Cozinha com ilha: dicas de decoração e estilos

Tempo de leitura: 8 minutos

Rate this post

Saiba como ter uma cozinha com ilha!

Quando o assunto é cozinha, muitas pessoas sonham em ter uma com ilha. A cozinha com ilha oferece mais praticidade, além de deixar o ambiente super moderno e contemporâneo, tudo para quem procura ter uma casa mais sofisticada. 

A ilha conta com uma bancada centralizada, nela pode-se inserir pias com torneiras, fornos, cooktops e cadeiras, facilitando a alimentação e o preparo dos alimentos. Mas para ter uma cozinha com ilha é preciso entender como funciona e quais os melhores produtos para montar tudo. 

Neste artigo, mostraremos as principais dicas e informações para que você possa montar sua cozinha com ilha perfeitamente e que não falte nada. Portanto, fique até o final e anote todas as dicas. Boa Leitura!

Imagem: Canva Photos

Dicas para ter uma cozinha com ilha

Quer montar uma cozinha com ilha mas não sabe por onde começar? Calma, a seguir mostraremos algumas das principais dicas para quem procura montar uma em casa e os principais produtos, assim ficará bem mais fácil a tarefa de montar a cozinha perfeita. Fique atento!

Confira o tamanho necessário para ter uma ilha

Antes de mais nada, é preciso conferir o tamanho da sua cozinha. Os modelos disponíveis de cozinha com ilha são referentes aos metros quadrados do ambiente, por isso antes de comprar os materiais, confira o espaço disponível.

Se sua cozinha é pequena, não se preocupe pois é possível fazer uma cozinha com ilha em espaços mais compactos, mas profissionais da área recomendam que tenham no mínimo 0,70m de distância entre os móveis. Dessa forma, haverá uma melhor circulação e para que seja confortável tanto para quem cozinha quanto para quem precisa passar pelo ambiente.

Imagem: Canva Photos

Veja de qual material vai ser a ilha

O material escolhido para a ilha é um fator muito importante, pois é com ele que a sua cozinha com ilha será fabricada e dependendo do material, pode prejudicar o ambiente. Por isso, atente-se a esse detalhe antes de comprar, pois isso irá afetar de forma direta a decoração do cômodo e consequentemente, da casa.

Se você busca uma higienização com facilidade, escolha materiais que ofereçam essa opção. Existem diversos materiais, mas os mais populares são as ilhas feitas com mármore, granito, silestone, corian, ardósia, laminado, laminado entre outros.

Imagem: Canva Photos

Pense em investir em uma lixeira embutida na ilha

Com um toque super moderno e elegante, as lixeiras embutidas são produtos que vem ganhando espaço nas cozinhas com ilha, isso se dá pelo fato de otimizar o espaço e deixar o ambiente ainda mais contemporâneo e o melhor, muito mais organizado e refinado.

Mas atualmente existem diversos modelos, tamanhos e tipos de lixeiras embutidas, mas escolhendo o material da sua ilha, fica mais fácil escolher a lixeira. Antes, verifique o tamanho do recipiente, se o material é adequado (normalmente as de aço são as mais indicadas) e a tampa do produto. Caso esteja pensando em adicionar uma dessas ao seu projeto de cozinha com ilha, não deixe de conferir as 10 melhores lixeiras embutidas de 2022 e saiba qual a melhor opção para o seu ambiente.

Imagem: Canva Photos

Saiba como vai ficar a disposição de luzes na ilha

A iluminação é outro ponto super importante e que deve ter toda atenção na hora de escolher, pois uma iluminação mal feita pode afetar o bem-estar e a preparação dos alimentos, deixando um ambiente escuro e sem visualização. Por isso priorize objetos e lâmpadas que favoreçam uma visualização perfeita.

Sabendo que a ilha fica centralizada na cozinha, é importante ter uma iluminação em cima da bancada, geralmente usam-se pendentes para cumprir essa função. Existem diversos modelos e tamanhos, todos com o objetivo de iluminar melhor a ilha. E para melhorar esse ponto, use também lampadas brancas!

Imagem: Canva Photos

Veja qual vai ser a funcionalidade da ilha

Muitas pessoas ao optarem por ter uma cozinha com ilha não sabem ao certo a funcionalidade da ilha no ambiente, para isso é preciso verificar suas necessidades e expectativas com a nova decoração. 

Ilhas podem funcionar como armário e bancada ou mesa, já que feitas com materiais fáceis de limpeza e um espaço maior que o da pia, é usado para preparar o ambiente. Já outras pessoas usam como pia, colocando torneiras e escorredores, garantindo a limpeza dos utensílios da cozinha. 

E também há quem opte por fazer da ilha o local de preparo dos alimentos, embutindo fogões e fornos. São muitas opções, mas priorize a que atenda melhor suas necessidades.

Imagem: Canva Photos

Estilo de cozinha com ilha

Sabendo como se monta uma cozinha com ilha, você observou os principais materiais, espaço e iluminação, agora chegou a hora de observar os estilos da sua cozinha. Atualmente, existem estilos indicados para cada gosto pessoal e isso vai de cada um, optando por um mais sofisticado, mais moderno, rústico entre outros. Ficou curioso? Então continue a leitura!

Moderno

Se você prefere uma cozinha com ilha com uma cara mais moderna, é indicado escolher móveis com esse toque mais contemporâneo. Os armários devem ser mais clean, com cores neutras e toques modernos em seus puxadores e detalhes. Essa modernidade pode ser vista também nas linhas e desenhos dos armários, pois existem alguns com formas diferentes que fazem toda diferença. 

Outra dica para deixar o ambiente mais moderno, são os revestimentos da cozinha. Você pode diversificar na escolha das cores e texturas, podendo ser diferentes e aumentando ainda mais a personalidade do seu cômodo. São várias opções de armários, torneiras e decorações para sua cozinha!

Imagem: Canva Photos

Minimalista

As cozinhas com ilha com o estilo minimalistas vem ganhando cada vez mais espaço nas residências. Aqui nessa decoração, o ditado do “menos é mais”funciona perfeitamente, pois não se faz o uso de muitos elementos e é considerado um estilo mais funcional. Essa decoração pode estar ligada a outros três estilos, como contemporâneas, rústicas e modernas.

Geralmente, os arquitetos apostam em um ambiente com armários menores e clean, cadeiras com cores iguais e o mínimo de objetos de decoração, tudo para deixar o cômodo mais amplo e limpo visualmente e com o aspecto de organização.

Imagem: Canva Photos

Rústico

Já o estilo rústico para cozinha com ilha deixa o ambiente super diferente e o melhor, com a sensação de aconchego muito grande. Pessoas que gostam de estar com a família e cozinhar para muitas pessoas tendem a optar por esse estilo. 

E para decoração, recomendam-se usar móveis em madeira que deixem esse aspecto e revestimentos como paredes em pedras ou revestimentos como tijolos reais ou superficiais. Os objetos você pode escolher os que possuem tons terrosos ou próximo da paleta de cores do marrom.

Imagem: Canva Photos

Contemporâneo

Na hora de pensar na decoração de uma cozinha com ilha com estilo contemporâneo, é preciso saber que esse estilo requer toques refinados e modernos, com uma combinação perfeita entre os móveis e os itens de decoração. Para isso, é preciso priorizar móveis com cores claras, para deixar o ambiente mais clean e equilibrado.

Além disso, os produtos tendem a conversar com a tecnologia, deixando-os super descolados. Nas cores, opte pelas mais claras ou a famosa dobradinha, o branco com detalhes preto ou vice-versa, na cozinha contemporânea o uso de cores mais vivas são vistas em detalhes. E o uso de vidros e transparência é outro ponto forte no estilo contemporâneo.

Industrial

O estilo industrial é algo que deixa a cozinha com uma ilha super diferente e com uma personalidade única. As principais características desse estilo são os móveis em madeiras e metais, revestimentos com tijolos, cimento queimado e detalhes metálicos e uma paleta monocromática em cinza, preto e branco.

Outro ponto alto dessa decoração é a estrutura aparente da parte elétrica e hidráulica, já que ela foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial, intensificando o conceito de uma estrutura mais vintage. As cores do armário e dos móveis devem seguir a mesma linha de cor e o que muda são os detalhes como puxadores e decoração.

Imagem: Canva Photos

Tenha uma cozinha com ilha e aproveite!

Agora que você já viu como funciona e como monta uma cozinha com ilha, a tarefa de escolher os móveis, o estilo e os itens de decoração ficaram mais fáceis. Essa cozinha é super moderna, deixando sua casa mais refinada e cheia de personalidade.

Existem estilos diferentes que você consegue deixar sua cozinha com sua cara. E a ilha tem como objetivo integrar mais as pessoas, deixando todos mais próximos, além de otimizar o espaço do seu cômodo, deixando visivelmente mais amplo e ótimo para proporcionar ótimas experiências.

Se estava em dúvida sobre sua cozinha com ilha, fique tranquilo. Agora é escolher os materiais, o estilo, os móveis e os itens de decoração e partiu compras!

Imagem: Canva Photos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.