Mesa Lateral Eames Wire: onde e como usar na decoração

Tempo de leitura: 4 minutos

A Mesa Eames Wire é mais uma das famosas criações de Charles e Ray Eames. Ela foi criada no final da década de 1940, quando Charles Eames chegou à conclusão de que “todas as coisas fantásticas estavam sendo feitas de arame”. A partir dessa ideia, o casal resolveu experimentar uma técnica de produção em massa para soldagem de fios de arame que, é claro, foi um sucesso. A peça foi apresentada ao público em 1950.

Como a Mesa Wire é feita

A Mesa Eames Wire, conhecida também como Mesa LTR (Low Table Rod base), tem como estrutura duas bases de aço inox em formato de “U” que se unem ao tampo. Essas hastes cruzadas proporcionam maior estabilidade à peça, além do charme. Como outras opções de acabamento, essa base também pode ser pintada em preto ou branco.

Seu tampo retangular compacto de 40×34 centímetros pode ser feito em Fórmica preta ou branca, Lâmina Carvalho Americano natural, Lâmina Pau Ferro natural ou Lâmina de madeira tingida em PU nas cores Castanho ou Imbuia. A altura total da peça é de 24 centímetros. Justamente por ser uma mesa pequena e leve, se tornam fácil o transporte e deslocamento para qualquer lugar.

Onde e como usar a Mesa Wire

Geralmente, essas mesas são mais utilizadas na sala de estar e sala de TV como uma mesa de centro ou uma mesa lateral/de apoio.

Como mesa de centro:

Na imagem: Sofá Marshmallow

Como mesa de apoio:

Na imagem: House Bird

Como mesa lateral:

Mas além deste uso mais comum, ela também pode servir como um móvel decorativo em halls de entrada, sala de jantar, em varandas e até mesmo no quarto, como mesa de cabeceira. É uma peça bastante versátil, delicada e perfeita para compor a decoração do ambiente.

Na sala:

No quarto:

Outros móveis como a Mesa Wire feitos com a técnica de soldagem

A partir dessa técnica inovadora do Casal Eames, foram produzidas muitas outras peças marcantes como, por exemplo, a Mesa Elíptica de Centro.

A Mesa Elíptica possui a base igual à da Mesa LTR, porém são utilizadas duas, uma em cada extremidade do tampo, visto que ele é bem maior. O tampo oval/elíptico pode ser feito em duas diferentes medidas: 170×54 ou 217 x 54 centímetros. Além disso, seu tampo pode ser feito em fórmica preta ou branca ou também em vidro, garantindo maiores possibilidades de estilo para a mesa.

Assim como as mesas laterais, as mesas de centro também são mais utilizadas na sala de TV ou sala de estar. Elas são o destaque do ambiente, já que são localizadas bem no meio dele. Desta forma, as mesas de centro podem comportar bandejas, vasos com flores, velas, pequenas esculturas, livros, etc. E além do uso interno dessa peça, ela também pode ser útil em festas realizadas nas varandas e sacadas, por exemplo, onde você pode usá-la para apoiar bandejas com aperitivos, louças, copos, entre outros itens.

As Estantes Eames são outro exemplo da dedicação de Charles e Ray em criar e produzir móveis domésticos utilizando técnicas de produção industrial. A dupla acreditava no “uso honesto dos materiais”, em vez de disfarçar a aparência de prateleira dos componentes das estantes. Eles então abraçaram suas raízes industriais.

Fonte: Herman Miller

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre cores para quarto de casal, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *