Sala de TV Perfeita – Medidas

Tempo de leitura: 12 minutos

Você sabe quais os detalhes que podem fazer de sua Sala de TV perfeita o local mais confortável de sua casa?

Posso te informar que as medidas de sua sala são o principal “detalhe” para se construir uma Sala de TV Perfeita.

Sala de TV Perfeita
Sala de TV Perfeita

A sala onde passamos um bom tempo assistindo televisão, ou vendo um belo filme, deve ser um ambiente aconchegante, agradável, acolhedor, confortável, ergonômico e muito bem pensado.

Afinal, queremos o melhor para nós e nossa família.

Sala de TV Perfeita

A forma de escolher os móveis, eletroeletrônicos, de escolher os objetos e seus posicionamentos no ambiente, fazem toda diferença na hora de se ter a Sala de TV Perfeita.

E é isso que vamos aprender aqui no: “Sala de TV Perfeita”.

Vamos te mostrar as técnicas utilizadas para conseguir as medidas exatas dentro de uma sala de televisão (com uma tabela criada especialmente para te detalhar tudo), como escolher os móveis, que tipo de luz devemos utilizar no ambiente, o posicionamento das janelas, qual o melhor sofá para a sala, objetos necessários para compor a decoração, e muito mais!

Dicas imperdíveis que irão facilitar sua decoração.

Nossa Sala de TV

A sala de TV do brasileiro se tornou um dos ambientes de maior vivência em um lar.

A sala de TV, muitas vezes é a sala de visitas, e inúmeras vezes também esta unida a sala de jantar. Ela integra as pessoas e os ambientes.

Sala de TV Perfeita
Sala de TV Perfeita

Por este e muitos outros motivos, que devemos manter nossa Sala de TV Perfeita, organizada e com as medidas corretas para manter a nossa saúde e conforto.

Uma pesquisa foi feita, e aponta que o brasileiro passa em média 4 horas de seu dia assistindo TV (uns bem mais, outros bem menos), mas esse valor nos mostra como um desconforto causado dentro da sala de TV, pode atingir significativamente o cotidiano de uma pessoa.

O brasileiro para em média 4 horas de seu dia assistindo televisão.

E como atualmente as novas televisões proporcionam o acesso à internet, podemos concluir que o período que as pessoas passam sentadas em frente à TV, pode ser bem maior do que 4h diárias.

Isso mostra que sim!!!!! As medidas dentro de uma sala de televisão, ou sala de cinema em casa, são muito, muito, muito importantes.

Medidas na Sala de TV

A principal dúvida relativa às medidas de uma sala de TV, é a que mais pode causar prejuízos até mesmo para a saúde!

Sim, estamos falando da medida referente à distância entre o Aparelho de Televisão e o Sofá onde nós nos sentamos.

A Televisão deve estar á uma distância correta do sofá, para não causar desconforto visual, nem futuros problemas de saúde!

Mas sempre ouvimos sobre a distância ideal entre o sofá e a TV, mas você sabe como fazer este cálculo? Sabe como aplicar estas medidas em sua casa?

Para responder a estas dúvidas, foi criado um cálculo simples, que vai te ensinar a calcular a medida exata da distância entre o seu sofá e seu aparelho de televisão.

Abaixo as medidas que irão facilitar seu trabalho de colocar a TV e o sofá na distancia correta, e a fórmula que calcula essa medida em qualquer ambiente!

Viu, é fácil descobrir qual a distância ideal entre o sofá e a TV! Fácil, simples e muito vantajosa, afinal aplicando a medida correta, você irá ter uma Sala de TV Perfeita.

Sala de TV Perfeita – Medidas
Sala de TV Perfeita – Medidas

Na tabela acima, vimos:

Que se você já tem o aparelho de televisão, é só pegar o tamanho em polegadas dele e dividir por “18”, então o valor da divisão será a média (em metros) da distância que o eletrônico deve estar do seu sofá.

Polegadas / 18 = distância entre TV e sofá (em metros).

Caso o que você tenha a sua sala pronta, e o que falte escolher e comprar seja apenas o aparelho de televisão, o cálculo se faz multiplicando a distância (em metros) preexistente entre o seu sofá e o local onde ficará a TV por “18”.

O valor final desta multiplicação será a medida em polegadas da televisão que você deve escolher para sua sala de TV.

Distância entre sofá e local onde será colocada a TV (em metros) X 18 = Polegadas do aparelho de televisão.

Exemplo:

Ana está decorando sua nova sala de televisão, ela já comprou todos os móveis, mas ainda falta escolher o aparelho de Televisão.

Para escolher o aparelho correto, Ana pegou a fórmula (dada na tabela a cima), e fez as contas.

Já que a distancia entre o sofá e o rack que Ana comprou era de 2,2 metros, ela MULTIPLICOU este valor por “18”, e obteve o resultado de numero “39,6”.

Ai foi só arredondar para o valor em polegadas mais próximo e Ana descobriu que a sua televisão ideal será a de 40 polegadas.

Pronto, Ana já tem o valor em polegadas de sua futura Televisão.

* Quando fazemos estes cálculos, pode ser que os números que consigamos através da divisão ou multiplicação não sejam exatos, mas é só arredondar para o valor mais próximo.

Calcular a medida correta entre a TV e o sofá, é simples, fácil e muito eficiente.

Altura do Olhar

Outra medida também é muito importante na hora de posicionar o aparelho de televisão em nossa sala, a altura da TV.

Sala de TV Perfeita – Medidas
Sala de TV Perfeita – Medidas

Este posicionamento não pode ser feito pensando apenas na estética, pois pode acarretar vários danos a sua saúde, e tirar o seu conforto durante algumas horas assistindo TV.

A Televisão deve estar na altura de seu olhar. Mais especificamente, seu olhar deve estar em 2/3 da tela da TV.

É simples calcular esta medida:

Para calcular a altura de sua televisão é necessário dividir a altura do aparelho de TV em 3. E ao se sentar no sofá, a sua visão deve ficar na medida 2/3 da televisão.

Altura da TV / 3 = Foco da visão.

Essa medida está um pouquinho acima do meio do aparelho de TV.

Sabe por que esta medida é tão importante?

Ela é muito importante, pois um posicionamento muito alto da TV faz com que tenhamos de manter o corpo em uma posição desconfortável, com o pescoço muito erguido e isso pode causar danos ao nosso corpo.

Além disso, ao olharmos muito para cima, nossos olhos ficam abertos em exagero, o que aumenta as chances de se ter ressecamento de retina e dores de cabeça.

Utilizar as medidas corretas na hora de decorar, também é uma forma de cuidar da sua vida, do seu corpo e do seu bem estar.

Luminosidade

Muitas pessoas não sabem, mas assistir televisão no escuro pode causar danos a saúde, e é ai que a escolha perfeita do tipo de iluminação para sua sala de TV entra em cena.

Sala de TV Perfeita – Medidas
Sala de TV Perfeita – Medidas

Quem nunca apagou a luz da sala para assistir um filme, dando aquele clima gostoso de cinema em casa?

Todos já fizemos isso algumas vezes na vida, mas se isso virar algo rotineiro, se sempre que for ver televisão você apagar as luzes, esse hábito simples, pode se tornar um grave problema para sua visão.

Então o recomendável é que: Ao projetar a iluminação de sua sala de TV, você escolha um tipo de luz mais amena (nem muito clara, e nem muito escura). Proporcionando uma beleza visual, e protegendo sua visão de futuros danos.

Decoração e Iluminação são aliadas do nosso bem estar. Sua sala de TV linda e confortável.

Ao fazer o projeto luminotécnico do ambiente, deve se lembrar de que nenhuma luz deve incidir diretamente sobre a televisão.

Todas as lâmpadas, luzes e abajures, devem incidir indiretamente. Clareando o ambiente, mas protegendo a tela da televisão desse tipo de iluminação, pois a mesma prejudica a visibilidade da tela.

Escolha do Sofá

Nem pense em ir comprar o sofá de sua sala antes de medir todo o cômodo. Primeiramente tire todas as medidas com precisão, e apenas depois disso saia em busca de seu sofá.

Sala de TV Perfeita – Medidas
Sala de TV Perfeita – Medidas

Um sofá grande demais pode acabar com todo seu espaço, e ainda fazer com que você fique muito próximo do aparelho de televisão.

E como vimos anteriormente, isso é um erro grave na hora de decorar, não ficando apenas com uma decoração “feia”, mas também prejudicando sua saúde física.

O sofá de uma sala de TV deve ser de ótima qualidade, afinal ele será utilizado intensamente por quem gosta de assistir um filme ou programas de televisão.

O ideal são sofás macios, bem estofados, mas que proporcionem comodidade e conforto.

Tenha sempre uma mesa de apoio, ou uma base para copos e pratos, que podem ficar nos braços do sofá. É confortável e estiloso!

Outros Eletroeletrônicos

Em uma sala de TV temos mais que um aparelho de televisão. Temos DVD, do blu ray, do home theater, dentro muitos outros.

Para que o seu ambiente não fique bagunçado, pense muito na hora de comprar um rack que acomode todos os seus eletroeletrônicos.

Sala de TV Perfeita – Medidas
Sala de TV Perfeita – Medidas

E na hora de organizar esses aparelhos, tome cuidado para que não acabe ficando com um emaranhado de fios. Pois isso pode provocar um curto circuito, e dificultar na limpeza do ambiente.

A decoração precisa ser funcional e bonita ao mesmo tempo.

Existem etiquetas que podem ser colocadas em cabos e fios atrás da TV, isso facilita na hora de reposicionar os aparelhos, e deixa tudo muito bem organizado!

Móveis de Qualidade

O investimento feito em móveis de qualidade, para sua sala de TV, é muito importante! Por ser um ambiente muito utilizado, ele deve ter estilo, conforto e praticidade.

Sala de TV Perfeita – Medidas
Sala de TV Perfeita – Medidas

Os Móveis extremamente necessários para uma sala de TV são:

  • Sofá Confortável
  • Poltrona Confortável
  • Mesa de centro ou lateral
  • Apoio para os pés
  • Rack com espaço ideal para os eletrônicos

Para ter uma Sala de TV Perfeita, é necessário pensar em todos os detalhes.

Janelas na Sala de TV

As janelas sempre são importantes em um ambiente, e não seria diferente com a sala de TV.

Elas ajudam na luminosidade e na circulação de ar dentro do cômodo. Mas devem ser colocadas de forma que a luz vinda por elas, não venha incidir diretamente no aparelho de televisão, pois prejudicaria a visibilidade da tela.

Sala de TV Perfeita – Medidas
Sala de TV Perfeita – Medidas

Para corrigir a posição de uma janela você tem duas opções: Ou você pode mudar a posição de sua televisão ou colocar cortinas e persianas nas janelas.

Fazendo assim, com que a luz vinda da janela incida indiretamente na televisão. Ajudando a deixar o ambiente muito mais confortável, e ainda sim, iluminado e bem ventilado.

Então as Janelas devem:

  • Não incidir luz direta na televisão
  • Ter persianas ou cortinas
  • Promover boa circulação de ar na sala de TV.

Resumão “Sala de TV Perfeita”

Agora ficou fácil fazer a escolha certa dos aparelhos eletrônicos, da distancia entre seus móveis, dos tipos de sofá, do posicionamento das janelas e da escolha do tipo de luz para a sua sala de TV.

A decoração veio para mostrar como melhorar sua vivencia dentro do ambiente.

O design de interiores te ajuda a descobrir quais as melhores medidas e formas, que proporcionarão momentos agradáveis e confortáveis dentro de cada espaço de sua casa.

Nunca se esqueça de, na hora de comprar um aparelho de televisão, ou decidir a distância entre o sofá e a TV, utilizar os cálculos que demos na tabela “Medidas da Sala de TV”.

E tenha sempre a certeza de que a união de conforto e beleza, fazem do seu ambiente um local muito mais agradável e prático.

Nos itens dispostos a cima, vimos como conseguir ter uma Sala de TV Perfeita. Tudo isso de uma forma muito fácil, prática e até mesmo super estilosa.

Mas para não perder nenhum detalhe do nosso estudo, vamos relembrar todos os tópicos que vimos:

  • Sala de TV Perfeita
  • Nossa sala de TV
  • Medidas na Sala de TV
  • Altura do Olhar
  • Luminosidade
  • Escolha do Sofá
  • Outros Eletroeletrônicos
  • Móveis de Qualidade
  • Janelas na Sala de TV

Conclusão

Ao descobrir todas estas regrinhas e dicas para se ter uma Sala de TV perfeita, concluímos que a decoração nos afeta tanto que pequenas medidas e “detalhes” podem nos trazer confortos físicos.

O Design, as proporções e medidas utilizadas na hora de decorar um cômodo, podem ajudar não apenas na beleza de nossos ambientes, mas também na melhoria de nossa vida como um todo.

Uma Sala de TV Perfeita é o primeiro passo para transformar hábitos cotidianos, em momentos de muito conforto e descontração.

Siga todas as dicas, e veja como é fácil ter uma Sala de TV Perfeita.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *