Grandes Designers – Oscar Niemeyer

Tempo de leitura: 8 minutos

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar sobre Oscar Niemeyer, principalmente na escola. Isto se deve ao fato de que Oscar Niemeyer foi um grande designer brasileiro e seus feitos são estudados nas aulas de arte até hoje nas escolas.

Por isso, nós da Essência Móveis vamos te contar um pouco mais sobre quem foi Oscar Niemeyer e suas principais obras.

Quem foi Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer foi um arquiteto brasileiro que nasceu em 1907 e veio a falecer em 2012. Durante sua vida, Oscar foi responsável pelo planejamento arquitetônico de vários prédios de Brasília, a capital do Brasil.

Além de ter projetado diversos monumentos do Distrito Federal, Niemeyer projetou mais de 600 obras ao redor do globo. Além disso, sua marca registrada é o uso de concreto armado em suas construções.

Foto Oscar-Niemeyer
Fonte: CAU/RJ

Grandes obras de Oscar Niemeyer

Por isso, nós separamos algumas das grandes obras de Oscar Niemeyer para você apreciar o talento deste arquiteto em seus projetos. Contudo, devido à grandeza do arquiteto, você provavelmente já viu algum destes edifícios. Afinal, a genialidade do arquiteto possibilitou que sua obra fosse eternalizada em livros e documentários. Além disso, a importância dos prédios de Brasília na política dão as suas obras espaço de destaque em jornais.

Congresso Nacional

Como dissemos, Oscar Niemeyer foi responsável pelo planejamento arquitetônico de vários prédios de Brasília e um deles é o Congresso Nacional. Afinal, o edifício do Congresso Nacional foi projetado por Oscar durante a construção de Brasília e sua inauguração ocorreu em 1960. Inclusive, esse é um dos vários prédios de Niemeyer mostrados no jornal todos os dias.

Em relação ao design da obra, Niemeyer projetou o edifício contendo duas torres gêmeas e duas cúpulas, sendo que uma delas é invertida, em formato de semicírculo. Assim, dada a sua importância, o prédio que abriga o Congresso Nacional é um ícone do Brasil no mundo todo devido à originalidade de suas formas e por ser o símbolo de Brasília.

Congresso Nacional, de Oscar-Niemeyer
Fonte: InfoEscola

Além disso, o Concresso Nacional compõe um complexo denominado Praça dos Três Poderes. Neste complexo Oscar Niemeyer projetou outros dois monumentos: o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto foi um dos primeiros edifícios construídos em Brasília. Assim, o edifício foi inaugurado em 21 de abril de 1960 e foi o centro das comemorações da inauguração da capital.

Além disso, o Palácio do Planalto também marca a história brasileira, pois simboliza a transferência da Capital Federal, para o centro do país – Brasília. Aqui, vale lembrar que a criação da capital brasileira foi idealizada pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

Uma vez que Niemeyer foi o responsável pelo projeto, o Palácio do Planalto é uma edificação única. A sua estrutura possui uma pureza de linhas com traços horizontais, além de um efeito plástico requintado. O design das colunas também precisa ser exaltado, como o próprio arquiteto já disse sobre elas: “Leves como penas pousando no chão”.

O edifício ainda possui uma fachada principal caracterizada pela rampa que dá acesso ao salão nobre. Inclusive, o salão sedia grandes eventos e ocasiões especiais como a troca da faixa presidencial.

Palácio do Planalto de Oscar-Niemeyer
Fonte: ISTOÉ DINHEIRO

Além de toda a beleza do edifício em si, os lagos construídos em frente e na lateral direita formam um espelho d’água espetacular. Uma vez que ele permeia o Planalto, esse não é apenas um pequeno lago. Afinal, sua área aproximada é de 1.635 metros quadrados e sua profundidade é de 1,1 metros. Ainda, o lago abriga várias carpas coloridas de origem japonesa. Realmente, é um lugar lindo para se admirar!

Supremo Tribunal Federal

Além disso, para finalizar a tríade dos três poderes, Oscar Niemeyer também projetou o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Embora todos os seus prédios carreguem características únicas, o prédio do STF é considerado uma obra-prima do arquiteto. Isso porque sua arquitetura é modernista e inovadora, e está muito à frente do ano em que foi idealizada (1958).

Afinal, o edifício possui um formato retangular e é feito de vidro e rodeado por colunas brancas arqueadas. Além disso, o edifício é apoiado pelos pilares laterais e está levemente afastado do solo, o que confere leveza ao conjunto. As bases do edifício são delgadas, ou seja, apenas tocam o chão. Isso foi possível devido aos cálculos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo que trabalhou junto a Niemeyer neste projeto.

STF Oscar-Niemeyer
Fonte: Wikipédia

Além disso, foi instalada em frente ao edifício a estátua de Alfredo Ceschiatti: A Justiça. Essa estátua se tornou um dos símbolos da justiça brasileira como um todo. Afinal, a estátua representa como deve ser o judiciário: imparcial e corajosa para impor a ordem. Entretanto, na escultura falta a balança que significa a equidade da população frente à justiça.

Catedral Metropolitana de Brasília

Além dos prédios da praça dos três poderes, Niemeyer também projetou a Catedral Metropolitana de Brasília. Também projetada em 1958, a Catedral fo inaugurada apenas em 1970.

Uma vez que sua estrutura foi desenhada para que fosse vista da mesma forma de todos os ângulos, a Catedral atrai olhos de curiosos arquitetos de todo o mundo. Além disso, a entrada da catedral possui quatro esculturas em bronze que simbolizam os evangelistas São João, São Mateus, São Marcos e São Lucas.

Entretanto, as belezas da catedral não param por aí. Afinal, o edifício é sustentado por 16 colunas em formato hiperbolóide. Assim, a Catedral exibe uma forma imponente e única, marcas registradas do arquiteto.

Do mesmo modo imponente, o interior da catedral é adornado pelas esculturas de três anjos suspensos por cabos de aço. Por fim, a cobertura da catedral tem um vitral composto por 16 peças em fibra de vidro que estão inseridas entre as colunas de concreto. Linda demais, não é?

Fonte: Across the Universe

Disco-voador de Niterói

Esta obra se refere ao Museu da Arte Contemporânea de Niterói (MAC), que foi apelidado de “Disco-voador de Niterói”. Este museu foi inaugurado em 1996 e diferentemente das obras anteriores, essa está presente em Niterói, município do Rio de Janeiro.

Assim como suas demais obras, o museu possui uma presença imponente. Aqui, ele foi idealizado como uma sentinela futurística sobre o Mirante da Boa Viagem. Sendo assim, sua forma oval permite que o visitante aprecie a vista panorâmica da orla de Nite de diversos ângulos através de um anel de janelas que circula o edifício. Moderno, não é?

Fonte: Comandante Nobre

Edifício Copan

Além do Rio de Janeiro e Brasilía, Niemeyer também agraciou a maior capital do país com sua assinatura. O edifício Copan está localizado no centro de São Paulo e foi concluído em 1966. Este edifício foi projetado por Oscar Niemeyer com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos na década de 50.

Além disso, o Edifício Copan é a maior estrutura de concreto armado do Brasil e também é considerado o maior edifício residencial da América Latina. O edifício conta com 1.160 apartamentos distribuídos em seis blocos.

Ainda mais, o edifício também conta com números intrigantes: 115 metros de altura, 20 elevadores no total, 35 andares (e mais dois subsolos com 221 vagas para automóveis) e cerca de dois mil residentes.

Fonte: Wikipédia

E então, o que você achou dessas obras de Oscar Niemeyer que mostramos neste post? Com certeza Niemeyer foi um arquiteto revolucionário e possui muitas obras realizadas na sua lista de projetos. Esperamos que tenha gostado deste post. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre Oscar Niemeyer, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse, dicas de decoração e muito mais.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *