Amantes do Design: 5 viagens imperdíveis

Tempo de leitura: 8 minutos

Viagens são sempre bem vindas. Agora, para nós amantes do design, viajar para cidades que são famosas por suas maravilhosas pontes, prédios modernos, prédios históricos, não tem nada igual. Por isso, essas viagens imperdíveis precisam ser aproveitadas ao máximo! Além disso, é possível conhecer outras histórias e outras culturas.

Istambul, cidade criativa em design (Getty Images)

Afinal, nada melhor do que cultivar boas histórias para poder contar em reuniões de amigos ou almoços aos domingos em família? Talvez, seja até o tópico de assunto ideal para ter com o chefe no corredor.

Por isso, como nós da Essência Móveis somos apaixonados por design, resolvemos fazer uma lista de cinco cidades criativas em design para você se encantar. Talvez, você já decida qual será o destino da sua próxima viagem.

Kortrijk – Bélgica, cidade criativa em design (Getty Images)

5 viagens imperdíveis para amantes do design

Em 2004 a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) criou a Rede de Cidades Criativas (UCNN) que promove cidades que tem a criatividade como fator para o desenvolvimento urbano de forma sustentável. Ao todo, são 246 cidades que tem como objetivo usar sua indústria cultural e criatividade.

Curitiba, cidade criativa em design (Getty Images)

Do mesmo modo, dentro dessas 246 cidades, 66 cidades ao redor do globo foram eleitas pela UCNN como cidades criativas em design.

Por isso, nós da Essência Móveis separamos para você amante do design uma lista de oito cidades do design para você colocar em sua lista de viagens imperdíveis.

Singapura

Para iniciar bem nossa lista, escolhemos a cidade de Singapura. Afinal, a Cidade-Estado asiática é um sinônimo de modernidade e sustentabilidade. Por isso, a cidade foi contemplada com o título de “Cidade do Design” em 2015

Viagens imperdíveis - Singapura
Escola de Arte, Design e Mídia da Universidade Nanyang Technological

Isso porque a cosmopolita cidade asiática usou a arquitetura como elemento central para a construção de sua nação. Afinal, a cidade-estado só obteve sua completa independência em 1965. Por isso, em todo a cidade é possível encontrar maravilhosos prédios públicos e residenciais que levam a sério o conceito de design moderno.

  • Hotéis
  • Residenciais
Viagens imperdíveis - Singapura
The Interlace (Getty Images)
  • Museus
Viagens imperdíveis - Singapura
Artscience Museum, Singapore by John Harper
ArtScience Museum (Marina Bay Sands)
  • Prédios públicos
  • Pontes
Viagens imperdíveis - Singapura
Helix Bridge (Getty Images)
  • Templos
Templo Sri Mariamman (Pinterest)

Por fim, existem outras dezenas de prédios, museus, pontes e templos para serem apreciados em uma viagem imperdível à Singapura. Além disso, o país também promove a Semana do Design de Singapura. Assim, é possível unir o útil ao agradável e usar essa semana como um bom motivo para conhecer os designs dessa cidade-estado.

Cape Town (Cidade do Cabo)

Agora, saindo das belezas asiáticas, vamos falar um pouco sobre essa maravilhosa cidade Cape Town (Cidade do Cabo). Rodeada de belezas naturais, a Cidade do Cabo é a cidade legislativa da África do Sul e contém em suas ruas as mazelas geradas pelo colonialismo e Apartheid.

Entretanto, o fim do Apartheid e a democratização do país deram início a um valoroso processo de reconstrução. Assim, Cape Town pode ser considerada um modelo ao realizar sua reconstrução com criatividade e o design para ser capaz de reposicionar a cidade e buscar minimizar os efeitos do forte racismo das últimas décadas do século passado.

Por isso, Cape Town foi a primeira cidade a ser reconhecida pela UNESCO como “Capital Mundial do Design”, em 2014. E não é para menos. Afinal, são diversos parques, prédios e pontes que empregam elementos de design com elegância e sustentabilidade.

  • Parques
Viagens imperdíveis - Cape Town
Battery Park by DHK Architecture in the Cape Town Waterfront district
Battery Park Skatepark (Getty Images)
  • Templos
Viagens imperdíveis - Cape Town
Capela Bosjes (Getty Images)
  • Museus
Viagens imperdíveis - Cape Town
Museu Zeitz de Arte Contemporânea (ArchDaily)
  • Prédios
Viagens imperdíveis - Cape Town
Portside Tower, o maior prédio da Cidade do Cabo (Pinterest)

Com certeza essa bela cidade africana entrou para sua lista de “viagens imperdíveis”. Afinal, além de você ter em seu roteiro uma gama de exemplos do design, você também poderá conhecer mais de perto a tão rica cultura africana.

Berlim

É impossível falar de design sem considerar a história. E é impossível falar de historia mundial sem falar de Berlim. Pois a famosa cidade alemã já esteve no centro das atenções mundiais diversas vezes. Sobretudo no século XX.

Afinal, ao fim da II Guerra Mundial a cidade foi destruída por bombardeios aéreos e depois dividida em “capitalista” e “socialista”. Décadas mais tarde, em 1989 conseguiu de volta seu território com o fim da URSS. Já em 1990, tornou-se a capital da Alemanha unificada.

Muro de Berlim (DW)

Portanto, a cidade passou por diversas restaurações e novas construções. E, assim como a Alemanha como um todo, preocupa-se com a sustentabilidade atrelada à inovação e criatividade.

Assim, na capital alemã é possível apreciar tanto prédios de design modernos quanto dos séculos passados.

  • Museus
Viagens imperdíveis - Berlin
Museu Histórico Alemão (Wikipedia)
Viagens imperdíveis - Berlin
Museu Pergamon (Flickr)
  • Templos
Viagens imperdíveis - Berlin
Igreja e Memorial Kaiser Wilhelm (berlin.de)
Viagens imperdíveis - Berlin
Catedral de Berlim (Earth in Pictures)
  • Prédios
Viagens imperdíveis - Berlin
Casa da Cultura Mundial (tradução livre) (Getty Images)
Viagens imperdíveis - Berlin
Firlamônica de Berlim (Site Oficial)
Viagens imperdíveis - Berlin
Prefeitura de Berlim (Wikipedia)

Além desses e outros diversos prédios, Berlim conta com memoriais importantes como o Memorial para os Judeus Qssasinados e o Jardim Memorial Soviético. Ambos para homenagem a vítimas da II Guerra Mundial.

File:Memorial to the Murdered Jews of Europe (566295389).jpg - Wikimedia  Commons
Memorial para Judeus da Europa Assassinados (Wikimedia)

Por isso, você tem motivos de sobra para adicionar Berlim à sua lista de cidades para viagens imperdíveis.

Dubai

Como falar em designes modernos e futuristas sem lembrar de várias cidades árabes. Afinal, os Emirados Árabes são notórios por suas peças arquitetônicas ricas em criatividade e ousadia. Da mesma forma, a cidade de Dubai é o exemplo de modernidade e designs inovadores. Pois são dezenas e dezenas de designes estonteantes.

Viagens imperdíveis - Dubai
‘Skyline’ do centro de Dubai (Wikimedia)

Nesse sentido, Dubai se destaca com seu horizonte moderno e inovador. Repleto de prédios, torres, habitações e pontes para serem conhecidos.

  • Hotéis
Viagens imperdíveis - Dubai
Hotel Burj Al Arab (Site Oficial)
  • Arranha-céu
Viagens imperdíveis - Dubai
Burj Khalifa, o maior arranha-céu do mundo (Wikimedia)
  • Residenciais
Viagens imperdíveis - Dubai
Residencial Damac, segundo prédio da esquerda para direita (Site Oficial)
  • Pontes
Viagens imperdíveis - Dubai
Ponte Al Garhoud (Pinterest)
  • Mesquita
Viagens imperdíveis - Dubai
Mesquita Al Rahim (Shutterbug)

Graças a seu glamour, Dubai entrou para a lista de Cidades do Design em 2005. Desde então, a cidade ficou ainda mais famosa e hoje integra a lista de desejos dos turistas de carteirinha.

Fortaleza

Por último, não poderíamos deixar de falar da bela capital Cearense, Fortaleza. Afinal, a cidade é capaz de combinar a tranquilidade praiana típica do litoral brasileiro e a agitação de uma capital.

Viagens imperdíveis - Fortaleza

Assim, além das belezas naturais, Fortaleza foi reconhecida pela ONU em 2019 como a cidade criativa em design. Esse título foi concedido graças às politicas de Desenvolvimento Sustentável a partir de esforços em conjunto dos governos municipal, estadual e federal e parcerias privadas.

Viagens imperdíveis - Fortaleza
Hall SC Johnson (Steinkamp Photography)
Viagens imperdíveis - Fortaleza
Extensão do metrô (Getty Images)
Arena Castelão (ArchDaily)

Agora, se você pretende começar já sua lista de viagens incríveis, considere Fortaleza como sua primeira parada. Afinal, para ir “ali” você não precisa nem de visto nem de passaporte.

Bonus: Brasília

Por fim, como bônus nessa lista temos o Brasília, nosso Distrito Federal. Idealizada por Juscelino Kubistchek, a cidade conta com diversos projetos arquitetônicos futuristas, e conta com designs assinados pelo aclamado Oscar Niemeyer. Assim, passou a integrar a lista de “Cidades do Design” em 2018. Inclusive, nós da Essência Móveis fizemos uma lista especial sobre os designs de Niemeyer que detalham alguns de seus projetos na capital brasileira (COLOCAR O LINK OU ENTÃO EXCLUIR A ULTIMA PARTE)

Viagens imperdíveis - Brasília
Praça dos Três Poderes (Governo Federal)

Escolha suas viagens imperdíveis

Agora que você já sabe de algumas cidades para realizar viagens incríveis, você já pode começar a planejar seu próximo destino. Inclusive, além das cidades que listamos aqui, no site oficial da UCNN tem uma lista completa de todas as cidades consideradas criativas em design.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre feira de móveis e as maiores realizadas no Brasil, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse, dicas de decoração e muito mais.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *