Sala de estar e jantar: cores ideais

Tempo de leitura: 6 minutos

A sala de estar e a sala de jantar podem ser consideradas órgãos vitais da nossa casa. Além de serem os cômodos principais ao receber uma visita, neles também há a convivência dentro da própria família.

Fonte: Decor Fácil

Afinal, é aqui que compartilhamos refeições, conversamos, rimos… enfim, vivemos momentos. Por isso, quando pensamos nas salas de nossas casas, buscamos sempre móveis confortáveis e aconchegantes, elegantes e marcantes.

Contudo, muitas vezes ficamos à deriva quando esbarramos nas cores desses ambientes. Frequentemente escolhemos a cor que achamos mais sem graça ou mais neutra. Ou então, tentamos ousar e nos deparamos depois com um ambiente não muito acolhedor. 

Fonte: Ideias Decor

Por isso, separamos para você algumas dicas de cores para sua sala e estar e também para sua sala de jantar. Aqui, você verá que é possível ousar e deixar o seu ambiente com a cara que você quer.

Sala de estar

Como o próprio nome já refere, a sala de estar é um ambiente de estar presente, estar com a família, estar bem. Para isso compramos sofás confortáveis, poltronas reclináveis e tapetes felpudos. Entretanto, muitas vezes não tomamos os mesmos cuidados quando trata-se de cores e decoração.

Fonte: Guia do Construtor

E assim, não aproveitamos ao máximo o potencial de nossa sala. Por isso, aqui estão 4 cores para deixar sua sala com traços de tranquilidade e paz.

Tons de azul

A cor azul é uma das mais utilizadas na decoração de ambientes. Isso porque seus diferentes tons remetem a diferentes sensações; os tons de azul claro remetem à tranquilidade, sendo muito usados em quartos e ambientes de relaxamento.

Fonte: Ideias Decor

Já os tons de azul escuro passam uma mensagem totalmente diferente. Esses tons transmitem otimismo e confiança. 

Sendo assim, os tons mais claros de azul são ideias para tornar sua sala relaxante e calma. Entretanto, além disso, você também quer que sua sala seja atrativa, marcante – afinal, é nela que você receberá seus convidados. Para isso, os tons de azul escuro são perfeitos.

Fonte: Tua Casa

Com isso, brincar com os tons de azul em sua sala, com certeza irá transformá-la em um ambiente agradável como você quer.

Off white

É impossível falar de paz e tranquilidade na decoração e não falar de off white. O off white poderiam ser considerados tons de branco, ou então branco com pigmentação.

Fonte: Decor Salteado

Nessa gama de tons entra cores próximas ao marrom claro, ou cinza claro; mas todas ornando e aproximando-se da cor branca. Um ambiente off white é um ambiente no qual temos variações desses diferentes brancos ornando entre si. 

Queridos na decoração e na moda, o off white consegue remeter confiança e tranquilidade ao mesmo tempo. Além disso, são  cores “clean” e por isso podem ser combinados com cores mais marcantes.

Fonte: Copa&Cia

Para sala de estar, combinar elementos off white a elementos azul-escuro pode tornar sua sala elegante e marcante, mas ao mesmo tempo tranquila e aconchegante.

Vermelho

Energia e calor são alguns dos diversos sentimentos transmitidos pela cor vermelha. Assim, ao aplicar em sua sala itens de decoração ou móveis marcantes, a cor vermelha pode ser uma boa opção.

Fonte: Pinterest

Mas cuidado para não exagerar! Essa é uma cor vibrante, assim, se você abusar dela em sua sala de estar, você pode acabar em um ambiente carregado que beira ao estresse.

Fonte: Tua Casa

Assim, se você quer trazer energia, força e calor para sua sala, opte por combinar o vermelho à cores mais neutras como off white ou cinza. Incorpore uma poltrona, ou talvez uma mesa de centro vermelha, mas evite pintar todas as suas paredes com ela.

Cinza

Por falar em energia e força, cinza é uma cor ideal para transmitir essas emoções. Apesar de ser uma cor forte, o cinza em ambientes é uma cor neutra, e pode ser utilizada na sua sala como a cor base do ambiente.

Fonte: Ideias Decor

Se você utilizar o cinza como cor referencial, você poderá brincar com diferentes paletas na decoração: escolha uma cor para intercalar com o cinza. O verde, por exemplo, é capaz de casar a energia e força do cinza com sua sensação de liberdade e vitalidade. 

Essa combinação é ideal se você planeja fazer da sua sala de estar um ambiente marcante para suas visitas. Entretanto, talvez não seja a escolha ideal se você prioriza um ambiente de relaxamento.

Fonte: A revista da mulher

Contudo, isso não significa que você não possa usar o cinza em ambientes de paz. Tente combiná-lo com tons off-white e rosa claro. Afinal, para equilibrar com o cinza, nada melhor do que um tom bem suave na decoração.

Sala de jantar

Apesar de ser um pouco mais negligenciada que uma sala de estar, a sala de jantar também deve receber uma atenção especial quando o assunto é cores. Afinal, é nela que compartilhamos refeições e desfrutamos de momentos marcantes à mesa.

Por ser o ambiente de festa e feito para comer, é interessante evitar colocar em sua sala de jantar cores tranquilas. Troque-as por cores vibrantes, como azul escuro, amarelo, vermelho ou verde. Mas calma, talvez não seja uma boa ideia combinar tudo de uma vez.

Fonte: Viva Decora.

Para tornar o ambiente ideal, você pode escolher deixar suas paredes em tons de off white e talvez combiná-las com um lustre vermelho. Ou então, uma bela mesa de jantar azul. Além do off-white, como base para sua sala de jantar, você pode escolher a cor cinza, ou então um detalhe de cimento queimado e mesclá-lo com um aparador em amarelo. Perceba: aqui você pode brincar com as cores e deixar sua sala de jantar vibrante e querida.

Fonte: Viva Decora.

Entretanto, se você não gosta muito de cores e prefere um ambiente mais “clean” quando se trata de suas refeições, você pode optar por escolher cores neutras. Para isso, o off-white é ideal. Além do mais, as cores off-white combinam com a maioria dos tipos de madeira.

Talvez você já tenha percebido, mas é importante falar: escolha cores que refletem você! Sua casa deve refletir a sua essência e a de sua família. Por isso, apesar de ser interessante buscar inspirações e dicas, encaixe essas dicas dentro do que você imagina para sua casa. Brinque com as cores, mas lembre-se de considerar nossas dicas. Assim, sua casa ficará a sua cara.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação as plantas perfeitas para ter dentro de casa, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *