Vidro – Descubra os tipos de vidro e suas diferenças

Tempo de leitura: 6 minutos

Desde o pirex resistente ao calor até os para-brisas do seu carro, há muitos tipos de vidro e ele está disponível em muitas formas.

Além disso, o vidro é um material inflexível que é formado pelo aquecimento de uma mistura de materiais sólidos secos até atingir um estado semissólido.

Depois a mistura é resfriada rapidamente para evitar que ela forme a estrutura cristalina que a maioria dos materiais sólidos possui.

À medida que o vidro esfria, os átomos ficam presos em um estado desordenado semelhante ao de um líquido antes que possam formar o estado cristalino de um sólido.

Como o vidro não é um líquido nem um sólido, mas tem as qualidades de ambos, o vidro existe como um tipo separado de matéria.

Devido a sua força e versatilidade, o vidro tem aplicações quase ilimitadas. Nesse sentido, ele é comum na construção civil.

Proporcionando a face para a maioria dos edifícios modernos e características arquitetônicas regulares do vidro para a maioria das outras estruturas habitáveis.

Além disso, ele possui diversos usos em casa, seja como utensílios de cozinha, telas de televisão ou lâmpadas.

É provavelmente o material mais importante em astronomia, o que foi originalmente possível graças ao uso de diferentes lentes de vidro.

Até mesmo a arte deve muito ao vidro. Pois os vitrais e muitos objetos decorativos de vidro da antiguidade têm sobrevivido e fornecido inspiração aos artistas por mais de mil anos.

Curioso para conhecer um pouco melhor todas essas opções? Vamos lá!

Quais são os tipos de vidro?

Na imagem: Cadeira DAW

1) Vidro recozido ou vidro comum

O vidro recozido é um produto básico, também conhecido como vidro float ou cristal. O vidro fundido pode esfriar lentamente de forma controlada até atingir a temperatura ambiente, aliviando quaisquer tensões internas no vidro.

Sem este resfriamento lento controlado, o vidro racharia com relativamente pouca mudança na temperatura ou leve choque mecânico.

O vidro recozido é usado como um produto de base para formar tipos de vidro mais avançados.

Este tipo de vidro é plano e transparente e pode ser a escolha perfeita para instalações que exijam perfeita visibilidade e uma maior intensidade de transmissão de luz.

2) Vidro temperado ou semi temperado

O vidro temperado ou semi temperado passa por um processo de reforço térmico que envolve o aquecimento do vidro recozido até cerca de 650 a 700 graus Celsius e depois o resfriamento rápido.

O processo de reforço térmico aumenta a resistência mecânica e térmica do vidro recozido, tornando-o duas vezes mais resistente do que o vidro recozido.

Quando ele quebra os fragmentos são semelhantes em tamanho ao vidro recozido, mas com uma maior probabilidade de permanecerem juntos.

Em caso de quebras e impactos acidentais, esse vidro se romperá em vários fragmentos pequenos, o que minimiza os riscos e grandes arestas.

Dos tipos de vidro, o vidro temperado é muito útil para vários tipos de instalações. Pois é 5 vezes mais resistente que o vidro comum, oferecendo menor perigo.

Por isso, uma das normas regulamentadoras da ABNT, estabelece que o box de banheiro seja feito com o vidro temperado, por ser a opção mais segura e confiável à essa finalidade.

3) Vidro laminado

Qualquer um dos tipos de vidro acima pode ser laminado. O produto acabado mais comumente usado são duas folhas de vidro temperado, laminadas juntamente com uma camada intermediária de Polyiynil Butyral (PVB) de 1,52mm de espessura.

O vidro laminado oferece muitas vantagens. Segurança e proteção são as mais conhecidas, portanto, ao invés de se estilhaçar no impacto, o vidro laminado é mantido junto pela camada intermediária.

Como resultado, isso reduz o risco de segurança associado aos fragmentos de vidro estilhaçados. Assim como, até certo ponto, os riscos de segurança associados à fácil penetração.

Se um painel de vidro quebrar ou estilhaçar, é altamente improvável que ambos os painéis laminados se partam ao mesmo tempo.

O que significa que o painel e a camada intermediária restante suportará o vidro quebrado e o manterá no lugar como proteção de borda até que seja substituído.

Além disso, a película de PVB também filtra até 99,6% dos raios ultravioleta, responsáveis por descolorir móveis, tecidos e objetos.

Outra vantagem proporcionada pelo vidro laminado é o controle acústico. A película de PVB é responsável por amortecer as vibrações sonoras, criando uma redução considerável de ruídos.

4) Vidro insulado

O vidro insulado é composto por duas peças, unidas por um perfil de alumínio, além disso, ele pode ser montado com combinações para juntar propriedades de outros tipos de vidro.

As janelas são uma grande fonte de perda de calor em uma casa – mas quem quer viver no escuro? As unidades de vidro insulado evitam a perda de calor através de suas portas e janelas de vidro.

As unidades consistem em duas placas de vidro separadas por um gás inerte. A camada isolante fornecida pelo gás entre os vidros das janelas difunde a transferência de calor. A maioria das casas e edifícios modernos utiliza esse tipo de vidro.

Além disso, as janelas oferecem os mesmos benefícios das janelas de um único painel, com eficiência energética que ajuda os proprietários de casas a economizar dinheiro.

Componentes das unidades de vidro insulado:

  • Vidro – O vidro insulado pode ser uma gama de espessuras ou tipos. O vidro laminado ou temperado pode ser usado em áreas onde a segurança ou resistência são prioridades. Além disso, também podem conter até três painéis de vidro onde é necessário um isolamento térmico ou acústico maior.
  • Espaçador – O espaçador que separa as duas placas de vidro onde elas se encontram nas bordas/estrutura da janela. Estes espaçadores geralmente têm algum tipo de dessecante para absorver a umidade entre as placas e evitar o embaçamento.
  • Estrutura de janela – O vidro insulado é usado em muitos tipos diferentes de janelas onde a eficiência é necessária. Por exemplo, janelas suspensas duplas, janelas de quadros, janelas de batente e claraboias usam vidro isolado para evitar a perda de calor.
  • Gás – O gás utilizado entre as janelas de vidro varia de acordo com cada fabricante.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes.

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre o que o carpinteiro faz e para quais serviços contratá-lo, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *