Cozinha moderna: revestimentos, móveis e ornamentos

Tempo de leitura: 4 minutos

Rate this post

Imagine a casa mais linda do mundo para você. Então, essa visão na sua cabeça é o que poderíamos chamar de ‘conceito’. Agora, assim como você, outras pessoas têm pensamentos iguais, de acordo com o momento que vivem, e que os decoradores traduzem como ‘tendência’. Pois uma tendência atual é a decoração moderna para cozinha. Saiba como é no texto a seguir.

cozinha moderna metal x madeira
Imagem via: Viva Decora

Existe diferença nos projetos de cozinha moderna?

Certamente. As cozinhas tradicionais de antes eram mais fechadas, pouco ventiladas e menos seguras. 

O que vemos agora é um novo conceito de moradia, com plantas de ambientes mais abertos, integração total entre cozinha, salas e varanda. E nesse layout aberto, balcões e ilhas fazem a limitação das zonas funcionais.

E, nesse tipo de cozinha uma boa iluminação é considerada algo essencial – incluindo luz naturais e luzes de apoio artificiais.

Além disso, outra coisa bem observada é a distribuição adequadamente espaçada entre elementos principais, pia, geladeira e fogão. Esse último, em especial, colocado perto de uma abertura de ventilação e longe suficiente da rota de fuga, tentando evitar que desastres aconteçam.

Por fim, devemos citar também as estratégias adotadas para a compartimentação vertical da cozinha. A ideia é fazer o aproveitamento total da área em todos os sentidos. Se todo centímetro puder ser bem aproveitado, melhor. 

A solução dos armários modulados é um diferencial nesse momento, com nichos individuais de larguras, profundidades e subdivisões diferentes. Por exemplo:

  • armários e balcões de portas simples e dois nichos internos;
  • balcões gaveteiros simples e gavetões paneleiros;
  • nichos únicos abertos e com portas de pistão;
  • nichos garrafeiro, porta toalhas, porta lixeira e porta condimentos;
  • torre para microondas e forno embutidos;
  • nicho para máquina de lavar louças embutida;
  • nicho para freezer;
  • e torre paneleiro.
cozinha moderna cor preta
Imagem via: Viva Decora
cozinha moderna usando metal e madeira na composição
Imagem via: Viva Decora

Como usar cores e revestimento em uma decoração de estilo moderno?

A tecnologia para revestimentos de piso, paredes e móveis evoluiu tanto nos últimos anos que, agora, podemos criar projetos de cozinha com muita mais personalidade.

Além dos tradicionais azulejos, temos no mercado os fantásticos porcelanatos, além das pastilhas, tijolinhos, placas de espelho, elementos em 3D e até papéis de parede vinílicos. Sem contar com os vidros, laca e laminados para tamponamento de armários.

Em resumo, o resultado são cozinhas com vários detalhes coloridos, estampados, brilhantes e outros, que podem criar os efeitos mais impressionantes de decoração. 

Por exemplo, pedras sintéticas que imitam outras pedras naturais, resinas pigmentadas que criam áreas com figuras abstratas, e painéis adesivados com tema culinária. E ainda precisamos citar os cimentos e madeiras envernizadas em balcões.

E o mais legal da contemporaneidade é que não precisamos criar projetos que expressam apenas o presente e o futuro, mas que lembrem o passado. 

Por isso mesmo é que várias linhas de revestimentos para cozinha vendidas hoje no mercado simulam o bom design desenvolvido em épocas anteriores. É o caso das placas que imitam ladrilho hidráulico em vários formatos e cores.

cozinha com portas de vidro
Imagem via: Viva Decora
cozinha com predominância de cinza e preto
Imagem via: Viva Decora

Qual deve ser o ponto principal da cozinha moderna?

É interessante esta pergunta, pois em cada situação de projeto podemos ter uma resposta diferente para ela. Também devemos considerar que cada cultura lida com a decoração de interiores de um jeito diferente. 

Por exemplo, no Brasil, as pessoas gostam de ostentar suas conquistas; por isso, as cozinhas das suas casas podem ter como foco principal os eletrodomésticos. Mas não precisa ser assim.

O foco principal de uma cozinha pode ser outro. Por exemplo, o pano de fundo de  entre o balcão de pia e os armários aéreos. 

Também uma ilha central, uma grande janela para o jardim, uma sequência de luminárias pendentes, as portas dos armários e até um piso, a depender. Lembrando que o destaque precisa ser dado por um propósito, desviando a atenção para algo de mais positivo no ambiente.

cozinha com balcão
Imagem via: Viva Decora
cozinha com balcão em L
Imagem via: Viva Decora
sala de jantar integrada sem separação de ambientes
Sala de jantar integrada à cozinha. Imagem via: Viva Decora

Mas… uma cozinha moderna precisa ser “futurista”?

Como dito antes, sim, pode ser voltada ao passado. Porque olhar para o passado também traz bons ensinamentos. E trazer para casa esse sentimento de nostalgia pode fazer a família resgatar velhas práticas. 

Em outras palavras, uma cozinha em estilo rústico, vintage ou outro tende a fazer as pessoas lembrarem dos velhos momentos e querer de volta as gostosas reuniões de família.

Mas não é preciso compor a cozinha apenas com itens que pareçam ser antigos – seria retrô demais. Uma alternativa mais interessante e acertada é dar alguns “toques do passado” à decoração. 

Por exemplo, ter móveis modernos com um azulejo dos anos sessenta de fundo; banquetas estilo anos cinquenta junto da ilha; ou expor em nichos abertos louças, panelas e utensílios que pareçam herdados.

usando um balcão suspenso
Imagem via: Viva Decora
adição de uma estante de vinhos
Imagem via: Viva Decora

Que acha de deixar sua cozinha mais moderna? Use essas ideias!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *