8 Inspirações e Dicas de Sofás Para Sala

Tempo de leitura: 5 minutos

O sofá é sem dúvida o móvel protagonista da sala de estar e sala de TV. Afinal, é essa peça que irá ditar como será o restante da decoração do ambiente. No mercado existem diversos modelos de sofás com tamanhos, formatos, cores e materiais distintos, por isso, durante a escolha é fundamental atrelar beleza, conforto, design e funcionalidade.

Dessa forma, se você está planejando repaginar seu ambiente com um novo sofá, porém ainda está em dúvidas sobre qual modelo escolher, vem com a gente. Neste post, separamos 8 tipos de sofás que certamente irão deixar sua sala de estar e sala de TV ainda mais bonita e aconchegante. Confira e se inspire nos modelos!

O sofá é o móvel protagonista na sala de estar e na sala de TV. Fonte – Luciana Latorre

Conheça 8 modelos e inspirações de sofás para sala

É possível classificar os modelos de sofás pelo estilo, tamanho, formato, tipos de tecidos e cores. Logo, é natural que várias pessoas fiquem em dúvidas sobre qual o sofá melhor se encaixa no seu projeto. Pensando nisso, separamos abaixo 8 modelos de sofá que irão poder atender suas necessidades e expectativas mais limitadas ou até ousadas.

1. Sofá Modular

Para quem está à procura de um sofá bonito, moderno, democrático e multifuncional, o sofá modular é a opção perfeita. O sofá modular possui assentos feitos em módulos (partes), os quais podem ser adicionados ou retirados da sua estrutura a depender da necessidade do morador, ou seja, com muita criatividade é possível reconfigurar a estrutura do sofá com base na sua necessidade.

O sofá modular possui assentos modulares que se adaptam conforme sua necessidade. Fonte – Brunete Fraccaroli

2. Sofás de Canto

O sofá de canto é uma ótima opção tanto para casas e apartamentos grandes como para imóveis pequenos, incluindo apartamentos studios e lofts. Isso porque, no ambiente o sofá de canto além de funcionar como divisória de ambientes conjugados, sua estrutura aproveita melhor o espaço do cômodo, já que oferece mais assentos aos convidados.

No ambiente procure colocar o sofá de canto alinhado próximo às paredes perpendiculares, pois assim a área de circulação de pessoas no espaço estará garantida. 

O sofá de canto é perfeito para acomodar mais pessoas em ambientes pequenos. Fonte – Sesso & Dalanezi Arquitetura  + Design

3. Sofás com chaise

Dentre as opções de modelos de sofá de canto podemos encontrar as versões de sofá de canto com chaise. Para quem não sabe, chaise é um termo francês que caracteriza um tipo de assento onde as pessoas podem sentar e esticar as pernas. 

Dessa forma, pode-se concluir que um sofá com chaise se trata de um sofá com um dos seus lados mais longo. Em ambientes pequenos, recomenda-se usar o sofá com chaise em direção a parede, pois assim a área de circulação não será prejudicada.

No sofá com chaise as pessoas podem sentar e esticar as pernas. Fonte – Luciana Latorre

4. Sofá Retrátil

Para quem deseja trazer ainda mais conforto e funcionalidade para a sala de estar e sala de TV deve apostar no sofá retrátil. Para quem não sabe, o sofá retrátil é formado por um assento retrátil, ou seja, sua estrutura permite que os assentos, aumentam de tamanho, permitindo assim que as pessoas possam ficar com as pernas esticadas enquanto assiste seu programa, filme ou série favorita. Muitos modelos inclusive contam com encosto de cabeça reclinável melhorando ainda mais a sensação de aconchego no ambiente.

O sofá retrátil também traz beleza e conforto para a sala de estar e sala de TV. Fonte – Iara Kilaris

5. Sofás sem braço

A estrutura do sofá sem braço ajuda a otimizar espaço e também passa a sensação de que o ambiente é maior, por isso, torna-se uma excelente alternativa para quem mora em casas e apartamentos pequenos. Modernos e democráticos, os sofás sem braço podem ser encontrados em diferentes tamanhos, cores, formatos e tipos de tecidos.

O sofá sem braço passa a sensação de que o ambiente é maior. Fonte – Ecce Home

6. Sofá Cama

O sofá cama é ideal para otimizar espaço e perfeito para você que gosta de receber visita de familiares e amigos em casa. Afinal, não tem coisa melhor do que ter a sua disposição um móvel multifuncional que durante o dia pode assumir a função de sofá e durante os períodos noturnos pode ser usado como cama pelos seus convidados.

O sofá cama é sinônimo de modernidade e otimização. Fonte – LarShopping

7. Sofá Chesterfield

Criado na Inglaterra no final no século XIX, o sofá chesterfield pouco a pouco foi conquistando seu espaço nos mais diversos projetos de design de interiores. A peça que chama a atenção pela sua classe e sofisticação, possui braço alto e arredondado e é encontrada normalmente nas versões de couro, mas também pode assumir formas com tecidos de suede e veludo.

O sofá chesterfield chama a atenção pela sua classe e sofisticação. Fonte – Essência Móveis

8. Sofá Retrô

O sofá retrô é caracterizado por um estilo de releitura, onde as peças confeccionadas nos dias de hoje buscam referências de móveis criados principalmente, na década de 70 e 80. Na decoração, o sofá retrô normalmente é marcado pela presença de pés de palito, design em linhas mais retas e detalhes em botões – os chamados “botonê”. 

O sofá retrô é marcado por um estilo divertido de releitura. Fonte – Casa da Léia

Essas inspirações e dicas de decoração de sofás para sala foram criadas pela Equipe da Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *