Arte modernista: 4 móveis influenciados pelo movimento

Tempo de leitura: 6 minutos

O Modernismo e a arte modernista é um movimento global de arquitetura, design e arte que surgiu nos anos 1920 como resposta à industrialização acelerada e às mudanças sociais.

Sendo assim, o modernismo veio em busca de ordem e universalidade na arquitetura e utilizou novos materiais e tecnologia avançada. Além disso, rejeitou ideias e estilos antigos, tradicionais e históricos, e ornamentação.

arte modernista
Na imagem, Mesa Laccio e Sofá FK

Como resultado, o movimento enfatizou a função, simplicidade e racionalidade, e criou novas formas de expressão com uma nova estética.

Esta nova estética resultou em edifícios modernos caracterizados por linhas limpas, formas geométricas simples, formas cúbicas puras, funcionais e flexíveis, com estruturas expostas planas que foram consideradas apropriadas para todas as nações e culturas.

Desenhos simples e funcionalidade direta são os traços inconfundíveis do design modernista no que se refere à decoração de interiores.

O modernismo, e suas iterações posteriores como pós-modernismo, continua evoluindo e influenciando nosso mundo de muitas maneiras, da arte e arquitetura à filosofia e psicologia.

No campo do design de interiores, o triunfo do modernismo é mais evidente no mobiliário moderno.

Nas muitas maneiras que o modernismo afetou e continua afetando nosso mundo, talvez o mais onipresente está no design e na construção dos móveis que desfrutamos todos os dias.

Portanto, da próxima vez que você entrar em uma nova sala, reserve um momento para reconhecer a revolução silenciosa que tornou possível seu arranjo.

Arte Modernista e Arquitetura

arte modernista
Fonte: CASACOR

O modernista Adolf Loos teve um impacto significativo no modernismo. Seu ensaio publicado em 1908 criou o slogan “ornamento é um crime”. Com o crime, Loos falava sobre desperdício de dinheiro, trabalho e materiais, portanto, a economia da construção.

Para ele, como o homem moderno apreciava a simplicidade, o ornamento não tinha nenhum significado, lugar ou valor dentro da sociedade moderna.

Este purismo estético com raciocínio pragmático se refletia no modernismo como simplicidade e eliminação do ornamento.

Ecoando Loos em suas obras, arquitetos modernistas consideravam a ornamentação como um símbolo do passado, estilos tradicionais e históricos e a rejeitavam em favor de estruturas limpas com superfícies lisas e não ornamentadas.

O estilo moderno também é um retorno ao básico e, portanto, valoriza o uso de materiais cotidianos ou naturais, evitando componentes excessivamente elaborados.

As estrelas principais da arte modernista são a madeira tradicional, vidro, couro, fibras naturais, madeiras não tratadas, e especialmente metais, que são amplamente utilizados na decoração modernista, desde lustres até móveis.

Mas não se trata apenas de criatividade usando tais coisas – muitos designers brasileiros estão conscientes de que a criação de seus móveis deve seguir uma das principais agendas da atualidade: a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente.

O trabalho autoral combinado com o conhecimento de comunidades e artesãos que dominam técnicas antigas é uma ótima maneira de criar peças contemporâneas que identificam o mobiliário brasileiro como um dos mais atraentes e inovadores do mundo de hoje.

Arte modernista no Brasil: 4 móveis influenciados pelo movimento

Algumas características da arte modernista são impressionantes quando olhamos para os móveis brasileiros produzidos entre os anos 30 e 70. Além de sua evidente qualidade construtiva e material, diferentes móveis coexistem de diferentes autores, elementos que apontam para uma identidade comum.

arte modernista
Na imagem, Poltrona Shell

Para uma convergência de procedimentos quanto ao design e possível uso de certas matérias-primas, especialmente a madeira, o que acabou dando origem à denominação de móveis modernistas brasileiros.

Apesar da proposta internacional do modernismo, o mobiliário produzido no Brasil no período denota padrões inéditos de concepção e execução. Não é surpreendente, portanto, que eles se tenham fixado tão fortemente na memória coletiva.

A produção especializada de móveis brasileiros modernos espalhou-se ao longo dos anos 50, conforme a arquitetura moderna se consolidou, em um processo que culminaria na construção de Brasília.

arte modernista
Na imagem, La Chaise

O design ganhou muito mais espaço nos países latino-americanos durante as décadas de 90 e 2000. Também influenciado pela internet e pela evolução da tecnologia, o valor estético está hoje em todos os objetos, mesmo os dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos, que combinam funcionalidade com aspecto visual.

A reprodução em massa de peças assinadas por artistas tornou-se uma característica do design de hoje. O design moderno é um dos mais democráticos. Adapta-se a todos os tipos de ambiente, é ótimo para ambientes pequenos, mas funciona perfeitamente em espaços maiores, onde pode mostrar toda a sua força.

Uma parte fundamental das características do design moderno do mobiliário brasileiro é sua simplicidade e design eficiente. Por isso, desde seus primeiros traços, pensa-se que eles consideram seu impacto ambiental e durabilidade a longo prazo, evitando sua rápida obsolescência.

O mobiliário brasileiro utiliza a madeira como matéria-prima primária para a realização de sua linguagem, tanto no nível funcional, técnico e construtivo, como também no nível formal e simbólico.

Esta condição aparentemente deriva da diversidade de espécies existentes em seu amplo território e da notável presença da madeira na vida cotidiana do Brasil, reportando-se à sua herança colonial.

Esta situação nos leva a entender isto como uma tradição, estabelecida na manufatura e na produção artesanal, envolvendo os objetos de uso diário, os móveis e a própria residência.

O desenvolvimento deste fato pode ser verificado em uma cultura do design moveleiro brasileiro, que se constituiu durante um longo período de afirmação e reconhecimento do movimento moderno brasileiro, na arquitetura e urbanismo e no mobiliário.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre os principais artistas do modernismo brasileiro, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.