O que é design de interiores?

Tempo de leitura: 6 minutos

Projetar um espaço significa moldar a experiência que uma pessoa terá dentro dele. Uma experiência que também afetará sua vida e, naturalmente, seu estado de espírito. O design de interiores é um projeto que define como um espaço irá funcionar, como ele irá parecer e como irá apelar para os sentidos.

design de interiores

Além disso, ele deve se adaptar às necessidades, culturas e estilo de vida daqueles que o habitam.

A forma como habitamos um espaço tem um efeito enorme em nossa criatividade, felicidade e, é claro, em nosso bem-estar.

design de interiores

Por isso, é importante chamar ajuda profissional para que o design seja pensado e leve em conta todos os detalhes, como a acústica, o ambiente, o posicionamento e o uso da cor – tudo isso para que o espaço funcione e se sinta completo.

O que é design de interiores?

Os projetistas criam espaços que antecipam nossas necessidades e apelam para nossas emoções, ao mesmo tempo em que se valem de um amplo conjunto de habilidades e conhecimentos técnicos.

design de interiores

O design de interiores mudou drasticamente desde o início do século 20, quando estava apenas começando a surgir como uma profissão.

Espera-se que os designers de interiores tenham conhecimento sobre:

  • Têxteis, materiais, cores, planejamento de espaço, sustentabilidade, e muito mais;
  • Aplicações de software para projeto 2D e 3D assistido por computador (CAD) e modelagem de informações de construção (BIM);
  • Requisitos estruturais, questões de saúde e segurança, e códigos de construção.

Hoje, os decoradores trabalham com empreiteiros, arquitetos, engenheiros, artesãos, comerciantes de móveis e proprietários de empresas e residências.

design de interiores

Para se tornar um designer de interiores de sucesso, você precisa de uma educação completa e das habilidades para trabalhar dentro de muitas disciplinas (arquitetura, design gráfico, artes decorativas, design têxtil de móveis e de iluminação).

Como o design de interiores, a decoração e a arquitetura são diferentes?

O design de interiores é uma disciplina hábil. O designer precisará ter completado um treinamento profissional e aprendido a desenvolver um projeto de um ponto de vista global e mais conceitual.

design de interiores

Eles precisarão saber como trabalhar os detalhes e diferentes elementos, tais como superfícies verticais e horizontais, bem como sistemas e iluminação.

A arquitetura inclui o design de interiores, mas está mais focada na estética do exterior do edifício, cuidando da estrutura. Por isso, é considerada uma arte porque transforma a paisagem da cidade.

design de interiores

A natureza é beleza por excelência, mas não há natureza intocada nas cidades, ela se tornou menos um ponto focal.

É por isso que a forma como projetamos e construímos as cidades é o que determina a beleza de uma paisagem urbana.

E a decoração se refere sobretudo a móveis e adornos.

Onde podemos ver a principal função do design de interiores sendo aplicada?

design de interiores

É importante projetar cada espaço habitável e todos os seus detalhes com um propósito em mente. Por exemplo, um espaço para comer é diferente de um para relaxar ou de um para socializar.

design de interiores

Para isso, trabalhamos levando em conta estes quatro elementos-chave:

  • Acústica: A acústica deve se ajustar ao estilo de vida e ao tipo de atividades que estão sendo realizadas no espaço. Por exemplo, uma biblioteca não é o mesmo que um hotel.
  • Iluminação: Isto define o clima do espaço e a ajuda a atingir seu objetivo.
  • Cor: A cor tem influência sobre a pessoa que entra no espaço e suas emoções. Azul, verde e roxo são cores relaxantes e convidam à reflexão. Amarelo, vermelho e fúcsia são enérgicos e otimistas. O bege e o branco estão ligados à concentração, pureza e simplicidade. O rosa transmite inocência, confiança e otimismo.
  • Envolvimento e posicionamento: Qual é a sua visão para cada zona?

Quais as formas que o design de interiores pode adotar?

design de interiores

A energia e a atitude de um espaço denotam os diferentes estilos de design de interiores. Desde estilos mais sóbrios e calmos – como nórdico, clássico, moderno ou minimalista – até estilos mais complexos e estilizados, como art deco, eclético, kitsch e vintage.

Em um mundo no qual os avanços da tecnologia resultaram em máquinas que fazem trabalho humano, é importante despertar a criatividade das pessoas. Afinal, é isso o que torna os seres humanos diferentes e nos faz melhores.

Neste sentido, é importante promover a beleza e erradicar a desordem. Espaços que sejam harmoniosos, equilibrados, e nos quais haja ordem, um clima positivo e que estimulam a criatividade.

Quais ferramentas são necessárias para um projeto de design de interiores?

Primeiro, é necessário um briefing do cliente, no qual ele detalha seus gostos e necessidades. Em seguida, você precisa realizar algumas pesquisas e encontrar informações e imagens de referência que ajudem a definir o estilo, as formas e a paleta de cores.

Uma vez feito isso, você precisará comunicar visualmente sua proposta para que o cliente possa entender sua visão. Além disso, você incluirá amostras de materiais e tecidos.

design de interiores

Você precisará pensar sobre a disposição do piso e a distribuição vertical. Afinal, não vivemos em um mundo 2D.

Por isso, um layout de piso bruto ajudará a visualizar a disposição dos diferentes elementos e depois você precisará projetar o espaço para cima para que tudo seja harmonioso.

design de interiores

O volume precisa ser compensado e você não deve saturar demais um espaço. Os elementos precisam respirar e a energia precisa fluir e as diferentes peças precisam se sobressair.

Quem pode ser um designer de interiores?

É algo inato. Há uma compreensão das proporções e da estética que é mais desenvolvida em algumas pessoas do que em outras.

design de interiores

É importante treinar e ter uma atitude curiosa para que você continue sempre aprendendo. A experiência, sem dúvida, é o que realmente o impulsiona.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes.

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre o que o carpinteiro faz e para quais serviços contratá-lo, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *