Casa pequena – como planejar e decorar

Tempo de leitura: 11 minutos

Uma casa pequena é um grande desafio para os arquitetos e decoradores. Pois é preciso planejamento para aproveitar o espaço da melhor forma possível, sem deixar de lado a estética.

Por isso, em sua decoração é importante pensar em móveis multifuncionais, que possam ser usados de diversas formas. Além disso, é preciso escolher uma paleta de cores corretas para que o ambiente seja valorizado em cada detalhe.

Fonte: Pinterest

Por isso, neste artigo vamos dar algumas dicas de como planejar e decorar uma casa pequena, sem deixar de lado a funcionalidade dos espaços.

– Vantagens de morar numa casa pequena

Quando se trata de morar numa casa pequena, há várias vantagens que podem ser consideradas.

Primeiro, é importante lembrar que uma casa pequena significa menos custos de manutenção e menos espaço para ser limpo. Além disso, uma casa pequena pode ser mais fácil de aquecer e esfriar do que uma casa maior, o que pode significar economia de energia.

Fonte: Pinterest

Além disso, em uma casa pequena é possível obter um ambiente mais acolhedor e íntimo do que uma casa maior.

– Planejando a casa perfeita

Não importa o tamanho da casa, todos nós queremos que ela seja perfeita. Para alguns, isso significa uma casa espaçosa e aconchegante; para outros, um lar minimalista e moderno. Mas independentemente do seu estilo pessoal, há algumas coisas que todos devem considerar ao planejar a casa perfeita.

Defina o que você quer

Uma vez que espaço é um artigo de luxo aqui, você deve planejar o layout da sua casa em um papel e pense em como você gostaria de usar cada espaço.

Além disso, é importante considerar suas necessidades específicas; por exemplo, se você tem uma família, precisará de espaços em comum amplos para acomodá-la confortavelmente.

Fonte: Pinterest

Busque inspirações

Uma vez que você sabe o que quer, a busca por inspirações te auxiliará a ter ideias de decoração. Entretanto, é importante ter em mente as prioridades de compra. Afinal, espaço é precioso e você deve usá-lo com cuidado.

Mas antes de partir para os móveis e itens decorativos, selecione os materiais para as paredes e piso. Então, você poderá sondar os móveis e as cores que irão compor o seu espaço. Então, escolha os acessórios e objetos decorativos que darão à sua casa um toque pessoal.

Fonte: Pinterest

Lembre-se: neste processo, menos é mais. É importante não sobrecarregar qualquer ambiente com muitos elementos diferentes; em vez disso, escolha apenas alguns itens essenciais para criar um visual limpo e organizado.

Com um pouco de planejamento e inspiração, você pode criar facilmente a casa dos seus sonhos!

– Decorando uma casa pequena

Uma casa pequena pode ser um desafio decorativo, mas também pode ser um lugar aconchegante e acolhedor. Aqui estão algumas dicas para decorar uma casa pequena:

Aqueles móveis que servem mais de um propósito são perfeitos para espaços pequenos. Por exemplo, uma mesa de jantar que se dobra em uma mesa de café ou uma cama que levanta para revelar um espaço de armazenamento embaixo.

Fonte: TP Arquitetura e Interiores
  • Escolha cores claras e neutras para as paredes

Pintar as paredes de cores claras irá ampliar visualmente o espaço.

Fonte: Terra
  • Use espelhos para criar a ilusão de espaço.

Espelhos refletem a luz e fazem com que o ambiente pareça maior do que realmente é. Coloque espelhos em áreas estratégicas da sua casa, como perto da janela ou na parede oposta à porta.

Fonte: Pinterest
  • Organize os móveis de forma a criar fluxos de tráfego.

Espalhar os móveis pelo quarto não só tornará o ambiente visualmente maior, como também permitirá que você circule livremente pelo quarto sem ter que contornar obstáculos.

Fonte: Tua Casa
  • Selecione peças decorativas minuciosamente

Escolher apenas algumas peças decorativas especiais irá evitar que o ambiente fique sobrecarregado e visualmente confuso.

Escolha itens que sejam bonitos e funcionais, como uma escultura que também sirva como lâmpada ou um vaso decorativo que também possa ser usado como porta-retratos.

– Dicas para aproveitar o espaço da melhor forma possível

Para aproveitar o espaço da melhor forma possível, é importante planejar cuidadosamente a disposição dos móveis e objetos.

Afinal, é preciso pensar em como o ambiente será utilizado e quais as atividades que serão realizadas ali. Além disso, é importante escolher móveis e objetos de acordo com o tamanho do espaço disponível.

Outra dica para aproveitar o espaço da melhor forma possível é investir em móveis multifuncionais. Isso significa escolher móveis que possam ser usados de diversas maneiras, ou seja, que tenham mais de uma função.

Por exemplo, uma mesa pode servir tanto para jantar quanto para trabalhar ou estudar. Já um sofá pode virar uma cama para hospedar visitas inesperadas.

Não se esqueça de investir em soluções inteligentes de armazenamento. Isso significa escolher móveis com gavetas, portas e prateleiras para guardar os pertences. Um espaço embaixo da escada é ideal para aumentar seu espaço de armazenamento.

Fonte: Pinterest

Além disso, é interessante utilizar caixas, cestos e potes para organizar os objetos de forma prática e funcional.

– Por fim, é preciso lembrar que a iluminação também pode influenciar na sensação de amplitude do ambiente. Portanto, invista em luz natural e em luminárias que difundam uma luz suave e agradável.

– Transformando sua casa em um lar aconchegante

Para transformar sua casa em um lar aconchegante, você pode começar pensando nas cores que você quer usar nas paredes e nos móveis. Escolha tons que transmitam aconchego, como o amarelo, o laranja e o vermelho.

Você também pode usar estampas floridas e outros padrões para dar um toque alegre à decoração.

Foto: Pinterest

Outra ideia é escolher móveis confortáveis, como sofás de couro macio e poltronas aconchegantes.

Para finalizar, não se esqueça de adicionar alguns toques pessoais, como fotos de família e objetos que te façam lembrar de bons momentos.

– O que evitar ao decorar uma casa pequena?

Além dos acertos, também é importante tomar cuidado ao decorar uma casa pequena, pois um erro pode facilmente tornar o ambiente claustrofóbico. Aqui estão algumas dicas para evitar esse problema:

  • Não use móveis grandes demais

Um sofá gigante ou uma mesa de jantar vai dominar a sala e deixar o espaço se sentindo apertado. Opte por móveis mais compactos ou customize seus tamanhos para se adequarem às suas necessidades.

Fonte: Tua Casa
  • Não coloque muitos objetos em cada superfície.

Deixar apenas alguns itens em cima da mesa ou do aparador vai dar a impressão de que há mais espaço disponível.

Fonte: Tua Casa

Escolha as cores cuidadosamente.

Tons claros tendem a ampliar o espaço, enquanto tons escuros podem fazer com que ele pareça menor do que realmente é. Portanto, experimente diferentes combinações até encontrar aquela que melhor se adapta à sua casa pequena.

Inspirações para a decoração da sua casa pequena!

Para te ajudar nessa árdua missão de definir o que colocar em sua casa pequena, selecionamos algumas dicas para você.

Busque sempre a luz natural

A luz natural é capaz de trazer ao ambiente uma sensação de paz e serenidade. Como sua casa não é ampla, o uso desse artifício irá tirar um pouco o foco da falta de espaço, e abrir caminho para deixar em evidência seus móveis e itens de decoração.

Fonte: Casa de Valentina

Dê preferência à cortinas grandes

Para auxiliar na sensação de espaço, o uso de cortinas que vão do teto ao chão são capazes de dar a sensação que o ambiente é maior em questão de altura. Dessa forma, fará com que sua casa pareça ser maior do que de fato é.

Fonte: Pinterest

Lustres e luminárias

Uma casa pequena não precisa ser uma casa escura, não é mesmo? Por isso, aproveite que você possui ambientes menores para iluminar e use e abuse de lustres e luminárias. Afinal, quando o assunto é pouco espaço, toda decoração suspensa é valida. Então, uma decoração suspensa e útil é uma opção imperdível.

Fonte: Jeito de Casa

Faça paredes de espelhos

Tudo bem, essa não é uma opção muito barata. Portanto, se você quer uma parede com muitos espelhos, o ideal é já planejar isso desde o início da reforma. Entretanto, seu dinheiro não será gasto em vão.

Afinal, os espelhos refletem o ambiente e deixam a sensação de continuidade do espaço. Além disso, você poderá checar como está sua roupa ou cabelo antes de sair para aquela festa mesmo após já ter saído do banheiro.

Fonte: Tua Casa

Ilhas funcionais

Engana-se quem acha que as ilhas são apenas para mansões e apartamentos exorbitantes em condomínios de luxo. Afinal, esse recurso é muito indicado para quem precisa de um espaço extra na cozinha. Seja para preparar alimentos ou realizar refeições, as ilhas e bancadas casam perfeitamente com ambientes pequenos.

Fonte: Tua Casa

Integre os ambientes

Afinal, nada mata mais do que uma casa do que um labirinto de portas e corredores. Por isso, busque deixar seu ambiente fluido, dando a ele uma sensação de continuidade. Além de melhorar o visual de sua casa, todos os membros da família poderão interagir melhor entre si.

Fonte: Casa de Valentina

Decorações geométricas

Os itens decorativos geométricos podem ser um pouco polêmicos. Entretanto, não há como negar que quando bem empregados, as sensações 3D dão ao ambiente uma sensação de profundidade impossível de ser gerada por uma estampa ou parede lisa.

Fonte: Casa de Valentina

Dicas de móveis para sua casa pequena

Banqueta Bertoia

Ideal para compor ilhas, as banquetas Bertoia foram idealizadas pelo designer Harry Bertoia em 1952. Inovadora na época e também agora, sua aparência delicada é capaz de combinar conforto e beleza através de sua estrutura de aço soldado e almofadas revestidas.

Além disso, seu tom cobreado combina de forma perfeita com os tons claros ideais para ambientes pequenos.

Conjunto de Jantar Warren Platner

O conjunto de jantar lançado em 1960 na Coleção Platner é exclusiva, feita sob encomenda, e conhecida pelos amantes de design. Afinal, sua estrutura é formada por hastes de aço curvas que são soldadas artesanalmente à uma base circular.

Ao optar por esse conjunto, você garante que sua casa pequena em nada perderá em luxo para ambientes amplos.

Além de sua beleza, suas cadeiras são revestidas em acabamentos como couro, linho e suede. Essa opção de personalização permite que você componha a sua sala de jantar exatamente da forma que deseja.

Poltrona Barcelona Inox

Para fornecer ao seu ambiente um ar clássico e requintado sem ocupar muito espaço, você pode adicionar a sua lista de compras a maravilhosa poltrona Barcelona Inox.

Essa poltrona é um clássico digno de realeza, afinal, foi criada originalmente para um rei espanhol em 1929. Apesar de ser gigante em beleza, a poltrona Barcelona é ideal para compor qualquer tipo de ambiente – mesmo aqueles com pouco espaço.

Conclusão

Apesar da falta de espaço ser uma limitação a ser superada, ela não irá impedir que você tenha a casa requintada que você tanto deseja. Afinal, aqui te mostramos diversas ideias e inspirações que provam que muitas vezes, menos (espaço) é mais (aconchego).

Por isso, arregace as mangas, debruce sobre nossas dicas e comece o mais rápido possível a transformação da sua casa em um verdadeiro lar.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *