Steel frame: Vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar no Steel Frame, um método construtivo que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo por diversas vantagens?

Fonte: Portal Metálica

Se você já construiu uma casa ou está pensando em construir, provavelmente uma das primeiras dúvidas que surgiram (ou irão surgir) é sobre qual a melhor forma de fazer a sua construção.

Nisso, há um envolvimento de várias questões que vão desde o material utilizado, o prazo, o padrão da obra, entre várias outras. Porém, por sorte, hoje existem diversos métodos construtivos e alguns deles são mais vantajosos que outros.

É claro, como todo grande projeto na vida, tudo irá depender das suas necessidades, orçamentos e prazo desejado para que a obra termine. Muitas pessoas preferem uma obra mais rápida, mesmo que isso custe mais caro.

Por outro lado, há alguns que buscam otimizar todos os custos de forma racional e se dêem melhor com um método construtivo.

Um dos métodos construtivos que mais tem ganhado espaço nos últimos anos por aliar redução de custos (em certas circunstâncias) com rapidez na execução das obras é o Steel Frame.

Se você quer entender melhor sobre como é a execução deste processo construtivo e quais as vantagens e desvantagens você irá obter ao utilizá-lo na sua obra, continue lendo.

O que é steel frame?

O steel frame, também conhecido como light steel frame é um dos diversos tipos de sistemas construtivos utilizados no mundo. Ele utiliza estruturas pré-fabricadas de aço galvanizado e está associado ao uso de outras estruturas complementares que envolvem a utilização de placas em drywall, por exemplo.

steel frame em construção
Fonte: Tecnoframe

Nesse sentido, é importante deixar claro que o steel frame não é o material utilizado, mas sim a metodologia de construção. 

O que de fato faz com que uma construção seja feita em steel frame são as “gaiolas” de aço de construção, feitas para resistir à cargas produzidas por paredes, lajes, pessoas e outros materiais que transitem por cima delas.

Ou seja, quando estamos falando de steel frame, o aço tem apenas função estrutural.

De forma análoga, há ainda o Wood Frame, menos utilizado no Brasil do que o steel frame. Estes são feitos a partir de madeiras que são utilizados como colunas, vigas, lajes, entre outros materiais estruturais.

Quais as vantagens de utilizar o Steel Frame

Como dissemos logo na introdução deste artigo, todo sistema construtivo tem suas vantagens e desvantagens – com o steel frame não é diferente. A principal delas é a diminuição da “bagunça” e sujeira do canteiro de obras.

Isso inclusive, pode ser um fator de economia dependendo do tamanho da obra que está sendo executada – afinal, uma limpeza pós obra feita por agentes terceirizados pode ser bastante custosa.

Além disso, há outras vantagens que abordaremos nos tópicos abaixo:

Você sabe exatamente o quanto irá gastar de material

Quem é que nunca teve problemas com a quantidade de material pedida pelos pedreiros (ou outros profissionais) numa obra? A quantidade de dinheiro que você precisa despender quando está realizando uma obra comumente é maior do que o esperado.

Para se ter uma ideia, há estudos que apontam que uma obra em alvenaria convencional pode ter adicionais de até 25% no custo final com relação aos custos programados.

Por outro lado, quando você utiliza o steel frame em sua obra, sabe-se o quanto de estrutura irá utilizar, além de saber exatamente a quantidade de placas de gesso (drywall) que serão utilizados ao final da construção.

Isso faz com que seja uma das opções mais vantajosas com relação ao material – embora possa ser mais caro em algumas das vezes, evita-se imprevistos.

Fonte: Escola Engenharia

Agilidade na construção

Outra grande vantagem trazida nas construções que utilizam o steel frame é a rapidez na sua construção. Isso ocorre pois a maioria das peças pode ser apenas montada ao invés de ser construída de fato.

Nesse sentido, a depender do tamanho da equipe, pode-se gastar menos de 15 dias para a execução de uma casa em alto padrão. Isso é relevante também nos custos, visto que, quanto menos tempo é necessário para construir, menos tempo pagando os salários e custos trabalhistas de cada um dos colaboradores.

Além disso, a construção pode ser feita de forma racionalizada, onde algumas partes podem andar em conjunto sem grandes problemas.

Redução do peso da estrutura, consequente redução de custos com a fundação

Outro fator muito importante para que o steel frame desponte como uma excelente opção de sistema construtivo é a redução do peso da edificação como um todo.

Por utilizar em sua constituição praticamente dois materiais apenas – aço e drywall – o peso é muito menor quando comparado a uma estrutura de alvenaria com tijolos.

Nesse sentido, diminui-se a necessidade de fazer uma fundação mais profunda, que custa mais caro. Por isso, o steel frame pode ser feito com fundações mais superficiais, normalmente do tipo radier.

Desvantagens do Steel Frame:

Por outro lado, o steel frame apresenta algumas desvantagens relevantes. Confira abaixo algumas delas:

Limite de Pavimentos

Essa é a desvantagem mais considerável quando falamos de steel frame. Pelo fato de utilizar peças leves, o steel frame não faz sentido quando se pensa em colocar mais pavimentos como são o caso de grandes edifícios residenciais ou executivos.

O steel frame funciona bem em edificações de até 5 pavimentos, sendo indicados para qualquer finalidade – residencial, comercial ou industrial.

Baixa disponibilidade de mão de obra especializada fora das Capitais

Embora nas grandes capitais brasileiras o Steel Frame tenha se tornado uma realidade na construção de casas e edifícios de poucos pavimentos, em cidades menores o mesmo não acontece.

Entre os problemas que levam a isso está a falta de empresas especializadas nesse sistema construtivo e até mesmo a falta de conhecimento das pessoas. 

Quando há um sistema construtivo inovador (como é o caso do Steel Frame), demora um tempo para que as pessoas se adaptem e vejam mais as vantagens do que as desvantagens nessas inovações.

steel frame em construção
Fonte: Portal Steel Frame

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre a utilização das cores análogas, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse, dicas de decoração e muito mais.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

2 Comentários


  1. Péssima tecnologia, pra quem pretende reformar depois, além de paredes fracas que impedem colocar muito peso, e dificultam alterações hidráulicas e elétricas posteriores

    Responder

    1. Olá, Rodrigo! Tudo bem?

      Ótimas observações! O Steel Frame possui vantagens muito boas e infelizmente uma das desvantagens é a reforma depois de pronto.
      Dessa forma, é muito importante a contratação de profissionais da área e realizar uma boa compatibilização de projetos, para não haver possíveis alterações negativas!

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *