Projetos Arquitetônicos: 6 Obras que marcaram época

Tempo de leitura: 7 minutos

Projetos arquitetônicos e urbanísticos marcantes estão entre os tipos de obra mais democráticas que existem. Estar numa cidade onde o urbanismo é bem projetado e as obras conversem bem entre si é uma experiência fantástica!

Neste artigo, nós da Essência Móveis, trouxemos 6 projetos arquitetônicos e urbanísticos executados no Brasil que marcaram época. Portanto, estes projetos são exemplos até hoje de como um projeto de arquitetura pode fazer a diferença na paisagem de uma cidade muitos anos (e até mesmo séculos) após a sua inauguração.

Vamos conhecer estas obras?

6 projetos arquitetônicos e urbanísticos que marcaram época no Brasil

Masp

Fonte: Blog EZ

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) é o principal museu de arte contemporânea da América Latina.

Em seu acervo, obras de imensa relevância de autores como Candido Portinari, Claude Monet, Pablo Picasso e Vincent Van Gogh fazem com que este local seja procurado por pessoas diversas pessoas que buscam entender melhor o mundo dos quadros e pinturas, vendo uma destas obras de perto.

Além de pinturas, há também esculturas como a Pietà (Lamentação sobre o Cristo Morto), do século XVI. Todas estas obras estão disponíveis para visitação e o tour dentro do museu pode ser feito em aproximadamente 2 horas.

Projetos Arquitetônicos
Fonte: Melhores Destinos.

Porém, até mesmo do lado de fora, o Masp se impõe como uma verdadeira obra de arte arquitetônica: Com o maior vão livre da América Latina (74 metros entre seus pilares), era o maior de sua construção. Embaixo desta edificação, pessoas utilizam o vão livre para fazer as suas manifestações culturais ou usá-lo de ponto de encontro.

Toda esta obra arquitetônica foi projetada por Lina Bo Bardi, arquiteta ítalo-brasileira casada com Pietro Bardi, o idealizador do museu.

Conheça um pouco mais sobre outras obras desta incrível arquiteta, clicando aqui!

Museu do Ipiranga

Projetos Arquitetônicos
Fonte: São Paulo Bairros

Outra obra muito importante da capital paulista é o Museu do Ipiranga – Hoje também conhecido como Museu Paulista. Este é um museu localizado no Parque da Independência, na zona Sudeste de São Paulo.

Seu projeto começou alguns anos após a independência do Brasil do império Português para marcar a vitória de Dom Pedro, que deu o seu grito exatamente às margens do Ipiranga. 

Entretanto, sua construção aconteceu muitos anos depois – Em 1884, o arquiteto italiano Tomasso Gaudenzio Bezzi foi chamado para realizar os primeiros esboços do que viria a ser o Museu do Ipiranga. bairro do Ipiranga, na zona sudeste de São Paulo.

Seus primeiros esboços foram baseados nos de palácios renascentistas, mas utilizando um estilo eclético. As obras se iniciaram em 1885 e finalizadas em 15 de novembro de 1890, um ano após a proclamação da República feita por Deodoro da Fonseca.

Embora muitos possam imaginar que todo o projeto foi feito nesta época, incialmente não havia nenhum trabalho ou projeto de paisagismo. Apenas em 1890, um paisagista belga chamado Arsênio Puttemans fez o projeto paisagístico dos jardins da independência. Seu projeto durou por duas décadas, quando foi substituído pelo do alemão Reynaldo Dieberge.

Este inclusive, é o paisagismo que dá origem aos jardins como conhecemos nos dias de hoje.

Conjunto arquitetônico de Brasília

Projetos Arquitetônicos
Fonte: Jornal de Brasília

Uma das cidades-símbolo da arquitetura brasileira é Brasília. Com arquitetura e urbanismo de ninguém menos que Oscar Niemeyer, a cidade é sinônimo de bom gosto e planejamento urbanistico.

Além disso, o paisagismo de Burle Marx faz com que o projeto da cidade fique ainda mais completo e, mesmo 60 anos depois, ainda seja uma verdadeira obra de arte.

Entre as principais obras arquitetônicas de Brasília, podemos destacar a Catedral Metropolitana de Brasília, o Palácio do Planalto,o Prédio do Congresso Nacional, o Memorial JK e o Palácio da Alvorada.

Podemos dizer que Niemeyer fez história ao trabalhar o projeto de Brasília com os seus traços. Obras curvas em concreto e que conversam bem entre si, fazendo com que praticamente qualquer edifício na cidade seja reconhecido por apenas alguns traços num papel.

Por isso, Brasília é uma das principais obras arquitetônicas não só do Brasil, como do mundo!

Conjunto arquitetônico da Pampulha – Belo Horizonte

Projetos Arquitetônicos
Fonte: Casas Bacanas

Outra obra conjunta de Oscar Niemeyer e Burle Marx, o conjunto arquitetônico da Pampulha foi uma das primeiras parcerias entre o arquiteto e o presidente (então prefeito de Belo Horizonte) Juscelino Kubitscheck.

Projetos Arquitetônicos
Fonte: Gazeta do Povo

Entre as edificações do local, há a Igreja de São Francisco – A famosa Igrejinha da Pampulha. Esta, talvez, seja a obra mais famosa de Oscar Niemeyer localizada fora de Brasília.

Entretanto, seu formato diferenciado para a maioria das igrejas católicas foi considerado ousado e até mesmo de mau gosto por parte de padres e pelo arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte à época. Por isso, a cúpula da Igreja católica rejeitou a capela por quase 20 anos, sendo enfim utilizada apenas em 1959.

Além da Igreja, fazem parte do conjunto o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e a Casa Kubitschek.

Embora localizadas no mesmo bairro, obras como o complexo do Estádio do Mineirão são mais recentes e não fazem parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro

Projetos Arquitetônicos
Fonte: Porto Maravilha

Esta é a obra mais recente de nossa lista! O Museu do Amanhã, inaugurado em 2015, é uma obra de um dos arquitetos mais importantes atualmente: O espanhol Santiago Calatrava. 

Localizada na zona portuária do Rio de Janeiro, a edificação de 15 mil metros quadrados abriga um museu que mescla a ciência, a arte, a história e o entretenimento num só local. Além disso, com uma estrutura moderna e alinhada com o propósito de pensar no futuro, a arquitetura do local é bastante valorizada. Por isso, qualquer pessoa que pare por ali se sente convidado a tirar fotos e conhecer o museu!

Projetos Arquitetônicos
Fonte: Colégio de Arquitetos

A experiência do lado de dentro do museu também impressiona: Com a premissa de ser um museu focado em ideias, ao invés de coisas e objetos, o museu faz com que reflexões sejam feitas a todo momento. Portanto, se você for ao Rio, não deixe de visitar este novo ponto turístico da cidade.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Projetos Arquitetônicos
Fonte: Exame.

Não há dúvidas: O Rio de Janeiro está sempre repleto de belezas naturais, mas também pode-se dizer que a cidade tem projetos arquitetônicos incríveis.

Não conseguiremos citar todos aqui, mas estruturas como os Aquedutos da Lapa, o Cristo Redentor e o Calçadão de Copacabana são intervenções arquitetônicas e urbanísticas que mudaram os rumos da cidade para sempre!

Aqui, além do Museu do Amanhã, escolhemos também o Theatro Municipal do Rio de Janeiro para representar as belezas arquitetônicas da Cidade Maravilhosa. Localizado na Cinelândia e inaugurado no ano de 1909, o prédio faz parte de um esforço do então prefeito Pereira Passos no sentido de promover a urbanização da cidade.

O Theatro Municipal traz um estilo eclético cheio de imposição e faz com que o centro da cidade do Rio de Janeiro respire arte e história. Por isso, o Theatro Municipal é um dos projetos arquitetônicos mais famosos da cidade e atrai visitantes do mundo todo!

Conte com a Essência Móveis!

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração. Trabalhamos com móveis de design e estamos prontos para fazer com que o seu lar seja uma obra de arte!

Quer saber mais? Conheça nosso catálogo!

Por fim, não deixe de conferir as nossas redes sociais nos links abaixo!

Instagram

Facebook

Pinterest

Canal do Youtube.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *