Arquitetura e modernismo: história e características

Tempo de leitura: 6 minutos

A arquitetura está presente em nossa vida o tempo todo. Seja na casa que moramos, no lugar que trabalhamos ou nos ambientes de lazer que visitamos. Além disso, a arquitetura também está relacionada ao modernismo.

O modernismo foi uma tendência artística que se iniciou no século XX. Essa tendência contava com obras mais críticas em um momento em que o mundo todo passava pela Revolução Industrial e por transformações tecnológicas. Devido às transformações tecnológicas, as desigualdades sociais eram mais evidentes e por isso eram muito criticadas no modernismo.

modernismo no masp em São Paulo
Fonte: DressALL

Quando pensamos na relação entre arquitetura e modernismo, alguns nomes de destaque no Brasil nos vêm a mente: Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer, Vilanovas Artigas, Lúcio Costa e outros. Pensando nisso, nós vamos falar melhor neste artigo sobre a arquitetura moderna, sua história e suas características.

O modernismo na arquitetura prioriza o simples e a função social das obras. Nesse sentido, as construções modernistas rejeitam as arquiteturas com elementos decorativos e ornamentais. Neste caso, a arquitetura moderna emprega formas geométricas e linhas simples, reforçando que “menos é mais” e “a forma segue a função”.

História da arquitetura e modernismo

Como dissemos anteriormente, o modernismo foi uma tendência artística que se iniciou no século XX na Europa e se espalhou pelo mundo. O modernismo não era só uma tendência artística como também um movimento cultural.

O modernismo influenciou a literatura, o design, as artes plásticas, o cinema e a arquitetura. O movimento tinha como um de seus principais objetivos rever todos os conceitos considerados “ultrapassados” e criar uma nova cultura visando o progresso e lutando contra as desigualdades sociais, criando soluções baseadas em técnicas e materiais mais atuais para encarar problemas de suas áreas.

Fonte: VisiteNovaYork.com.br
Modernismo torre eiffel em Paris
Fonte: Jovem Pan

Uma das primeiras aplicações da arquitetura moderna foi a aplicação de novas técnicas para a construção de arranhas-céus e da Torre Eiffel. Contudo, o desenvolvimento da arquitetura moderna no século XX se deu pela construção da primeira escola de design no mundo, criada em 1919 na Alemanha por Walter Gropius, a Bauhaus.

Fonte: Decortiles

Na Bauhaus, as construções eram projetadas com foco na funcionalidade e na simplicidade das formas. Depois da escola ser fechada em 1933 por Hitler, no contexto da ascensão ao nazismo, os artistas de Bauhaus se mudaram para outros países, dando continuidade aos seus trabalhos na arquitetura moderna.

Arquitetura e o modernismo no Brasil

Já no Brasil, a arquitetura moderna se iniciou nas primeiras décadas do século XX e atingiu seu ápice nos anos 1950, tendo como principais representante Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. A arquitetura moderna começou a ser contextualizada no país em um dos grandes marcos da nossa história: a Semana de Arte Moderna de 1922.

A partir deste momento, muitos designers e arquitetos começaram a implementar as características do modernismo em suas construções. Por exemplo, George Warchavchik, um dos precursores do modernismo no Brasil, construiu sua casa na Vila Mariana, em São Paulo, em 1927, que é considerada a primeira obra modernista do país.

Fonte: Blogspot Holodeck

Em seguida, temos mais um feito na arquitetura modernista: a construção do Ministério da Educação e Saúde. O consultor técnico da construção foi Le Corbusier em parceria com a coordenação de Lúcio Costa e uma equipe de arquitetos incluindo Oscar Niemeyer e Afonso Eduardo Reidy. Todos estes são grandes nomes da arquitetura moderna.

Fonte: ArchDaily Brasil

Depois dessa contrução e a realização de outros projetos bem sucedidos, Oscar Niemeyer foi convidado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek, para projetar os principais edifícios de Brasília. Os edifícios são inspirados nos ideais modernistas e o projeto urbanístico dos mesmos ficou sob a responsabilidade de Lúcio Costa, outro grande nome da arquitetura moderna.

Modernismo em Brasília
Fonte: Agência Brasília

Atualmente, Brasília é uma grande referência da arquitetura moderna, pois muitas das construções foram idealizadas por grandes artistas modernistas, seguindo os conceitos da tendência.

Características da arquitetura moderna

A arquitetura moderna possui diversos ideais que influenciam nas características do movimento. Sendo assim, as principais características da arquitetura moderna são:

Simplicidade: Os ornamentos e objetos decorativos dão lugar a uma estética clean. Ou seja, uma das características é a redução da poluição visual, privilegiando a funcionalidade.

Funcionalidade: As construções são funcionais e são planejadas de acordo com o uso que as pessoas farão delas. Tudo que não possui uma função é eliminado na arquitetura moderna. Desta maneira, elementos decorativos, ornamentais e supérfluos são rejeitados.

Fonte: Clica Piaui

Valorização de espaços livres: Na arquitetura moderna, os espaços livres ganham destaque. Estes espaços livres auxiliam na integração dos ambientes, proporcionando maior iluminação e ventilação aos espaços, além do visual clean citado anteriormente.

Linhas e formas geométricas definidas: As linhas retas e formas definidas predominam na arquitetura moderna, resultando em obras tanto horizontais e quanto verticais.

Uso de aço, vidro e concreto: Na arquitetura moderna há a predominância de acabamentos em concreto aparente em detrimento ao reboco e à pintura. Além disso, o aço e vidro também são materiais muito utilizados nas contruções junto ao concreto, causando um grande impacto na estética, que se torna mais leve, simples e iluminada.

Fonte: Lider Interiores

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre a história e características da arquitetura e modernismo, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *