Inspiração de decoração com cores quentes

Tempo de leitura: 6 minutos

Tá procurando inspiração para a sua decoração? Que tal fazer bom uso das chamadas cores quentes?

Primeiramente, planejar uma decoração pode ser uma tarefa complicada. Afinal, são várias as opções. O importante é que o resultado fique a sua cara! E claro, agradável para morar. Sabia que uma boa escolha de cores pode ajudar?

O uso das cores é muito aplicado por designers de interiores, por exemplo, visando uma harmonia no espaço. Há quem prefira cores neutras, visto que são facilmente combinadas com diferentes decorações. Outros apostam em opções mais despojadas e assim por diante.

As cores podem até mesmo nos proporcionar sensações, como o caso das cores frias e quentes. Já sabe qual escolher? Pois então, aqui o foco será totalmente nas cores quentes! Se você é um amante dessa paleta de cores, é só me acompanhar!

Vamos lá?

Inspiração de decoração com cores quentes

Cores quentes

Em primeiro lugar, você sabe o que são as cores quentes? Para iniciarmos acho importante falarmos um pouco sobre essas cores e suas sensações.

Ideias de looks com combinações de cores quentes e frias! (Hoje Vou Assim  Off) | Cores quentes e frias, Cores quentes, Cores
Fonte: Pinterest

Bem, as cores quentes são aquelas que proporcionam a sensação de alegria, calor ou até mesmo descontração, ao contrário das cores frias. Além disso, são cores que servem como estimulantes, gerando vitalidade e movimento. Entre as cores quentes estão o vermelho, laranja e amarelo em suas diferentes tonalidades, como vermelho-alaranjado ou laranja-amarelado. Há quem considere as cores rosa e roxo parte dessa paleta.

Itens de decoração

Agora falemos um pouco sobre inspirações que podem ser incluídas como itens de decoração com cores quentes:

1. Parede

Em primeiro lugar, a parede. A cor que compõe o ambiente diz muito sobre a decoração que será escolhida, afinal, o resultado precisa ser harmonioso.

Investir em cores quentes na sua parede pode gerar ótimos resultados se combinado com o uso de objetos mais neutros, cores complementares, análogas ou até mesmo monocromático com diferentes tons.

É por isso que se faz tão importante saber qual paleta você deseja utilizar antes de começar a decoração.

Agora, para aqueles que gostam de tons claros e neutros, a decoração se torna mais simples, podendo incluir os próximos itens da lista sem muito receio:

2. Molduras

Em segundo lugar temos as molduras, presentes em espelhos e quadros. Estão muito presentes nos ambientes quando o assunto é decoração. As cores quentes presente nas molduras podem compor um espaço despojado no ambiente decorado.

Quadro Abstrato Tempestade de Cores Quentes - 3 Telas Retangulares |  Quadros abstratos, Abstrato, Ideias para pintura
Fonte: Pinterest

3. Sofás e cadeiras

Para quem não deseja um ambiente muito colorido, investir em objetos específicos no espaço com cores quentes pode ser uma boa. Afinal, o intuito é promover um ambiente agradável.

Decoração em cores quentes: 6 dicas de como utilizar móveis coloridos
Fonte: Pinterest

Dentre os móveis, podemos incluir os sofás, cadeiras ou até mesmo móveis de cozinha com cores quentes. Assim, temos pontos específicos para chamar a atenção para as cores do espaço.

Veja aqui dicas para decoração com sofá colorido

4. Almofadas

Por fim, almofadas também podem servir como decoração minimalista ao ambiente. Se você é uma pessoa que gosta de decorações mais neutras e quer incluir cores quentes no seu espaço, mas não sabe como, fica ai nossa dica! Adicione cores quentes em pequenas proporções, como as almofadas do sofá.

Almofadas cores quentes | Almofadas, Cores quentes, Cores
Fonte: Pinterest

Considere todo o resultado!

O que considerar?

Quando pensamos em uma decoração é necessário considerar o resultado final. Já pensou programar todo o espaço, gastar, investir tempo e no fim, não ter o resultado que sonhou? O primeiro passo é planejar e saber onde incluir as cores quentes, ok?

Pensando nisso trouxemos 4 dicas para você arrasar na decoração com cores quentes e se inspirar!

1. Paleta de cores

Primeiramente, é importante que você considere qual paleta utilizar. O cômodo será composto somente por cores quentes ou haverá uma mistura de paletas?

Pin em Paleta Outono
Fonte: Pinterest

Existem combinações clássicas que podem ser aplicadas juntamente a cores quentes. O vermelho por exemplo, pode ser utilizado como uma cor análoga, com cores neutras ou em diferentes tons. O mesmo se aplica ao amarelo, que pode ser utilizado juntamente ao roxo: uma parede roxa com almofadas amarelas, por exemplo.

Ideia é o que não falta! Portanto, tenha um bom planejamento e conhecimento das paletas que irão comporto o espaço.

2. Combinação de cores

Nosso segundo tópico é basicamente um complemento do primeiro. Como citamos anteriormente, é necessário um bom conhecimento das paletas de cores que serão utilizadas juntamente as cores quentes na decoração. Você sabia que nem todas as cores combinam?

COLORIMETRIA NA MAQUIAGEM - Blog da Andrielly | Circulo das cores,  Combinações de cores, Cores complementares
Fonte: Pinterest

De modo geral, existem separações de paletas que geram uma combinação harmoniosa no espaço e é devido a isso que é tão importante. Dentre elas nós temos as cores análogas, complementares, monocromático e assim por diante. Um bom uso dessas paletas pode trazer a combinação ideal.

3. O que você espera como resultado final?

Em terceiro lugar, tenha um bom planejamento! Anote suas ideias, faça esboços, procure preços e opções de decorações. Tenha uma visão bem clara do que você espera como um resultado final antes de começar a comprar. Não faça improvisos pelo caminho!

Lembre-se que você está decorando um ambiente da sua casa e é de grande importância que você goste e se sinta bem com o resultado obtido, ok?

4. Busque ajuda de um profissional

Por fim, não hesite em procurar um profissional capacitado para ajudá-lo na decoração. É normal termos dúvidas sobre paletas de cores, combinações e decorações, não somente com cores quentes, e nessas horas você pode procurar um designer de interiores, por exemplo.

Muitas pessoas deixam de procurar um profissional devido ao valor a ser pago além da decoração, mas saiba que obter o resultado que realmente deseja pode compensar. Além disso, considere que existem diversos fatores. Portanto, conheça!

Conclusão

Uma decoração diz muito sobre o ambiente e, portanto, pode ser uma tarefa difícil. Logo, requer uma boa combinação de paletas de cores, planejamento e em alguns casos, um profissional para auxilia-lo.

Esperamos que este post tenha te ajudado, caro leitor!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre quais as vantagens de contratar uma arquiteta, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. 

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *