Saiba como escolher a luminária ideal para seu ambiente

Tempo de leitura: 14 minutos

As luminárias são itens indispensáveis para compor qualquer ambiente, seja ele residencial ou comercial. Elas podem ser utilizadas para destacar um determinado ponto do cômodo, além de proporcionar mais conforto e beleza ao espaço.

Fonte: Decor Fácil

No entanto, escolher a luminária ideal não é uma tarefa tão simples assim. É preciso levar em consideração diversos fatores, como o tamanho do ambiente, a altura do teto, a iluminação natural e a decoração.

Neste artigo, você vai aprender como escolher a luminária ideal para seu ambiente de acordo com as suas necessidades.

A importância da iluminação na decoração

Fonte: Minha Casa, Meu Lar…

Uma das principais características de um ambiente bem iluminado é a sensação de amplitude. Isso acontece porque a luz natural, além de ser mais agradável, funciona como um amplificador do espaço.

Já a iluminação artificial pode ser usada para criar ambientes mais aconchegantes ou, até mesmo, para valorizar certos pontos do cômodo.

Outro fator importante é a direção da luz. Ela pode ser direcionada para o teto, para as paredes ou para o chão. Cada uma dessas opções traz um resultado diferente para o ambiente.

Fonte: Estadão Imóveis

Por exemplo, a luz direcionada para o teto é ideal para espaços amplos e arejados, já que amplia a sensação de altura do cômodo; já a luz direcionada para as paredes valoriza os objetos que estão nelas; e a luz direcionada para o chão é ideal para ambientes pequenos, pois alonga as sombras e dá impressão de que o espaço é maior do que realmente é.

Além disso, é importante levar em consideração o tipo de lâmpada que será utilizada. As incandescentes são ideais para ambientes mais formais e tradicionais, enquanto as fluorescentes são mais adequadas para espaços modernos e contemporâneos.

Fonte: Casa CLAUDIA

Já as halógenas são ótimas opções se você busca um ambiente com acabamento clean e sofisticado.

Por fim, não se esqueça da questão da economia! Hoje em dia existem diversas opções de luminárias com tecnologias que permitem economizar energia sem comprometer a qualidade da iluminação.

Vale a pena pesquisar e escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades!

Salas de estar: Como escolher a luminária ideal para o ambiente

Não há dúvidas de que a iluminação é um dos elementos mais importantes de qualquer ambiente, seja ele residencial ou comercial.

Fonte: Decor Fácil

É através da luz que podemos realçar determinadas áreas e características do espaço, além de, claro, permitir que possamos ver e nos sentir confortáveis nele.

Mas com tantos tipos e modelos de luminárias disponíveis no mercado, escolher a ideal para cada ambiente pode não ser uma tarefa tão simples.

Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas valiosas para te ajudar a escolher a luminária ideal para o seu ambiente!

Fonte: Ideias Decor

A primeira coisa que você precisa saber é o tipo de luz que precisa para o ambiente em questão. Para isso, é importante considerar as atividades que serão realizadas ali e o estilo decorativo do espaço.

Por exemplo: se você pretende usar a sala de estar para relaxar e assistir TV, uma luminária com luz amarela e brilho suave certamente será mais adequada.

Fonte: Elo7

Por outro lado, se o objetivo for receber amigos e familiares para conversar ou jogar cartas, uma luz mais intensa pode ser uma boa pedida. No entanto, independentemente do tipo de luz escolhido, é importante lembrar que ela não deve ofuscar nem incomodar os olhos.

Outro fator relevante na hora de escolher uma luminária é o tamanho do ambiente.

Se ele for pequeno, por exemplo, invista em modelos compactos e discretos; já se for grande, aposte em luminárias maiores e/ou em um sistema de iluminação composto por várias fontes de luz (lâmpadas spotlights embutidas no teto, arandelas na parede etc.).

Fonte: EZTEC

Vale lembrar também que as luminárias podem servir como um elemento decorativo à parte: portanto, escolha um modelo que combine com o estilo do ambiente (se ele for rústico opte por uma luminária de madeira; se for moderno invista em algo mais clean etc.).

Por fim – mas não menos importante – leve sempre em conta as dimensões do espaço disponível para a instalação da luminária. Se possível faça um sketch do local antes de sair às compras: isso te ajudará a visualizar melhor qual seria o modelo ideal para aquela área.

Fonte: Ideias Decor

No entanto, caso você não tenha essa possibilidade (ou preferir comprar online), fique atento às medidas informadas pelo fabricante na hora da compra: assim você evita surpresas desagradáveis depois!

Quartos: Dicas de como acertar na escolha da luminária perfeita

O tamanho, a forma e a cor das luminárias são importantes, mas não são os únicos fatores a serem considerados na hora de escolher as luminárias ideais para a sua sala de estar.

Fonte: CLAUDIA

Outros fatores, como a quantidade de luz necessária e o tipo de lâmpada utilizada, também devem ser levados em conta.

Para começar, é importante determinar quantas lâmpadas serão necessárias para iluminar adequadamente a sala. Isto vai depender do tamanho da sala, do número e da posição das janelas e da altura do teto.

Fonte: Pinterest

Em geral, é recomendado que cada metro quadrado da sala seja iluminado por uma lâmpada de watts.

Uma vez que você determinou o número de lâmpadas necessárias, é hora de escolher o tipo certo de luminária. As luminárias podem ser classificadas em três categorias principais: embutidas no teto, suspensas no teto ou apoiadas em paredes ou móveis.

Cada categoria tem suas próprias vantagens e desvantagens que devem ser consideradas na hora da escolha.

As luminárias embutidas no teto são ideais para ambientes pequenos ou com pouca altura disponível, pois não ocupam espaço no chão nem na parede. Porém, elas podem ser mais difíceis de instalar e requerem um tipo especial de lâmpada (geralmente halogênio).

Fonte: Viva Decora.

As luminárias suspensas no teto são uma ótima opção para ambientes maiores ou com mais altura disponível, pois podem ser colocadas em qualquer parte do cômodo sem comprometer a decoração do ambiente.

No entanto, elas costumam ser um pouco mais caras que as outras opções e podem exigir um profissional para instalá-las corretamente.

Por fim, as luminárias apoiadas em paredes ou móveis são uma boa opção para ambientes pequenos ou com pouca altura disponível.

Fonte: Casa Vogue – Globo

Elas geralmente são mais baratas que as outras opções e podem ser facilmente instaladas pelos próprios moradores. Em contrapartida, elas costumam emitir menos luz do que as outras opções e podem não iluminar adequadamente toda a sala.

Cozinhas: Iluminação funcional e estilosa ao mesmo tempo

A cozinha é um ambiente da casa que requer iluminação funcional e estilosa ao mesmo tempo. Para escolher a luminária ideal para o seu ambiente, é importante considerar alguns fatores, como o tamanho da cozinha, o tipo de iluminação que você precisa e o estilo que você deseja.

Fonte: Prego e Martelo

O tamanho da cozinha é um fator importante a ser considerado na hora de escolher as luminárias. Se a sua cozinha for pequena, opte por luminárias mais compactas e discretas. Já se a sua cozinha for grande, você pode optar por luminárias mais chamativas e impactantes.

Fonte: Portal Vida Livre

Outro fator importante é o tipo de iluminação que você precisa na sua cozinha. Se você precisar de uma iluminação mais funcional, para preparar refeições ou para outras atividades, opte por uma luminária com luz direta, como uma lâmpada incandescente ou fluorescente.

Já se você quiser criar um ambiente mais aconchegante e relaxante, opte por uma luminária com luz indireta, como uma lâmpada de halogênio ou LED.

Fonte: Decoração Brasil

Por fim, é importante escolher as luminárias de acordo com o estilo que você deseja para a sua cozinha. Se você quer um ambiente mais tradicional e clássico, opte por luminárias de metal ou madeira. Já se você quer um ambiente mais moderno e contemporâneo, aposte em luminárias de vidro ou plástico.

Banheiros: Luminárias práticas e inovadoras para o seu banheiro

Quando pensamos em luminárias para o nosso banheiro, logo nos vem à cabeça aquele modelo de spots embutidos no teto. Mas saiba que existem muitas outras opções de luminárias práticas e inovadoras para iluminar seu banheiro.

Fonte: Blog Decor Lumen

Para começar, é importante considerar o tamanho do ambiente. Se o seu banheiro for pequeno, opte por uma luminária de teto mais compacta. Já se o espaço for maior, você pode investir em uma luminária pendente ou de chão.

Outra dica importante é escolher a luz ideal para cada área do banheiro. Para a área da pia, é indicado um foco de luz mais direcionado, enquanto que para a área do box shower uma luz mais ampla e difusa fica melhor.

Fonte: Jornal NH

E não esqueça da iluminação natural! Abra as janelas do seu banheiro sempre que possível para permitir a entrada de luz natural.

Além disso, você também pode optar por luminárias com funções extras, como por exemplo aquelas que possuem um sensor de presença. Esses modelos são perfeitos para quem costuma esquecer de desligar a luz antes de sair do banheiro.

Áreas externas: Escolhendo as luminárias ideais para jardins e varandas

O jardim é um ambiente muito importante para a casa, pois é o lugar onde podemos relaxar e desfrutar da natureza. Por isso, é fundamental escolher as luminárias ideais para este espaço, de forma a garantir o conforto e a beleza do local.

Fonte: Archtrends

As áreas externas da casa devem ser iluminadas de forma a garantir a segurança dos moradores e dos visitantes. No entanto, é importante que as luminárias escolhidas sejam adequadas às características do ambiente, de forma a garantir o conforto e a beleza do local.

Para jardins e varandas, as luminárias ideais são aquelas que proporcionam uma iluminação suave e agradável. Uma boa opção são as lâmpadas de LED, que oferecem um excelente nível de iluminação com baixo consumo de energia.

Fonte: Iluminim

Outra opção interessante são as lâmpadas solares, que são alimentadas pelo energia solar e podem ser uma ótima alternativa para quem quer economizar energia elétrica.

Independentemente da opção escolhida, é importante que as luminárias sejam instaladas por um profissional qualificado, de forma a garantir o melhor funcionamento do sistema.

Opções de Abajures e Luminárias para iluminar a sua casa

Luminária Ana

Projetada em 2018 pelo importante designer brasileiro Pedro Mendes, essa luminária traz elegância e sofisticação à decoração da sua casa. Só pela foto, você já deve sentir o peso que é ter uma obra de arte dessas em sua casa.

Criada para proporcionar uma luz agradável, a Luminária Ana é uma peça de destaque na decoração. Sua iluminação proporciona um efeito aconchegante e acolhedor para todo o ambiente.

Possui uma altura de 2,00m, sendo uma excelente opção para compor a decoração em salas de estar com pé direito duplo ou em ambientes amplos.

A Luminária Ana possui uma estrutura composta em madeira de lei, unidos por meio de componentes em aço inox polidos. Sua cúpula é produzida em tecido preto ou branco. Desenvolvida com materiais de alto padrão de qualidade que garantem à peça um acabamento fino e duradouro.

Desenvolvido com materiais ecologicamente corretos e de alta qualidade que garantem durabilidade e acabamento fino a peça, conta ainda com 5 anos de garantia pela Essência Móveis!

Luminária Netuno

Luminária Netuno

Mais uma obra de Pedro Mendes, a Luminária Netuno possui um design moderno que garante conforto e elegância ao ambiente.

Com um design sofisticado e uma iluminação agradável e acolhedora, a Luminária Netuno é um item decorativo que, além de ser uma peça funcional para momentos de estudo e leitura, proporciona aconchego ao seu ambiente.

Luminária Netuno possui uma altura de 2,70 m e pode ser utilizada em ambientes amplos ou salas de estar com pé direito duplo. Ideal também para compor a decoração do cantinho de leitura, a Luminária Netuno proporciona uma iluminação confortante que garante um momento agradável para sua leitura.

Produzido com materiais ecologicamente corretos e de alta qualidade. Possui uma estrutura em aço inox com polimento brilhante e sua base em madeira de lei. Sua cúpula é fabricada em tecido marfim, provocando leveza ao design.

Abajur Dara

Abajur Dara é mais que uma peça funcional para momentos de estudo e leitura, é um item decorativo que garante estilo e conforto visual ao ambiente.

Criado para proporcionar uma luz aconchegante e agradável, o Abajur Dara é uma peça de destaque na decoração. Sua iluminação de maneira difusa salienta detalhes e cores, além de projetar sombras. Assim, compõe diferentes cenários para um mesmo ambiente.

É uma excelente opção para compor a decoração nas mesas laterais da sala de estar ou nas mesas de cabeceiras dos quartos. Além de ser ideal para os momentos de leitura, devido a sua iluminação agradável que auxilia na sua concentração.

Abajur Dara possui uma estrutura em madeira olmo natural e sua cúpula é produzida em tecido algodão branco com pigmento creme. Desenvolvido com materiais de alto padrão de qualidade que garantem à peça um acabamento fino e duradouro.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre cores para quarto de casal, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.