Como montar um jardim de inverno para sua casa?

Tempo de leitura: 5 minutos

Na falta de conectividade com a natureza que as pessoas que moram em prédios encontram, o jardim de inverno tem se apresentado como uma solução aos que buscam tal vivência.

Em outros tempos, as pessoas usavam este tipo de jardim como um ambiente de lazer durante os períodos mais frios do ano, mas hoje ele serve como um local para cultivar plantas, tendo em vista que a maioria das residências não tem espaço específico.

Veja a versão em vídeo deste conteúdo

O cuidado com as plantas pode promover o tão desejado contato com a natureza diariamente, muitas vezes impossibilitado de outras formas por conta da rotina de trabalho. Existem dois tipos de jardim de inverno: com e sem paredes de vidro.

jardim de inverno estufa
Você pode cultivar seu jardim de inverno em pequenas estufas.

Jardim de inverno sem paredes

Não há uma separação específica do espaço no qual estão inseridas as plantas e o restante da casa. Pode ser o mais recomendado, uma vez que as plantas necessitam da recepção de luz para realização da fotossíntese.

A fotossíntese é o processo de obtenção de energia para realização das funções vitais da planta, ou seja, é como a nossa respiração. Para isso, a planta capta a luz solar e a converte em compostos que vão mantê-la viva.

Recomendamos o uso de estrutura metálica ou material pergolado de madeira para deposição de plantas que se estendem horizontalmente, porque isso permite uma adequada ornamentação do ambiente.

Pode-se optar pelo uso de cobertura. Contudo, tenha em mente quais plantas usará para saber se necessitam de muita ou pouca luz solar.

jardim de inverno flores
Plantas na varanda.

Jardim de inverno com paredes de vidro

O uso das paredes de vidro pode servir para delimitar o ambiente do jardim e fornecer proteção contra intempéries como chuvas colossais, por exemplo. O isolamento do vidro também confere elegância ao jardim montado.

Pode adotar também o uso de cobertura. Se não optar pelo uso, fique atento à possibilidade de acúmulo de água no local, por estar delimitado com as paredes, evitando um afogamento.

jardim plantas
Jardim de inverno com paredes de vidro.

5 passos para montar seu jardim

Pois bem, ficou interessado no que foi dito e quer montar seu jardim? Confira esses 5 passos que separamos para te ajudar nessa empreitada:

1 – Escolher o local

Por serem flexíveis, os jardins de inverno podem ser colocados em uma variedade de ambientes. Você pode optar por locais como:

  • Sala de estar;
  • Sala de jantar;
  • Embaixo da escada;
  • Dentro ou próximo ao banheiro;
  • Área externa;
  • Escritório (se você tiver um em casa).

Além de muitos outros pontos que podem receber esse belo espaço, bem como agregar valor para a sua casa.

jardim de inverno em casa
Por exemplo, seu jardim pode ser na sala de estar próximo das janelas.

2 – Definir as plantas adequadas

Há diversos tipos de plantas que podem ser adotados para uso neste tipo de jardim, contribuindo para o projeto de paisagismo de alto padrão, se for a necessidade.

Na maioria dos casos, busca-se optar por plantas que necessitam de menos luz solar, porque ao ficarem no interior dos apartamentos ou casas, não há luz em abundância. 

No entanto, se deseja colocar em área externa como no seu jardim, pense em plantas que sejam resistentes ao excesso de chuvas, evitando a possibilidade de morte pelo acesso à água em grandes quantidades. Por exemplo, Espada-De-São-Jorge e Aspidistra.

cantinho das plantas
Plantas que são resistentes à excesso de água.

3 – Buscar favorecer a iluminação natural

Evite barrar ou reduzir o acesso das plantas à iluminação natural, pois mesmo as plantas que vivem bem no escuro precisam de um pouco de luz ou claridade.

Se não for possível ter acesso a iluminação natural, uma opção é contratar empresas de instalações elétricas a fim de pensar em uma proposta que promova acesso à luz, neste caso artificial, das plantas.

jardim de inverno folhagens
Certamente a iluminação pela luz do sol seria o ideal.

4 – Utilizar objetos decorativos

Quando tudo está ajeitado, consequentemente vem a decoração, para deixar os jardins de inverno com a sua personalidade. Por isso, dê seus toques pessoais adquirindo objetos como pedriscos, fontes de água, decks de madeira, casca de pinho e gaiolas decorativas.

Por outro lado se seu espaço for reduzido, use a verticalização das plantas a seu favor, empregando estruturas em metal ou madeira à disposição.

plantas pequenas
Vasos decorados para jardim.

5 – Fazer manutenção periodicamente

Você pode realizar a manutenção de seu jardim por meio de podas, regas e observância da iluminação. Retire as folhas secas, musgos e outras plantas parasitas.

jardinagem
Nunca se esqueça de cuidar do seu espaço.

O jardim de inverno será sua conexão com a natureza

Este tipo de jardim para interiores é muito versátil por ter sua realização mesmo dentro de ambientes com metragem reduzida. Sua montagem é simples e tem custo variável, conforme escolha de plantas e disposição no espaço.

Se estiver inseguro em relação aos tipos de plantas, disposição e montagem dos jardins de inverno, pode optar pela contratação de empresas de jardinagem que são especialistas nesse tipo de serviço.

O mais importante é que sua conexão com a natureza está assegurada, mesmo em momentos frios do ano, além de proporcionar elegância ao ambiente

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *