Quarto preto: 6 dicas de decoração

Tempo de leitura: 8 minutos

Você quer uma cor diferente para seu quarto e está pensando se um quarto preto combina com você? Afinal, é comum optar por cores neutras para o quarto. Assim, é possível compor todas as demais peças do ambiente de forma harmoniosa.

Quarto preto
Pinterest – Na imagem: Cadeira Sophia

Seguindo essa linha de cores neutras, o quarto preto também é uma opção. Eu sei, pode parecer uma decisão muito radical. Ou então muito “gótico” para seu gosto. Mas, se você tem dúvidas quanto a essa escolha, nós da essência iremos te mostrar cinco dicas de decoração no seu quarto preto. 

Porque pintar seu quarto de preto

Assim como os tons de branco e bege, a cor preta também é neutra. Por isso, ela possui várias vantagens, sendo a principal delas a fácil composição com outros elementos. Além disso, essa é uma cor ousada e reflete personalidade e autenticidade.

É muito comum associar o preto a uma cor forte e imaginar que você pode se cansar rápido. Entretanto, por ser uma cor neutra, você pode dar uma repaginada total em seu ambiente apenas mudando pontos específicos como a roupa de cama ou a cortina. Assim, você terá uma infinidade de combinações fáceis e rápidas para modificar quantas vezes quiser o seu ambiente.

Dicas de decoração para quarto preto

1 – Preto e cinza

O uso de “tons sobre tons” é muito comum no mundo do design e isso tem um motivo: funciona. Quando falamos da cor mais escura de nossa paleta de cores, o que mais se aproxima desses tons diferentes de uma mesma cor é a combinação preto com cinza.

Essas duas cores fortes e marcantes, combinadas com tons claros em elementos como mobília e roupa de cama dão ao seu quarto uma essência mista tranquilidade e autoconfiança.

Para combiná-las, você pode optar por pisos cinza, paredes amadeiradas pretas com detalhes em “degradê”, além de mobiliários modernos de ferro e metal. 

Quarto preto luxuoso
Pinterest

Essa composição entre cinza e preto pode também ser feita utilizando a cor preta e o revestimento chamado “cimento queimado”. Que nada mais é um revestimento duradouro que possui como cor o cinza que assemelha-se ao cimento. 

Pode parecer a princípio que seu quarto ficará com cara de muro sem pintura. Mas não, o uso de cimento queimado em design de interiores é muito bem quisto no geral. Pois ele dá ao ambiente um ar de elegância e modernidade potencializado ainda mais pelo preto.

Além disso, o uso do cimento queimado é uma boa dica para você que está mudando radicalmente e não quer um quarto repleto de paredes pretas. Você pode também adotar por completo o estilo industrial e optar por uma decoração mais minimalista, com objetos geométricos e bastante fonte de luz.

2 – Preto e branco

O preto e branco é uma combinação atemporal utilizada em todas as áreas da arte. São antagonistas por definição e ainda assim são capazes de completar-se a ponto de transformar o ambiente em um local com perfeita sintonia. 

Apesar de ser uma combinação atemporal, ela está muito presente nos desgins modernos minimalistas que buscam ressaltar a beleza do ambiente e das peças sem muitos objetos decorativos. Assim, se você possui um quarto com paredes pretas por exemplo, colocar a cama em destaque branca é uma boa ideia:

E se você teme que um quarto completamente preto, você pode optar por chão e cortinas em cores claras:

Quarto preto
Pinterest

Você também pode optar por um piso completamente branco: porcelanato, cerâmica, ou o que couber em seu orçamento.

3 – Preto, branco e cinza

E se você quer uma composição mais elaborada, você pode associar o preto com branco e cinza. Assim, você terá mais elementos para brincar e deixar sua imaginação fluir:

4 – Preto e madeira

O uso de itens em madeira ou MDF que imita madeira irão dar um ar rústico a seu ambiente. O uso de elementos de madeira ajudam a deixar o quarto mais aconchegante sem perder o requinte do preto

As paredes pretas combinam perfeitamente com teto e chão de madeira:

4 – Colorido

Os quartos vistos até aqui são lindos, mas muitas pessoas prefeririam um pouco de cor adicionada ao ambiente. Se você quer fazer essa adição de cores em seu quarto preto mas não sabe onde pode colorir, aqui vão algumas dicas:

  • Roupas de cama

A melhor coisa das roupas de cama é que elas são trocadas com frequência e podem ser usadas. 

Você pode optar por tons de nude e off white:

Quarto preto com dourado
Pinterest

Ou então pode escolher cores mais vibrantes:

Quarto preto com verde
Pinterest
  • Itens decorativos

A decoração pode ficar por sua imaginação: poltronas, pufes, almofadas, mesa de cabeceira… Tudo pode ser combinado com seu belo quarto preto. Basta saber fazer a composição das outras cores entre si.

Busque optar por cores claras ou chamativas. Os tons escuro como vermelho, azul ou verde podem ser utilizados de forma cuidadosa, pois o uso exagerado dessas cores podem deixar o ambiente carregado e estressante.

Quarto preto colorido
Pinterest
  • Cortinas

As cortinas no quarto são indispensáveis. Afinal, além de serem capazes de bloquear a luz externa, elas também dão um ar de elegância nos ambientes em que são instaladas.

No caso de quartos pretos, a cor das cortinas praticamente não importam. Além das cortinas brancas que já falamos anteriormente, você pode também utilizar tons fechados de azul, verde e vermelho. Os tons claros de cores como azul, rosa e verde também fornecem uma boa composição.

Quarto preto cortina vermelha
Pinterest

5 – Iluminação

O único ponto negativo quando opta-se por quartos escuros é a luminosidade. Quartos em tons off-white e pastel já aparentam ser mais claros e iluminados. Entretanto, isso não significa que seu quarto preto precisa parecer saído de algum filme de vampiro. 

Para garantir que isso não aconteça, certifique-se de fornecer ao seu refúgio muitas fontes de iluminação:

  • Luz natural

A luz natural, é a própria luz durante o dia. Esse tipo de iluminação é responsável por deixar o quarto mais aconchegante. 

Quarto preto pequeno
Pinterest

Entretanto, é necessário você olhar qual a posição da sua janela. A cor preta absorve muita luz e também o calor. Por isso, opte pela luz solar indireta. Assim, seu quarto ficará mais acolhedor e sua conta de luz consideravelmente mais barata.

Outra fonte necessária de luz em seu quarto preto são abajures ou pendentes. Afinal, mesmo que seu quarto tenha muita luz natural durante o dia, à noite você precisará de um reforço. Além disso, os abajures e pendentes são objetos decorativos ideais para um quarto refinado. 

Outra opção que pode ser usada em conjunto com esses objetos são lâmpadas de led embutidas no teto. Essas luzes são capazes de potencializar a iluminação em seu quarto e você pode escolher acendê-las apenas quando necessário.

Quarto preto chique
Pinterest

Bônus: Quartos com detalhes pretos

Talvez você tenha até gostado da ideia de um quarto preto, mas quer começar com calma. Se esse for o caso, você pode optar por detalhes pretos marcantes. Basta usar a mesma ideia de composição que já falamos aqui:

O preto e branco também fica lindo com a inversão das cores:

Quarto preto
Pinterest

Agora que você já viu o que uma composição de preto pode fazer com o seu quarto, você pode perder seu medo e investir em um quarto preto. Afinal, você terá centenas de opções de decoração. E o melhor de tudo, quando você terminar, terá um ambiente único e exclusivo seu.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre quais as vantagens de contratar uma arquiteta, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. 

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *