Rodapé como Tendência Moderna em Arquitetura

Tempo de leitura: 3 minutos

Os rodapés são itens decorativos que estão fazendo a diferença quando falamos em tendência em arquitetura. O rodapé, muitas vezes, é deixado em segundo plano em um projeto arquitetônico. Entretanto, ele é capaz de fazer toda a diferença trazendo mais beleza para um cômodo.

Como escolher o rodapé adequado?

Existe no mercado uma grande disponibilidade de linhas e estilos de rodapés que atendem a diferentes exigências dos consumidores.

Na verdade, a escolha do rodapé irá depender da decoração da sua casa. Se você possui uma casa de estilo mais sóbrio, talvez o mais indicado seja a coleção clássica de rodapés. Agora, se você busca rodapés que simulem a cor da madeira, você pode optar pela linha natural. Essa coleção é indicada para aquelas pessoas que amam madeira, mas não querem investir no alto custo desse material ou que se preocupam com o meio ambiente.

Rodapé Branco Santa Luzia - Linha Clássica, 9,6cm
Rodapé Branco Santa Luzia – Linha Clássica, 9,6cm

Outra sugestão interessante é a coleção colors que oferece mais cor e vida aos ambientes. Ideal para quem quer passar mais irreverência e descontração na arquitetura do seu espaço. Procurando trazer mais inovação e sofisticação ao seu espaço? A coleção black é uma daquelas que surpreende pelo estilo.

Rodapé Rupestre Santa Luzia - Linha Colors
Rodapé Rupestre Santa Luzia – Linha Colors

Enfim, existe uma infinidade de opções que você pode escolher de acordo com seu desejo e personalidade.

Tamanhos de rodapé

Existem rodapés de tamanhos variados, desde menores de 8 cm até 20 cm ou até 30 cm se utilizada a sobreposição de peças.

Como escolher o melhor? Se sua parede for pequena em comprimento e largura, lembre-se que um rodapé alto irá deixar a parede ainda mais
estreita, por isso, neste caso, o mais indicado é optar pelo rodapé menor.

Agora, se você tiver um espaço mais amplo, com paredes altas de 5 metros, os rodapés maiores de 20 cm podem ser explorados. O que vale na escolha é o bom senso, assim como em tudo na arquitetura. Em caso de dúvida, procure consultar um arquiteto ou designer de interiores para te ajudar.

Por que instalar o rodapé?

Muitas pessoas desejam reformar a casa, mas não querem realizar altos investimentos. A instalação do rodapé pode ser uma alternativa econômica na arquitetura, uma vez que transforma todo o seu cômodo com atenção aos pequenos detalhes sem gastar muito.

Parece que não, mas apenas a adição de rodapés na sua sala de estar e quartos pode trazer uma outra sensação aos visitantes e mais aconchego para você.

Além disso, o rodapé é importante para dar acabamento ao piso e para proteger a base da parede da sujeira e do impacto com utensílios de limpeza como vassoura, rodo, aspirador de pó, etc e também dos móveis.

Apartamento com instalação de rodapé
Apartamento com instalação de rodapé

Instalação e manutenção de rodapés

Não pense que a instalação é super complicada. Na verdade os rodapés vêm praticamente prontos para colocação.

Não é preciso ser nenhum especialista para essa missão, mas se quiser garantir, contrate um profissional para realizar a correta instalação. Os materiais já vem pré-prontos e isso evita a sujeira na hora de instalar.

A manutenção também é bastante tranquila, pois apenas um sabão de coco, uma esponja macia e um pano úmido aplicado de forma esporádica já mantém o rodapé limpo e conservado. Entenda se o rodapé branco suja muito.

O que achou dessas dicas? Acredita que o rodapé pode trazer um diferencial na arquitetura da sua casa?

Artigo produzido pela Rodapé Mania, e-commerce de rodapés e acessórios da Santa Luzia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *