Cuidados com Mármore

Tempo de leitura: 9 minutos

Existem alguns cuidados com mármore a tomar, para ele se manter este ícone de bom gosto que sempre foi. A beleza do mármore é indiscutível e seu nível de sofisticação bate de longe a maioria dos materiais usados em tampos.

O uso de mármore para decoração e utilidades é quase tão antigo quanto a própria civilização humana. Segundo a história, isso é uns 3 ou 4 séculos antes de cristo.

Cuidados com Mármore
Sarcófago em Mármore

A cobiça por esta pedra não é à toa.

Por ser uma pedra esculpida e produzida inicialmente pela própria natureza, uma peça nunca será igual a outra, especialmente, as peças de mármore com veios e as manchadas. Mas os cuidados com mármore são os mesmos.

Por tudo isso, a delicadeza da peça exige um cuidado especial para protege-la de manchas, arranhões e qualquer outro fator que denigra a qualidade ou aspecto desta peça de decoração.

Empolgou para saber desses cuidados? É só ler mais um pouco e vai saber:

  • O que é o Mármore;
  • Os benefícios do mármore na decoração;
  • Como proteger sua peça de mármore;
  • Como deixar o mármore feito novo;
  • As diferenças entre mármore e granito;
  • Os móveis clássicos que são produzidos com mármore;

Mármore: Artigo de Decoração da Natureza


Cuidados com Mármore
Mármore na Natureza

A natureza é a principal fábrica de produção em massa no planeta todo. O mármore é apenas mais um produto desta indústria.

Este artigo é proveniente da modificação química do calcário e do meio onde se encontra.

O nome é apropriado, já que o termo metamorfismo é uma junção variante das palavras “meta” (transformação) e “morphe” (forma), ou seja, o mármore é formado a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão.

Porém, o processo que faz com que o mármore fique tão bonito quanto você gosta de ver, é bem mais prático (ou quase).

Após ser extraído, o mármore bruto vai para a serralheria e uma máquina gigantesca, chamada Tear, serra os blocos em chapas brutas.

Até ser fatiado, os blocos de mármore permanecem no Tear por cerca de 5 a 6 dias durante 24 horas.

Cuidados com Mármore
Peça de Mármore com veios, após polimento

Logo depois de fatiadas, vão receber forma, polimento e cada uma ganha sua utilidade.

Os Benefícios do Mármore


Cuidados com Mármore
Mesa Saarionen de jantar redonda

Antigamente todas as construções eram feitas em madeira, o que fazia que perdessem muito tempo quando havia incêndios, o que posteriormente teriam que fazer tudo novamente, sendo assim, começaram a usar o mármore para que não tivessem esse tipo de problema.

Exemplos de construções gregas feitas com mármore como o: Parthenon, o Templo de Zeus e o Templo de Artemis.

Cuidados com Mármore
O Parthenon em Atenas.

Ainda hoje, o mármore vem sido aplicado em monumentos de todo o mundo e apesar do passar dos séculos, esta beleza da natureza continua mantendo sua popularidade, graças a suas diversas características. Com isso, os cuidados com mármore continuam.

Porém, os benefícios desta obra da natureza vão além da resistência.

O mármore pode ser esculpido em qualquer forma que se imagina e possuí uma variedade de cores sensacional. Além disso, nunca, uma peça de mármore será igual a outra.

Por essas e outras, o mármore é um artigo de decoração tão cobiçado.

Mas toda essa cobiça tem seu preço.

Quais os Cuidados Com Mármore?


Cuidados com Mármore
Cuidados com Mármore

O Mármore pode lascar e manchar facilmente com gordura, vinho ou outros alimentos, pois são altamente absorventes.

Por isso, recomenda-se o uso de impermeabilização, que aliada a limpeza adequada lhe garante uma longa durabilidade, ou seja, ele pode lhe acompanhar durante toda a sua vida.

Vou entrar mais a fundo no assunto.

Limpeza

Cuidados com mármore
A Limpeza do Mármore é mais simples do que se pensa

Recomenda-se que ao derramar qualquer coisa sobre o mármore, seja limpo imediatamente, devido exatamente a sua porosidade.

E digo mais, para quem deseja usar o mármore em regiões praianas é preciso ter um cuidado redobrado, pois o sal dissolve pedras de mármore, e pode também criar pequenos orifícios em sua superfície.

Para contornar essa situação, é bom se usar o granito que é uma peça naturalmente mais resistente, mas isso, vou abordar daqui a pouco.

Cuidados Com Mármore Para Durar Mais

Cuidados com Mármore
Cuidados para manter o mármore sempre novo

Deve-se fazer uma limpeza frequente, pois é um material que encarde facilmente. Para isso, utilize produtos próprios à base de ácido muriático (pH neutro) e com a ajuda de escova, de preferência.

Evite usar limpadores que incluem amônia, vinagre (frequentemente citado como produto de limpeza alternativo, mas não nesse caso), álcool, produtos de limpeza abrasivos, como Ajax e principalmente produtos comerciais de limpeza de azulejo.

Caso optar por esse material na cozinha, proteja-o da gordura, pois o mármore é altamente absorvente e pode manchar facilmente neste ambiente.

Dicas Preciosas

Cuidados com Mármore
Mesa Lateral em Mármore

Em ambientes internos, normalmente o mármore se encontra mais liso e impermeabilizados, para que assim, evite manchas. No ambiente externo, prefira os mármores sem polimento, mais rústicos, que não escorregam.

Há uma grande variedade de cores e preços – quanto mais manchado e desenhado, mais barato o mármore.

Deixe Seu Mármore Como Novo

Cuidados com Mármore
Tampo de mármore oval – Mesa Saarinen

Mas os cuidados com mármore não param por aí. Se mesmo seguindo essas dicas, seu mármore manchou ou riscou (o que acaba acontecendo mesmo), siga esse passo a passo para deixar sua peça de mármore como nova – e também vale para colunas, paredes e chão.

Passo 1

Despeje água limpa e fresca em um recipiente. É importante que a água esteja realmente limpa e fresca, pois, se estiver ruim, o pH da água pode prejudicar o mármore.

Passo 2

Adicione detergente ou sabão líquido para pisos de pedra na água fria. O detergente deve ter um pH quase neutro (em torno de 7) e ser bastante suave.

Passo 3

Use um pano (não muito velho ou sujo) normal e lave como de costume. Passe o pano fazendo movimentos curtos e de forma rítmica.

Passo 4

Use o pano novamente, desta vez, com água limpa.

Passo 5

Deixe que a peça seque ao ar.

Dica extra:

Remova eventuais marcas de riscos e manchas individualmente.

Use um pano macio e um pó suave para limpeza de pH neutro ou um pouquinho de detergente para remover os riscos ou manchas, esfregando apenas ao longo do grão do mármore em uma linha reta. Não esfregue de forma circular, pois isso vai deixar marcas.

Diferenças Entre Mármore e Granito

Cuidados com Mármore
Mármore e Granito

É possível diferenciar um tipo de mármore ou granito de outro pela sua cor e desenhos das nuances. No entanto, cada tipo possui características específicas: um mármore pode ser mais poroso que outro, por exemplo.

O mármore é composto por calcita. Já o granito é formado por três minerais (a mica, feldspato e quartzo). Na prática, isso significa que o granito é bem mais duro, resistente e menos poroso do que o mármore, que risca com mais facilidade.

No mercado, existem disponíveis mármores e granitos nacionais ou importados. Um dos fatores que influi na oferta e preço desses diversos tipos é sua raridade: quanto mais raro, mais caro.

Clássicos de Mármore


O mármore é um material frio que traz mais sobriedade ao ambiente e é ideal para se usar na cozinha.

Como melhor exemplo de mesas com tampo de mármore, existem os modelos Saarinen, que vão bem em qualquer ambiente e unem funcionalidade com design.

Garantem a Sofisticação! Basta dar uma olhada e não vai ter como discordar.

Mesa Saarinen Lateral

Cuidados com Mármore
Mesa Saarinen Lateral

Esta mesa lateral possui formas orgânicas das mais ousadas do Movimento Modernista. O tampo de granito dá o toque fino a esse móvel.

Mesa Saarinen de Jantar Oval

Cuidados com Mármore
Mesa Saarinen Oval

Sem descontinuidade de formas, o que lhe confere extrema elegância, é solução única da história do design e portanto não envelhece. A base tem o contorno que propícia um maior número de cadeiras.

Mesa Saarinen de Jantar Redonda

Cuidados com Mármore
Mesa Saarinen Redonda

Por ter esse desenho estrategicamente puro, proporcionalmente elegante e atemporal, a Mesa Saarinen acabou se tornando a maior peça-chave da composição contemporânea, sendo capaz de estilizar qualquer ambiente monótono, fazendo dela uma das mesas de jantar mais famosa e desejada no mundo.

Para Resumir…


O mármore é uma peça especial pelas suas propriedades e características como o modo de produção a capacidade de nenhuma peça ser igual a outra e seu toque de elegância.

Mas os cuidados com mármore não podem ser deixados de lado, pois assim, uma peça que poderia durar anos a fio se desgasta e estraga facilmente.

Siga essas dicas de cuidados com o seu mármore não se esquecendo de usar produtos neutros, limpar qualquer resíduo assim que sujar e manter o cuidado com uma peça tão fina e bem produzida.

5 Comentários


  1. Parabéns pelo artigo Éder ,
    continua mandando boas dicas afinal esses móveis maravilhosos merecem ser bem cuidados.

    Responder

  2. Bom dia….
    Mesa de mármore pode ficar em ambientes abertos e pegar sol e chuva?
    Obrigada

    Responder

    1. Olá, Luciana!
      Tudo bem?

      O mármore é uma pedra bastante resistente que pode ser usado em ambientes externos, porém a água da chuva pode manchar a pedra.

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *