Compra segura pela Internet

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá,
Tudo bem?

Além das dicas de decoração que dou por aqui, vale a pena falar sobre  importância de se comprar de forma segura pela Internet, tanto no que diz respeito ao envio dos dados para o e-commerce, até as questões de devolução do produto. Enfim, comprar pela Internet é seguro, basta seguir algumas práticas.

Compra segura pela Internet
Compra segura pela Internet

DICA #1

Faça um teste com um programa de anti-vírus no seu computador, um sistema operacional desprotegido pode dar brechas para que seja infectado, a presença de um vírus em seu computador pode acabar coletando seus dados na hora da compra. Se não souber como reforçar a segurança do seu computador, pode deixar um comentário aqui abaixo que irei ajudar. 🙂 Além disso, tenha sempre o seu navegador atualizado, de preferência aos mais conhecidos do mercado, como ChromeFirefoxSafari e Internet Explorer.

DICA #2

Desconfie sempre de preços muito abaixo do mercado, salvo casos em que você esteja em sites de compras coletivas, ai tudo bem. Lembre-se, “o barato pode sair caro”, por isso, verifique muito antes de comprar um produto muito em conta, talvez ele não se materialize na sua casa.

DICA #3

Atente-se sempre aos termos do sites, tais como, políticas de entrega, garantia, sobre a empresa, etc. Essas informações costumam ficar sempre ao rodapé dos sites, em alguns casos está no topo, mas se não estiver no topo, estará ao fim da rolagem da página. Importantíssimo saber como a loja trata o assunto trocas e devoluções, conheça seus direitos. 🙂

DICA #4

Desconfie se o endereço do site na barra de endereços seja diferente ao nome da loja, pode ser uma fraude. Na dúvida, prefira digitar o endereço novamente para verificar sua autenticidade.

Outra dica importante, é em relação ao certificado de segurança, que permite que os dados sejam transmitidos via conexão criptografada, mais informações no Wikipedia. Sempre que você for colocar seus dados pessoais e/ou de cartão de crédito, na barra de endereços precisa constar o “s” no final do http e o cadeado. Por exemplo, http://www.essenciamoveis.com.br para navegação nas páginas “normais”, para páginas onde você precisa inserir dados, verifique sempre o “S” ao final do http, por exemplo, https://www.essenciamoveis.com.br. Isso certifica e valida que o site é seguro.

Esse e o famoso cadeado assegurarão que você estará em um ambiente seguro.

Exemplo https:// navegador Google Chrome
Exemplo https:// navegador Google Chrome

Dica #5

Se você não conhece a loja, telefone antes de comprar, um bom bate-papo com o atendente para tirar dúvidas vai te ajudar bastante a identificar se é uma fraude ou não. Verifique também se o site dispõe de atendimento on-line e formas de pagamentos coerentes com a realidade. Se nenhum desses pontos estiverem claro, desconfie. 😉

DICA #6

Não visite sites sugeridos em spam, isso pode te levar a um vírus ou a sites falsos, cujo objetivo é coletar informações financeiras e pessoais. Tome cuidado ao executar um “programa” no qual você não solicitou.

DICA #7

Faça uma consulta no ReclameAqui, mas mesmo que a empresa tenha um registro nesse site, verifique se as respostas foram satisfatórias e se as solicitações dos clientes foram atendidas.

DICA #8 (dica ninja)

Verifique o CNPJ da empresa no site da Receita Federal, lá você encontra o campo para digitar o número do CNPJ da loja e verificar desde quando ela existe, localização e a natureza de operação. Verifique se o endereço correspondente nessa consulta é o mesmo que apresentado no site, desconfie se não for. Desconfie mais ainda se a loja não apresentar um endereço físico para sua operação.

DICA #9

Verifique no Google e outros sites de busca o que dizem sobre a loja, faça uma busca e verifique o conteúdo que lhe é apresentado, você poderá encontrar informações relevantes sobre o serviço prestado pela empresa. Peça opiniões nas fanpages da empresa, converse com as pessoas lá presente antes da compra.

DICA #10

Verifique a existência de um blog ou fanpage, uma loja que fraudulenta não perderia tempo escrevendo para suas vítimas. O maior objetivo de uma fraude é tirar o dinheiro do seu bolso o mais rápido possível

É isso!

Dúvidas? Pode falar comigo através dos comentários desse post, seja para comprar na Essência ou em outra loja, é sempre um prazer poder ajudar, afinal, não é de hoje que estamos na Internet.

Um grande abraço!

1 comentário


  1. Obrigado por este artigo tão útil. Quero dizer que, para otimizar a segurança dos seus dados de negócios é bom para usar salas de dados virtuais.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *