdaily

Talvez, por causa de seus estudos prolongados em arte, Corbusier logo abandonou a relojoaria e continuou seus estudos em arte e decoração, com a intenção de se tornar um pintor.

Mas, seu professor Charles L’Eplattenier insistiu para que ele também estudasse arquitetura, arranjando para ele as suas primeiras comissões de trabalho em projetos locais.

Le Corbusier em seu estúdio na 24 Rue Nungesser et Coli, Paris. -Imagem: arquitecturaydiseno

Após a criação de sua primeira casa, em 1907, aos 20 anos, LC fez viagens pela Europa Central e Mediterrâneo, incluindo Itália, Viena, Munique e Paris.

Primeira feita por LC em sua cidade natal – Imagem: culturalizando

Estas viagens desempenharam um papel fundamental na educação do Arquiteto, Designer e Pintor.

Le Corbusier com o arquiteto Fernando García Mercadal no Jardim dos Frades do Mosteiro de El Escorial – Imagem: xlsemanal

Com o objetivo de enriquecer seus conhecimentos, Le Corbusier foi para Alemanha onde trabalhou e conheceu os pioneiros do movimento moderno: Groupis e Mies van der Rohe.

Walter Gropius e Mies Van der Rohe – Imagem: Pinterest

Em 1923, o arquiteto publicou Vers une Architecture (Rumo a uma Nova Arquitetura), que compilou sua escrita polêmica doEsprit Nouveau.

No livro, são famosas as declarações de Corbusier, tais como:

Uma casa é uma máquina para viver

Imagem: monoskop

Uma rua curva é uma pista de burro. Uma rua reta, uma estrada para os homens.

Imagem: xlsemanal

Le Corbusier imaginou casas pré-fabricadas, como por exemplo, imitando o conceito de fabricação de linha de montagem de automóveis.

Le Corbusier teve oportunidade de aplicar seus conceitos puristas e arquitetônicos. Em 1925 realizou a encomenda de duas casas burguesas: uma na Villa Stein em Garches e outra na Villa Savoye em Poissy.

Villa Stein – Imagem: CEMAL EMDEN / divisare.com

THE VILLA SAVOYE. Poissy, France (1929-31) – Imagem: xlsemanal

Mesmo com suas diferenças, elas apresentam os cinco pontos sintetizados por Corbusier:
– casa sobre pilotis, que deixam livre para circulação o pavimento térreo das construções.
– planta livre
– fachada livre
– janelas em fita, amplas e que fornecem bastante luz
– terraço-jardim

Além de outros elementos típicos da arquitetura corbusiana, como por exemplo: o branco absoluto nas paredes, espaço com pé-direto duplo, volumes curvos…
Le Corbusier imaginou casas pré-fabricadas, como por exemplo, imitando o conceito de fabricação de linha de montagem de automóveis.

Casa La Roche, Paris, França – Maison La Roche, Paris, France. Image © Flickr user pov_steve. Licensed under CC BY-NC-ND 2.0 – Imagem: archdaily.

A arquitetura arrasta com ela tudo aquilo que deriva do fenômeno visual, tudo aqui que este constrói, desde o objeto comum da produção contemporânea até os equipamentos dos portos, vias aquáticas (…). Eu afirmo que é um objetivo imenso que apela para todas as nossas energias”

Imagem: bantonframeworks

Le Corbusier empregou suas energias também na criação de peças de design.

A mais famosa de suas criações é a Chaise Lounge LC4, apresentada no Salalon d’Automne em Paris, em 1929. Outra obra bastante conhecida é a coleção LC2 e LC3 de Poltronas e Sofás.

No site da Essência Móveis você encontra essas peças com dois ou três lugares e diversas opções de tecido.

Assinatura de Le Corbusier
Assinatura de Le Corbusier – Ver mais de Le Corbusier

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

5 Comentários


  1. Parabéns, excelente pesquisa.
    Att.
    Arq.Urb.MSc. Amélia Simões Schwertner

    Responder


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *