Aprenda a fazer uma decoração moderna utilizando alguns acessórios

Tempo de leitura: 9 minutos

As últimas tendências do ano têm se repetido: uma decoração moderna, prática e versátil. Elas são reflexo de uma sociedade cada vez mais dinâmica, que está em busca de facilidade, mas não abre mão do conforto e de uma estética agradável. 

Por esse motivo, é cada vez mais comum o investimento em acessórios personalizados. Acessórios estes que carreguem a sofisticação de um ambiente moderno, mas que também reflita a individualidade dos moradores.

No entanto, aliar uma decoração moderna, sofisticada e prática, nem sempre é algo fácil. É preciso ter atenção aos detalhes para criar uma atmosfera convidativa, com coerência na disposição dos acessórios. Ou seja, é preciso muita atenção e paciência.

Por isso, existem alguns conceitos que podem ajudar quem deseja renovar a decoração das casas, para um trabalho bem mais simples, mas que ao mesmo tempo, resulte em algo harmônico. 

Antes de tudo, recomenda-se um planejamento e, caso necessário, procurar ajuda de um especialista em design de interiores.

Tendências modernas de decoração para casas

Natureza e Sustentabilidade

A sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável, é um conceito que surgiu no final da década de 1980. Objetiva representar atividades que suprem as necessidades do presente, sem afetar as gerações futuras.

Ou seja, é desenvolver estratégias inteligentes, que possam contribuir para a preservação dos recursos naturais sem prejudicar a sociedade.

O conceito tem sido amplamente difundido nos últimos anos, ainda mais pela urgência de medidas preventivas para poupar a natureza. Por isso, a sustentabilidade ganhou o foco das residências, promovendo muitas mudanças no consumo. 

Um exemplo, é a instalação de placa solar, para energia limpa e sustentável.

Casa com placas solares
Casa com placas solares

Em aspectos de decoração, a alusão à natureza e o uso de materiais recicláveis também são tendência, pois explicitam a preocupação com o meio ambiente. Sendo assim, surgem muitas alternativas, como plantas dentro de casa, jardins verticais e suspensos, estampas com temática de folhas e tonalidades de verde.

Ao lado disso, também observa-se maior uso de quadros com temática de natureza. A grande aposta nesse tipo de decoração está não somente em demonstrar a preocupação com o meio ambiente, mas sim, em oferecer a sensação de aconchego, de um ambiente mais fresco e limpo.

Estilo minimalista

O minimalismo surgiu de uma série de movimentos artísticos e culturais no século XX, mas só ganhou destaque no design de interiores nos anos de 1980. A principal influência é a cultura japonesa, com a ideia de subtrair tudo o que é desnecessário. 

Assim, dá-se especial destaque para as linhas retas e formas geométricas, com uma decoração simples e cores neutras.

O estilo minimalista para casas pode ser usado para conceber um layout mais simples. Assim, ao invés do uso de tapetes, cortinas, vasos e papéis de parede decorativo, o minimalismo pode ser feito somente com a instalação de um piso em cor neutra, com design clean

Uma dica são os pisos laminados, por isso, quem gosta desse tipo de decoração acaba procurando muito pelo valor mão de obra piso laminado.

Os ambientes também devem ser arejados. Para isso, recomenda-se o uso de materiais mais claros, como uma pintura branca na parede. No caso dos pisos laminados, o mais indicado é o revestimento em madeira.

Decoração Minimalista com piso laminado
Decoração Minimalista com piso laminado

Para o minimalismo, a organização é obrigatória. Por isso, cada objeto deve sempre estar em seu local, sem excessos na decoração. Uma forma eficiente de criar uma decoração minimalista é o método Declutter (ou Destralhe), que avalia todos os pertences do espaço e mantém somente aqueles que trazem felicidade, ou seja, o que é realmente necessário.

Aspecto industrial

A decoração com aspecto industrial é indicada para pessoas mais ousadas, que gostam de inovar e criar ambientes diferentes. As principais características desse estilo são:

  • Falta de acabamento dos revestimentos;
  • Caráter despojado;
  • Uso de materiais rústicos;
  • Peças arquitetônicas aparentes (tijolos, canos, etc);
  • Aplicação de cimento queimado nos revestimentos.

Esse tipo de decoração permite o uso de vários equipamentos inimagináveis como mobília. Por exemplo, pode-se usar um tanque de aço inox para projetar uma mesa ou sofá. Tudo irá depender da criatividade do designer.

Outra característica peculiar na decoração industrial é a integração de ambientes, já que as paredes, portas e divisórias são, muitas vezes, deixadas de lado. No lugar delas, vê-se a instalação de estantes metálicas e estruturas em aço cru. Destaca-se, também, o uso de pallet de contenção como mobília.

A decoração de aspecto industrial utiliza cores apagadas e foscas, como o cobre, o cinza e o chumbo. A aparência é masculina, por isso, esse tipo de decoração tende a causar uma sensação de um ambiente mais rústico.

Para união de materiais na decoração industrial, recomenda-se o uso de vareta de solda prata, que deixará os itens com um ar fabril, lembrando uma verdadeira produção na indústria.

A decoração industrial é muito usada em comércios, restaurantes e, até mesmo, empresas. Em muitos casos, é possível se inspirar em galpões improvisados, com uma iluminação natural e luminárias pendentes, sem muito acabamento. Até mesmo o uso de armadilhas luminosas, para captura e controle de inseto, é liberado.

Contudo, é importante frisar que mesmo na decoração industrial é imprescindível investir em uma composição equilibrada dos elementos. Ou seja, os exageros podem comprometer a aparência do espaço e prejudicar a estética do ambiente.

Animal print

O termo animal print surgiu nos anos de 1950, inspirado nos estilos africanos, com o uso de estampas que imitam a pele de animais. A tendência é muito comum na moda, especialmente, a popular “oncinha” nas blusas, saias, calças e bolsas.

A decoração com animal print costuma ser bem versátil e pode funcionar para todos os cômodos da residência. Contudo, é um estilo indicado para pessoas que gostam de ambiente mais sensual e feminino.

Recomenda-se o uso de estampas nos estofados, tapetes, almofadas e, até mesmo, nas louças. Formas assimétricas são usadas em conjunto, para dar um ar ainda mais despojado e moderno.

Decoração com objetos em animal print
Decoração com objetos em animal print

Combinação de texturas e relevos

O uso de texturas e de relevos é uma tendência de decoração que nunca sai de moda. A arte têxtil pode ser vista em paredes (uma parede texturizada e as outras com pintura normal), almofadas, estofados e mobília. 

A ideia é misturar cores e materiais, além de promover a sensação de aconchego. Os tapetes também promovem uma ótima texturização. Para quem deseja um espaço com sensação de conforto, a melhor aposta é a tapeçaria peluda, que dará um toque diferente ao visual.

Estilo grego

A decoração grega é conhecida por imitar as antigas tendências da Grécia Antiga, com uma composição clássica e delicada. Nesse estilo, há a predominância dos tons azuis e brancos, bem como desenhos que remetem à história grega. 

O uso do mármore e da porcelana também é comum, visto que esses dois materiais remete a um estilo tradicional.

O mais interessante do estilo grego está na sensação de leveza que ele proporciona. Muito disso, deve-se a iluminação clara, em conjunto com materiais que dão um ar de frescor. A decoração pode abusar de utensílios domésticos com a temática, por isso, é muito vista nas cozinhas, banheiros e salas de jantar.

O estilo grego na decoração também é recomendado para residências próximas à praia. A localização contribui ainda mais para intensificar a sensação de bem-estar e remeter à história, visto que grande parte da Grécia e das Ilhas Gregas eram banhadas pelo mar.

O fator em comum de todos os tipos de decoração

Independentemente do estilo, todas as decorações precisam ser planejadas, para que o exagero não prejudique a estética, bem como a falta de elementos deixe o ambiente pobre. O segredo é manter o equilíbrio, para que todos os objetos, móveis e revestimentos sejam dispostos da melhor maneira possível.

Respeitar o estilo pessoal dos moradores e/ou proprietários também é algo de extrema importância. Pessoas com uma personalidade mais delicada, por exemplo, podem não se adaptar a decoração de aspecto industrial. Por isso, deve-se verificar quais elementos decorativos melhor atendem às necessidades de cada um.

Além disso, ao realizar a decoração, é preciso verificar as estruturas do imóvel. Isto é, não se pode deixar uma empresas de cabeamento estruturado sp aparecendo nas paredes ou sistemas elétricos jogados no chão. Mais do que comprometer a estética do espaço, esses itens podem causar acidentes, como curto circuitos e choques elétricos.

Também é importante ressaltar o aspecto da segurança. Durante o planejamento da decoração, deve-se verificar se todos os elementos estão em perfeitas condições e oferecem proteção aos moradores. Um dos itens mais importantes é a fechadura elétrica para portão, pois se não estiver com bom funcionamento, pode facilitar a entrada de invasores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos..

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *