Como utilizar sabiamente as cores análogas na decoração

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe quais são as cores análogas e como utilizá-las sabiamente na decoração? Se a resposta é não, fique tranquilo, pois muitas pessoas também não sabem como utilizar essas cores na hora de decorar sua casa.

O uso das cores na decoração pode parecer simples, mas exige certo entendimento e planejamento para sua aplicação. Pensando nisso, nós da Essência Móveis escrevemos este artigo para te ajudar na aplicação das cores análogas na decoração de sua casa.

Neste post vamos explicar melhor o que são as cores análogas e como utilizá-las sabiamente na decoração. Sendo assim, trouxemos algumas dicas de combinações de cores análogas e exemplos de aplicações em alguns cômodos.

O que são as cores análogas

As cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático, por exemplo, laranja, amarelo e verde. As cores análogas também recebem este nome porque apresentam uma mesma cor básica em meio à composição, por exemplo o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado que têm a cor laranja presente em cada uma delas. 

Por possuírem pigmentos em comum, a combinação de cores análogas garante uma sensação agradável para quem está observando de longe. Por este motivo, a utilização dessas cores é uma ótima opção para a decoração de um espaço, pois deixa o ambiente harmônico e agradável.

Fonte: Pinterest

Como utilizar as cores análogas na decoração

Para utilizar as cores análogas na decoração é necessário estudar as cores e fazer um planejamento, pois a combinação das cores deve ser harmônica. Para a decoração, você deve combinar uma cor com a sua vizinha no círculo cromático, ou seja, as cores que são posicionadas lado a lado no círculo e que tenham bases comuns. Por exemplo: azul e verde.

Nesse sentido, a mistura de cores parecidas proporciona um efeito de degradê e pouco contraste no ambiente, deixando o cômodo sofisticado e “jovem”. Além disso, apostar na combinação de cores análogas é uma ótima opção para quem tem receio de deixar o ambiente colorido demais.

Você pode fazer diversas combinações com as cores do círculo cromático, basta estudá-las e planejar como será feita a aplicação das cores. As combinações mais usadas são:

  • Amarelo com laranja;
  • Laranja com Vermelho;
  • Vermelho com Rosa;
  • Rosa com Roxo;
  • Roxo com Azul;
  • Azul com Verde;
  • Verde com Amarelo.
Fonte: ARQ-TS Arquitetura e Organização de Ambientes

Para que você entenda melhor a utilização das cores análogas, nós trouxemos alguns exemplos para explicar a utilização e como combinar essas cores em um determinado cômodo da sua casa.

Aplicação de cores análogas na decoração

Na imagem a seguir, temos um quarto, aparentemente infantil, onde foram utilizadas as cores amarelo e laranja na decoração. Essas cores são cores vizinhas, logo, são cores análogas. Essa é uma ótima combinação de cores quentes e análogas para decorar um cômodo. Estas cores quentes criam uma sensação de vitalidade, energia e criatividade.

Fonte: Clique Arquitetura

Já nesta imagem, temos uma sala decorada com tons de azul e verde, outras cores vizinhas, e estas por sua vez também são análogas. No caso desta decoração, temos uma aplicação de cores análogas e frias, que criam uma percepção de tranquilidade, serenidade, limpeza e frieza. As cores frias são ótimas opções de cores para quartos, locais de estudo, trabalho e banheiros devido às sensações que sua aplicação traz ao ambiente.

Fonte: Pinterest

A seguir temos uma cozinha na qual também foram utilizadas as cores análogas amarelo e laranja. Essa combinação de cores costuma ser utilizada em muitos restaurantes, pois é uma combinação efetiva para estimular a fome. Logo, a aplicação dessas cores análogas em uma cozinha também funciona bem!

Fonte: Pinterest

Nesta outra sala temos uma aplicação das cores rosa, vermelho e laranja. Ambas são cores vizinhas e formam uma ótima combinação de cores análogas para a decoração.

26 Amazing Living Room Color Schemes and Tips - Decoholic
Fonte: DecorHolic

Mais uma sala com a decoração feita com cores análogas. Desta vez, temos novamente as cores verde e azul tomando espaço no ambiente. Neste caso, os tons de azul e verde aplicados são mais claros do que na outra sala que mostramos aqui com as mesmas cores, o que traz maior claridade para o ambiente.

Fonte: Decoração de Interiores

Por fim, temos a imagem a seguir com uma sala de estar na qual foram aplicadas as cores azul e roxo, em tons mais escuros. Essa combinação de cores análogas unida a um estilo moderno garantiu mais dinamismo a decoração. Aqui temos mais uma utilização de cores frias, garantindo uma percepção de calmaria, foco, concentração e limpeza.

ARQ-TS Arquitetura e Organização de Ambientes – Na imagem, Banqueta Platner

Agora que você sabe como utilizar sabiamente as cores análogas na decoração, pode começar a se planejar e decorar o ambiente do jeitinho que você planeja. Com certeza, seja qual for a combinação de cores escolhidas, você vai arrasar na decoração! Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre a utilização das cores análogas, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse, dicas de decoração e muito mais.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *