Modernismo brasileiro: conheça os principais artistas da época

Tempo de leitura: 6 minutos

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o modernismo brasileiro. Seja nas aulas de história, arte ou literatura, ou até mesmo em filmes, palestras, museus e muito mais. O modernismo brasileiro foi um movimento artístico, cultural e literário que marcou o país e se iniciou com a Semana de Arte Moderna de 1922.

Contudo, o modernismo não ocorreu apenas no Brasil, como também em outros países do mundo, começando na Europa na metade do século XX e depois chegando ao Brasil.

O modernismo surgiu em um período temporal que separou a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e a Segunda (1939 – 1945). Sendo assim, este movimento se situou em uma época marcada por conflitos, revoluções e transformações sociais.

Modernismo - O que foi, resumo, características, fases, artistas e obras
Fonte: Escola Educação

Pensando nesse movimento artístico tão importante, nós decidimos falar um pouco sobre os principais artistas do modernismo brasileiro. Eventualmente, você com certeza já ouviu falar sobre alguns artistas dos quais vamos citar neste artigo.

Contudo, caso nunca tenha ouvido falar, será muito interessante conhecer um pouco mais sobre essas pessoas que participaram desse movimento tão importante e marcante para o nosso país.

Os principais artistas do Modernismo brasileiro

Neste post vamos citar os principais artistas do modernismo no Brasil. Entre eles vamos citar artistas plásticos, arquitetos, escultores e escritores que protagonizaram este movimento artístico. Vamos lá conhecer um pouco mais sobre esses grandes artistas?

Anita Malfatti

Anita Malfatti foi uma grande artista plástica do modernismo brasileiro. Anita teve uma grande participação na Semana de Arte Moderna de 22, onde expôs muitas de suas obras, totalizando 20 telas.

Com certeza, você conhece ou pelo menos já viu alguma obra de Anita Malfatti. Essa artista utilizava muitas cores puras e vibrantes em suas obras que visavam expressar temas do cotidiano.

Algumas das obras de Anita que se destacaram no modernismo foram: O homem amarelo (1915-16), O Farol (1915), O homem de sete cores (1916) e Mário de Andrade I (1922).

Anita Malfatti: biografia, obras, estilo, resumo - Mundo Educação
Fonte: Mundo Educação -UOL

Tarsila do Amaral

Junto de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral foi uma grande artista plástica do modernismo brasileiro. Tarsila tinha uma grande habilidade de concretizar os ideais modernistas unidos à brasilidade de suas obras.

Tarsila do Amaral reunia ingredientes brasileiros em suas obras. Esses ingredientes eram, por exemplo, tipos e costumes “caipiras”, paisagens e aspectos da cidade grande.

Além disso, esses ingredientes eram tratados através de construções cubistas nas obras. O cubismo foi muito absorvido por Tarsila quando ela decidiu se aprofundar nos ideais modernistas.

As principais obras modernistas de Tarsila do Amaral são: A Negra (1923), A Cuca (1924), Morro da Favela (1924) e Abaporu (1928).

Tarsila do Amaral – Wikipédia, a enciclopédia livre
Fonte: Wikipedia

Cândido Portinari

Cândido Portinari foi mais um grande artista plástico do modernismo brasileiro. Cândido retratava em suas obras as questões sociais do Brasil fazendo uso do surrealismo e cubismo.

Além disso, Cândido valorizava as tradições da pintura em suas obras utilizando elementos artísticos da arte moderna europeia.

Algumas das principais obras modernistas de Cândido Portinari são: Serenata (1925), Mestiço (1934), Café (1935) e O Lavrador de Café (1939).

Ninguém retratou a identidade brasileira como Portinari', destaca curador  de nova mostra - A Crítica de Campo Grande Mobile
Fonte: ACritica.NET

Victor Brecheret

Victor Brecheret foi um grande escultor e precursor do movimento modernista brasileiro. As obras de Victor são marcadas pelo uso de diferentes técnicas. Durante a Semana da Arte Moderna de 22, Victor estava em Paris à estudos, mas mesmo ausente, teve 12 esculturas expostas.

Quanto às características das suas obras, temos a geometrização das formas, que foi uma característica muito marcante nas suas esculturas a partir de 1923. Além disso, em algumas de suas obras, é possível notar a assimilação de temas e características formais relacionadas às culturas indígenas.

Algumas das esculturas modernistas mais famosas de Victor Brecheret são: Ídolo (1919), Eva (1919), Diana Caçadora (1920) e Monumento ao Duque de Caxias (1941).

Fotos: As obras do escultor modernista | Cultura | EL PAÍS
Fonte: El País

Mário de Andrade

Mário de Andrade é um dos grandes nomes do modernismo brasileiro. Mário foi um escritor do movimento modernista no Brasil que ajudou a organizar a Semana da Arte Moderna de 22.

O começo do modernismo literário brasileiro é marcado pela publicação do livro Paulicéia Desvairada de Mário de Andrade. Apesar do autor se inspirar em movimentos europeus na época, como o futurismo e o expressionismo, a cultura brasileira era muito presente nas obras de Mário.

Algumas das características marcantes nas obras de Mário de Andrade são o nacionalismo crítico, a liberdade formal, a valorização da linguagem coloquial, o resgate do folclore brasileiro, a crítica sociopolítica e o regionalismo.

As principais obras modernistas de Mário de Andrade são: Paulicéia Desvairada (1922), A escrava que não é Isaura (1925), Amar, verbo intransitivo (1927) e Macunaíma (1928).

Mário de Andrade - Pensador
Fonte: pensador.com

Oswald de Andrade

Oswald de Andrade foi outro escritor que participou da primeira geração do modernismo brasileiro. Em suas obras, a ironia e a metalinguagem eram características marcantes. Além disso, o nacionalismo crítico e a liberdade formal também estavam presentes em suas obras.

As principais obras modernistas de Oswald de Andrade são: Os condenados (1922), Memórias sentimentais de João Miramar (1924), Manifesto da poesia pau-brasil (1924) e Pau-brasil (1925).

Editora da USP lança “Obra Incompleta”, de Oswald de Andrade – Jornal da USP
Fonte: Jornal da USP

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer foi um arquiteto muito importante para a história brasileira, principalmente para a construção de Brasília. Oscar projetou diversos monumentos para o distrito federal e mais de 600 obras ao redor do mundo.

Muitas das obras de Oscar Niemeyer possuem características modernas, e por isso ele é considerado um arquiteto precursor do modernismo brasileiro. O uso do concreto armado e de linhas livres e despojadas são marcas modernistas nas obras de Niemeyer.

As principais obras de Oscar Niemeyer são:

  • Ministério da Educação e Saúde, 1936, Rio de Janeiro;
  • Conjunto da Pampulha, 1940, Belo Horizonte;
  • Sede da ONU, 1947, Nova York;
  • Edifício Copan, 1951, São Paulo;
  • Palácio da Alvorada, 1957, Brasília;
  • Catedral de Brasília, 1970, Brasília.
Conheça as obras de Oscar Niemeyer com alguns cliques | CAU/RJ
Fonte: CAU/RJ

Agora você sabe um pouquinho mais sobre a história artística do nosso país! Seja na literatura, nas artes plásticas ou na arquitetura, o modernismo foi um movimento cultural que influenciou muitos artistas. Esperamos que tenha gostado deste post. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre os principais artistas do modernismo brasileiro, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *