Grandes Designers – Dieter Rams

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando o assunto é sobre grandes designers, Dieter Rams não fica de fora. Contudo, muitas pessoas não sabem quem ele é ou quais são seus grandes feitos no ramo do design. Por este motivo, nós da Essência Móveis vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre Dieter Rams.

Ocasionalmente, muitos sites publicam artigos sobre as obras de Dieter Rams comparando as mesmas os produtos da Apple. Por ser um designer influente, muitas obras foram inspiradas nas obras de Dieter Rams, inclusive produtos da Apple, o que ele considera como uma grande homenagem.

Com estes produtos se tornando tão presentes no cotidiano das pessoas, é interessante conhecer a influência por trás da criação dessas obras. Sendo assim, vamos conhecer melhor quem é Dieter Rams.

Fonte: bluevision

Quem é Dieter Rams

Dieter Rams é um designer industrial alemão, nascido em 20 de maio de 1932, que influenciou toda uma geração de designers, sendo um dos designers mais influentes do século XX. Rams desenhou gravadores, projetores, móveis, calculadoras, rádios, cafeteiras e outros objetos que estão expostos pelo mundo todo, como o Museu de Arte Moderna de Nova York.

Entre os anos de 1961 e 1995, Dieter Rams foi chefe de design da empresa alemã Braun, uma companhia que representou a vanguarda do design de produtos durante os anos 60 e 70. Dieter Rams é associado com o conceito de design “menos é mais”, possuindo um estilo mais clean e minimalista.

Fonte: Wikipédia

Atualmente, Rams está aposentado, mas eventualmente aparece nos noticiários, despertando dúvidas em muitas pessoas sobre quem é este designer tão enaltecido nos dias atuais.

Devido ao estilo das suas criações, Rams é a influência de designers famosos, começando com Jonathan Ive. Este, por sua vez, é um designer britânico responsável pelo departamento de Design da Apple, além de ter peças expostas no MoMA. Agora você compreende a relação de Rams com os os produtos da Apple!

Fonte: Jornal do Empreendedor

Os 10 princípios de um bom Design

Na década de 70, DieterRams introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável e os dez princípios para um bom design. Estes princípios foram criados para responder a pergunta “Meu design é um bom design?”. Com estes princípios, é possível avaliar os princípios do design através de qualquer projeto. No decorrer deste tópico, você encontrará também alguns produtos criados por Rams.

Sendo assim, de acordo com os 10 princípios criados por Dieter Rams, o bom design:

É inovador

O primeiro princípio é que um bom design é inovador. As possibilidades de inovação são inúmeras e o desenvolvimento tecnológico permite cada vez mais novas oportunidades para a criação de projetos inovadores e originais. Nesse sentido, o design inovador se desenvolve junto do avanço da tecnologia.

Faz um produto ser útil

Um bom design deve fazer um produto ser útil, pois o mesmo é comprado para ser usado. Logo, o produto deve satisfazer certos critérios, sendo eles critérios funcionais, psicológicos e estéticos. Sendo assim, um bom design enfatiza a utilidade de um produto e também desconsidera qualquer coisa que possa prejudicar sua utilidade.

Fonte: LinkedIn

É estético

Além de ser útil, um bom design também deve ser estético, pois a qualidade estética de um produto é essencial para a sua utilidade. Os produtos que usamos todos os dias em diversos momentos afetam a nós mesmos e nosso bem-estar, porém, apenas projetos bem executados podem ser bonitos e funcionais.

Apesar da beleza de algo ser um conceito complexo, este terceiro princípio está mais relacionado a qualidade do design, do que com a beleza do produto em si.

Ajuda a entender o produto

Um bom design deve tornar o produto compreensível, ou seja, ajudar a entender o produto. Ele esclarece a estrutura do produto, possibilitando que o mesmo”fale”. Na melhor das hipóteses, um bom design torna o produto auto-explicativo.

É discreto

Apesar da importância da estética dos produtos, eles não são objetos decorativos ou obras de arte. Os produtos são feitos para atender a algum propósito, logo, o seu design deve ser neutro e discreto, garantindo espaço para a expressão individual de cada pessoa que utilize o produto.

Fonte: Coletivo UX

É honesto

Um bom design não faz um produto parecer mais inovador ou valioso do que ele realmente é. Em outras palavras, o bom design não tenta manipular o consumidor com promessas que não serão cumpridas. Logo, o bom design é honesto e deve oferecer aquilo que realmente é proposto a cumprir.

É durável

Um bom design deve ser atemporal, ter longa duração, evitar estar na moda e nunca parecer antiquado. Neste caso, o design deve ser diferente do design da moda, que muda com o tempo, mas sabemos que isso é difícil de realizar quando vivemos atualmente em uma sociedade descartável.

É meticuloso

Um bom design deve ser meticuloso e pensar nos mínimos detalhes. Nada deve ser arbitrário ou ao acaso. Nesse caso, é necessário ter todo cuidado e precisão no processo de design, o que demonstra respeito ao consumidor.

Fonte: Pinterest

É sustentável

O design também tem uma importante contribuição para a preservação do meio ambiente, pois o design de um produto pode produzir uma grande quantidade de resíduos. Logo, um bom design economiza recursos e minimiza a poluição física e visual ao longo do ciclo de vida do produto produzido, preservando o meio ambiente e garantindo maior sustentabilidade.

É o menos design possível

Por fim temos que um bom design deve ser o menos design possível, ou seja, menos é mais. Para um produto ser de qualidade ele deve se concentrar nos aspectos essenciais e em seu propósito. Dessa forma, os produtos não ficam carregados com detalhes em excesso e entram em conformidade com os seus princípios propostos.

Fonte: Pamono

Agora que você sabe quem é Dieter Rams e entende sua influência na área do design não vai mais ficar “perdido” quando ouvir falar deste nome. Se você trabalha com design, está esperando o que para começar a seguir os princípios do bom design propostos por Dieter Rams? Esperamos que tenha gostado deste post. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre Dieter Rams, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse, dicas de decoração e muito mais.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *