Design Industrial e suas lindas opções de móveis

Tempo de leitura: 5 minutos

O design industrial, apesar de focar nas cores de tons mais escuros como preto, cinza e marrom, pode criar ambientes muito agradáveis. Além disso, tem aquela sensação de organização no uso da geometria para criar a decoração e na forma como são feitos os móveis.

Veja com mais detalhes nesse artigo o quão bonita sua casa pode ficar aderindo ao design industrial com os móveis adequados.

Como usar o estilo industrial?

Primeiramente, a maior dúvida é onde aplicar esse estilo e como fazer isso. Pois bem, o estilo industrial tem como principais características o uso de variedades de itens de estrutura metálica, assim como desenhos geométricos.

Isso significa que esse estilo de decoração pode durar bastante, já que os móveis pertencentes à linha industrial costumam ser itens de estrutura bem robusta. Couro, aço e ferro são os principais destaques, além de serem funcionais e ressaltarem a beleza do design minimalista.

decoração design industrial branca com cadeira francesinha
Na imagem: Cadeira Francesinha.

Cores mais fortes e com aspecto mais “padronizado”, como o preto, branco, cinza, marrom e, principalmente, o cobre, são comuns nessa tendência, que foca na uniformidade. O ambiente ganha uma atmosfera firme e intensa com móveis rústicos que podem ser misturados a móveis modernos, sem causar estranheza.

Em seguida vem as paredes, que costumam ser compostas de tijolos aparentes ou com cimento à mostra para que casem perfeitamente com a proposta do design industrial.

Decoração design industrial com tijolos aparentes e uso da cor preta
Decoração industrial com tijolos aparentes e uso da cor preta. Na imagem: Banqueta Iron com encosto.

Apesar dessa característica desagradar algumas pessoas por pensarem que o ambiente ficará com uma aparência “morta”, isso depende de como se aplica a ideia, porque existem detalhes que podem ajudar a evitar o caminho errado. Por exemplo, pode-se fazer um bom uso de acessórios decorativos, ou então, focar nos tons mais claros entre as cores que comentei, que são o branco, marrom e cobre, contanto que estejam em harmonia.

Móveis de design industrial – Cadeira Francesinha

A Cadeira Francesinha, originalmente chamada de Tolix, foi uma criação do Designer Xavier Pauchard em 1925. O destaque desse móvel se deu pela sua resistência mesmo em ambientes externos, podendo manter a cor e proteger o aço contra a ferrugem. A razão por trás disso está no processo de galvanização, criado por Pauchard, que consiste em realizar uma imersão da chapa de aço em zinco fundido.

Outra característica que torna apta para a área externa são os furos que existem nos assentos, pois permitem que a água da chuva escorra. Aliás, por conta disso, ela se tornou um item muito popular em cafés e bares da França, o que trouxe à tona o seu nome popular.

Para ambientações internas, ela se encaixa perfeitamente na cozinha, por exemplo. Suas cores mais fortes fazem com que ela se diferencie de outros pontos de decoração e, mesmo estando fora dos padrões de cor do design industrial, seu visual já a torna parte natural da decoração.

Cadeira Francesinha vermelha design industrial
Até mesmo cores fortes como o vermelho funcionam bem com essa cadeira na decoração indsutrial.

Outras opções em design industrial

Cadeira DSX

O famoso casal Charles e Ray Eames criou a Cadeira Eames DSX para o Concurso Internacional de Design de Móveis de Baixo Custo, realizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York. No entanto, ainda como protótipo, ela já tinha se tornado uma das peças de maior destaque no mundo do Design.

Conjunto de cadeiras DSX
Cadeiras DSX.

O assento é composto de uma concha moldada que se ajusta aos contornos do corpo, proporcionando mais ergonomia.

Além disso, essa concha possibilita uma variedade de cores que, aliada à estrutura cromada, cria um ar de renovação na linha industrial. É um móvel marcante que até hoje é conhecido, fazendo até mesmo parte de cenários de grandes produções como a série “Loki”, do Disney+.

Cena da série “Loki”, disponível no Disney+ / Créditos da imagem: Walt Disney Company e Marvel Studios.

Mesa Iron

Voltando a falar de Pauchard, a Mesa Iron (ou Tolix) foi criada no ano de 1927, dois anos depois de sua cadeira Francesinha, com o foco mais na resistência do que no design. No entanto, mesmo com essa escolha, ela se mostrou como um ótimo investimento para lares e comércios, por seus clientes saberem que teriam um item que duraria muitos anos sem perder sua qualidade.

Dentro do design industrial, combinar a mesa Iron com as próprias cadeiras de Pauchard ou com outras criações como as do casal Eames revela uma grande vantagem desse estilo de decoração, onde itens com um mesmo estilo, independentemente de sua origem, encaixam de maneira perfeita entre si.

Mesa e Cadeiras Tolix com detalhes em madeira.
Mesa e Cadeiras Tolix com detalhes em madeira.

Os móveis de design industrial demonstram que são verdadeiras referências atemporais de design, com sua estrutura capaz de misturar os aspectos feitos a mão com o mundo dos padrões industriais. São o limiar entre beleza e utilidade, interior e exterior, resistência e leveza, destacando cada aspecto de suas peças em casa.

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar aqui embaixo. Logo responderemos você!

Clique aqui e conheça todo o catálogo disponível na Essência Móveis. São vários móveis lindos e que seguem os padrões de alto controle de qualidade dos projetos originais de seus designers.

Até o próximo post.

Um Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *