Grandes obras de Lina Bo Bardi

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você é um apaixonado por arquitetura está no lugar certo!

Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre as grandes obras de Lina Bo Bardi, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Casa de Vidro, Sesc Pompéia e Teatro Oficina.

Em primeiro lugar, vamos conhecer quem ela foi e logo depois, falaremos um pouco mais sobre suas obras.

Nascida em Roma em 1914, ela estudou arquitetura e logo depois de se formar, resolveu se mudar para Milão. Nesse meio tempo, Lina trabalhou para Gio Ponti, um famoso arquiteto e designer italiano. Posteriormente, foi editora da Revista Quiaderni di Domus.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Lina teve seu escritório bombardeado e decidiu junto com seu marido, se mudar para o Brasil. Logo em seguida, se naturalizou brasileira.

Lina Bo Bardi foi a primeira arquiteta brasileira a receber o Leão de Ouro, prêmio pelo resultado de sua ilustre carreira.

Conhecida pelo estilo de arquitetura moderna, sobretudo pela sua admiração pela arte popular, Lina sempre inovava em seus projetos. Características como simplicidade e integração a tornaram uma grande influência no Brasil no século XX.

Lina Bo Bardi.
Imagem: https://casacor.abril.com.br

O período em que viveu no Brasil ficou marcado por grandes obras e logo se tornou uma inspiração no país.

Veremos em seguida, um pouco mais sobre seus projetos que marcaram gerações.

Lina Bo Bardi e suas obras

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) é a obra mais conhecida de Bo Bardi, assim como um dos pontos turísticos mais populares de São Paulo. Afinal, foi um projeto bastante ousado!

MASP – Museu de Arte de São Paulo.
Imagem: https://br.pinterest.com

Pensado em cada detalhe, o museu ficou conhecido por suas grandes colunas vermelhas; salões amplos com cavaletes transparentes e o famoso “vão do MASP”.

Na época de sua reforma, a prefeitura exigiu que o projeto não perdesse a vista para a Avenida Nove de Julho.

Lina, com toda sua criatividade, projetou uma praça para o uso da população. Como resultado, parte do museu ficou suspensa, propondo um design fascinante!

A obra se tornou um marco na arquitetura do século XX. Além disso, ele foi o primeiro museu moderno do país.

A primeira obra de Lina Bo Bardi

A primeira obra da arquiteta é também uma das mais famosas. Projetada por Lina, a casa foi sua residência por mais de 40 anos.

A Casa de Vidro recebeu esse nome logo após ser mencionada por Gio Ponti em uma revista

A primeira casa de Lina Bo Bardi
Imagem: https://www.vivadecora.com.br

A princípio, o casal escolheu um lote rico em vegetação. E acima de tudo, Lina demonstrou um enorme respeito pelo local, preservando a natureza em volta da casa.

Além disso, ela soube aproveitar a beleza do lugar e portanto, optou por usar vidro no lugar das paredes. Pois assim eles conseguiam desfrutar da vegetação externa para compor o ambiente. Podemos dizer que ela acertou em cheio com essa escolha, não é mesmo?

Outro cômodo que chamou a atenção na construção da casa foi a cozinha em estilo industrial.

Cozinha da casa de Lina Bo Bardi.
Imagem: https://www.vivadecora.com.br

Enquanto moraram na casa, eles receberam muitas visitas. Frequentemente, acolhiam grandes nomes como Max Bill, Gio Ponti, Calder, John Cage, Aldo van Eyck, Glauber Rocha e Gilberto Gil.

Atualmente, a casa é sede do Instituto Bardi e se consagra como um importante lugar de memória e preservação da vida do casal. Além de ser aberto para visitações.

Grandes obras :: Sesc Pompéia

Outra obra bastante conhecida é o Sesc Pompéia, que é uma verdadeira obra de arte!

Antes de tudo, vale ressaltar que ele garantiu a Lina o prêmio de 6ª melhor construção de concreto do mundo, segundo o jornal The Guardian.

O projeto manteve a estrutura original da antiga fábrica, contudo sem as paredes internas para abrigar um amplo salão. Teatros, quadras esportivas e espaços para exposição são algumas das atrações do local.

Sesc Pompéia.
Imagem: https://www.archdaily.com.br/br

O projeto se tornou um dos principais pontos culturais de São Paulo, e por lá passam cerca de 1 milhão de pessoas por ano. Vale lembrar que esses são dados de antes da pandemia, ok?

Grandes obras :: Teatro Oficina

Por último, vamos conhecer um pouco mais o Teatro Oficina.

Fundado na década de 1960, ele passou por um novo processo de reforma em 1984 e contou com a colaboração de Lina Bo Bardi e o também arquiteto Edson Elito.

Assim como Sesc Pompéia, o objetivo da reforma do teatro era aproximar o público à cultura. Desse modo, foi construído uma passarela central e galerias laterais, onde as pessoas sentariam ao redor do espetáculo.

Teatro Oficina.
Imagem: https://www.archdaily.com.br/br

O projeto também contou com alguns recursos para melhorar a circulação de ar. Conforme o planejado, foram usados exaustores eólicos e aberturas no nível do térreo, bem como elementos naturais. As plantas usadas no local, transmitem um pouco a natureza tão abundante no Brasil.

Definitivamente, não dá para não se apaixonar pelas obras de Lina Bo Bardi! Ela nos deixou um patrimônio rico em história. Em outras palavras, cercado por ideias criativas e design inovador.

Como resultado, ela ficou marcada na arquitetura brasileira e frequentemente é lembrada por suas belíssimas obras.

Conheça a Essência Móveis

Somos uma loja de alta decoração que fornece móveis de design com preço justo, ajudando você a melhorar a estética do seu ambiente.

Prezamos pelo atendimento exclusivo, desde o primeiro contato até o acompanhamento do produto depois de entregue.

Nosso grande diferencial é o cliente conseguir personalizar o produto que possui fabricação artesanal.

Quer saber mais sobre móveis de design? Então acesse nosso site e não deixe de acompanhar nossas publicações no instagramfacebookpinterest e youtube.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *