Arte modernista: 4 móveis influenciados pelo movimento

Tempo de leitura: 6 minutos

O Modernismo e a arte modernista é um movimento global de arquitetura, design e arte que surgiu nos anos 1920 como resposta à industrialização acelerada e às mudanças sociais.

Sendo assim, o modernismo veio em busca de ordem e universalidade na arquitetura e utilizou novos materiais e tecnologia avançada. Além disso, rejeitou ideias e estilos antigos, tradicionais e históricos, e ornamentação.

arte modernista
Na imagem, Mesa Laccio e Sofá FK

Como resultado, o movimento enfatizou a função, simplicidade e racionalidade, e criou novas formas de expressão com uma nova estética.

Esta nova estética resultou em edifícios modernos caracterizados por linhas limpas, formas geométricas simples, formas cúbicas puras, funcionais e flexíveis, com estruturas expostas planas que foram consideradas apropriadas para todas as nações e culturas.

Desenhos simples e funcionalidade direta são os traços inconfundíveis do design modernista no que se refere à decoração de interiores.

O modernismo, e suas iterações posteriores como pós-modernismo, continua evoluindo e influenciando nosso mundo de muitas maneiras, da arte e arquitetura à filosofia e psicologia.

No campo do design de interiores, o triunfo do modernismo é mais evidente no mobiliário moderno.

Nas muitas maneiras que o modernismo afetou e continua afetando nosso mundo, talvez o mais onipresente está no design e na construção dos móveis que desfrutamos todos os dias.

Portanto, da próxima vez que você entrar em uma nova sala, reserve um momento para reconhecer a revolução silenciosa que tornou possível seu arranjo.

Arte Modernista e Arquitetura

arte modernista
Fonte: CASACOR

O modernista Adolf Loos teve um impacto significativo no modernismo. Seu ensaio publicado em 1908 criou o slogan “ornamento é um crime”. Com o crime, Loos falava sobre desperdício de dinheiro, trabalho e materiais, portanto, a economia da construção.

Para ele, como o homem moderno apreciava a simplicidade, o ornamento não tinha nenhum significado, lugar ou valor dentro da sociedade moderna.

Este purismo estético com raciocínio pragmático se refletia no modernismo como simplicidade e eliminação do ornamento.

Ecoando Loos em suas obras, arquitetos modernistas consideravam a ornamentação como um símbolo do passado, estilos tradicionais e históricos e a rejeitavam em favor de estruturas limpas com superfícies lisas e não ornamentadas.

O estilo moderno também é um retorno ao básico e, portanto, valoriza o uso de materiais cotidianos ou naturais, evitando componentes excessivamente elaborados.

As estrelas principais da arte modernista são a madeira tradicional, vidro, couro, fibras naturais, madeiras não tratadas, e especialmente metais, que são amplamente utilizados na decoração modernista, desde lustres até móveis.

Mas não se trata apenas de criatividade usando tais coisas – muitos designers brasileiros estão conscientes de que a criação de seus móveis deve seguir uma das principais agendas da atualidade: a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente.

O trabalho autoral combinado com o conhecimento de comunidades e artesãos que dominam técnicas antigas é uma ótima maneira de criar peças contemporâneas que identificam o mobiliário brasileiro como um dos mais atraentes e inovadores do mundo de hoje.

Arte modernista no Brasil: 4 móveis influenciados pelo movimento

Algumas características da arte modernista são impressionantes quando olhamos para os móveis brasileiros produzidos entre os anos 30 e 70. Além de sua evidente qualidade construtiva e material, diferentes móveis coexistem de diferentes autores, elementos que apontam para uma identidade comum.

arte modernista
Na imagem, Poltrona Shell

Para uma convergência de procedimentos quanto ao design e possível uso de certas matérias-primas, especialmente a madeira, o que acabou dando origem à denominação de móveis modernistas brasileiros.

Apesar da proposta internacional do modernismo, o mobiliário produzido no Brasil no período denota padrões inéditos de concepção e execução. Não é surpreendente, portanto, que eles se tenham fixado tão fortemente na memória coletiva.

A produção especializada de móveis brasileiros modernos espalhou-se ao longo dos anos 50, conforme a arquitetura moderna se consolidou, em um processo que culminaria na construção de Brasília.

arte modernista
Na imagem, La Chaise

O design ganhou muito mais espaço nos países latino-americanos durante as décadas de 90 e 2000. Também influenciado pela internet e pela evolução da tecnologia, o valor estético está hoje em todos os objetos, mesmo os dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos, que combinam funcionalidade com aspecto visual.

A reprodução em massa de peças assinadas por artistas tornou-se uma característica do design de hoje. O design moderno é um dos mais democráticos. Adapta-se a todos os tipos de ambiente, é ótimo para ambientes pequenos, mas funciona perfeitamente em espaços maiores, onde pode mostrar toda a sua força.

Uma parte fundamental das características do design moderno do mobiliário brasileiro é sua simplicidade e design eficiente. Por isso, desde seus primeiros traços, pensa-se que eles consideram seu impacto ambiental e durabilidade a longo prazo, evitando sua rápida obsolescência.

O mobiliário brasileiro utiliza a madeira como matéria-prima primária para a realização de sua linguagem, tanto no nível funcional, técnico e construtivo, como também no nível formal e simbólico.

Esta condição aparentemente deriva da diversidade de espécies existentes em seu amplo território e da notável presença da madeira na vida cotidiana do Brasil, reportando-se à sua herança colonial.

Esta situação nos leva a entender isto como uma tradição, estabelecida na manufatura e na produção artesanal, envolvendo os objetos de uso diário, os móveis e a própria residência.

O desenvolvimento deste fato pode ser verificado em uma cultura do design moveleiro brasileiro, que se constituiu durante um longo período de afirmação e reconhecimento do movimento moderno brasileiro, na arquitetura e urbanismo e no mobiliário.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *