Estilo industrial na cozinha: veja como decorar seu projeto moderno e inovador

Tempo de leitura: 4 minutos

O estilo industrial veio para ficar! Com influências dos anos 50 e móveis rústicos, que utilizam bastante concreto, cimento e madeira, esse tipo de decoração é ideal para quem deseja inovar no design da cozinha.

Geralmente o estilo industrial dispensa paredes e divisórias para criar um compartilhamento estético dentro de casa. Por isso consideramos esse estilo perfeito para quem tem uma cozinha americana ou mora em lofts.

Criatividade é a palavra certa para descrever o projeto de cozinha estilo industrial. Você pode reaproveitar materiais, reformar móveis antigos e utilizar enfeites diferentes para conseguir uma decoração exclusiva. 

Também é possível mandar fazer móveis planejados para aproveitar melhor o espaço. Com planejamento e criatividade, você consegue ter uma cozinha incrível. Contudo, vale a pena entender os principais detalhes que compõem o estilo industrial antes de fazer sua decoração. Confira os tópicos a seguir:

1. Paleta de cores neutras

A decoração industrial valoriza o uso de texturas, como metais, couro, tijolinhos, concreto e madeira. Por conta disso, a melhor paleta de cores é que contém cores neutras e sóbrias (cinza, preto, marrom, bege e branco).

Mas isso não significa que você deve descartar as cores mais vibrantes da decoração. É possível utilizá-la em enfeites e acessórios da cozinha, como nos eletrodomésticos ou quadros da parede.

2. Móveis funcionais

É sempre bom lembrar a importância dos móveis funcionais na decoração de qualquer ambiente, especialmente se tratando de espaços compactos. 

Na cozinha, aproveite todos os cantos do cômodo para fazer armários e prateleiras (inclusive, as prateleiras ficam lindas no estilo industrial). 

Os móveis podem ser feitos de madeira – tanto nas cores de madeira, quanto de tonalidades mais sóbrias, como cinza escuro ou neutro – porém, utilize detalhes feitos de metal no espaço para contrastar com a madeira dos armários, como uma mesa de alumínio ou com pés de ferro.

3. Canos e tubulações 

Sim, os cantos e tubulações expostas são características marcantes do estilo industrial. Deixe os circuitos elétricos e tubulações hidráulicas à vista para se destacarem no ambiente.  Geralmente esses elementos são de metal, o que fica muito bonito em contraste com o azulejo e paredes de tijolinho. 

Caso não tenha canos e tubulações no seu espaço, procure por torneiras e registros rústicos para usar na sua cozinha estilo industrial. É uma alternativa que funciona muito bem.

4. Iluminação 

Use trilhos e luminárias de metal para iluminar sua cozinha. Como o espaço é utilizado para preparação de alimentos e higienização da louça, tarefas que exigem concentração,  é preciso caprichar na quantidade de luz do local. 

Além da iluminação direta, compensa investir na iluminação natural. Por isso, caso tenha janelas na cozinha, deixe-as abertas durante o dia para que a luz entre no local e deixe o espaço ainda mais bonito e iluminado.

5. Misture materiais 

Como já citamos acima, uma das maiores características do estilo industrial é a mistura de materiais, como madeira, ferro e concreto. 

Misture o estilo rústico com a modernidade do ferro para compor os móveis da cozinha, como uma mesa pequena ou por meio das prateleiras. Outra forma sutil de incluir o metal na decoração é por meio de enfeites prateados. 

Inclusive, compre todos os metais da cozinha da mesma cor. Os eletrodomésticos de inox combinam muito bem com o estilo, por isso, priorize esse material.

6. Utilize plantas na decoração 

As plantas são indicadas para todos os cômodos, afinal, elas trazem equilíbrio e harmonia para dentro de casa. Além disso, a coloração esverdeada das plantas contrastam com os materiais escuros utilizados na decoração. 

Você tem como usar plantas decorativas no espaço ou investir em uma mini horta, com direito a todos os seus temperos favoritos.

7. Elementos decorativos modernos 

Embora o estilo seja caracterizado pela rusticidade e minimalismo, isso não significa que você deve deixar os elementos decorativos de fora do projeto. 

Além das plantas, invista em enfeites como: 

  • Vasos de flores e plantas;
  • Quadros modernos;
  • Revestimentos rústicos (papel de parede de tijolinho, cimento queimado ou amadeirado);
  • Eletrodomésticos modernos;

Vale ressaltar a importância de que os melhores projetos contam com profissionais de qualidade. Contrate boas empresas especializadas em móveis de cozinha e revestimentos para conseguir o resultado desejado.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *