Como decorar a sala: 7 Maneiras de transformar seu projeto com elegância

Tempo de leitura: 3 minutos

A sala é um ambiente que precisa ser receptivo, aconchegante e confortável, pois é onde recebemos convidados e passamos uma grande parte do tempo assistindo TV ou lendo um livro. É uma área de lazer!

E não pense que o pouco espaço pode influenciar no conforto da sala – e muito menos um baixo orçamento. Com planejamento e o uso dos móveis certos, é possível compor um ambiente bem aconchegante e cheio de personalidade para receber amigos e familiares.

É por isso que hoje vamos te ensinar 7 truques que têm o poder de transformar a sala de estar. Conheça mais sobre cada um deles para aplicar no seu projeto:

Imagem: Altera Arquitetura

Paleta de cores suave

As cores são fundamentais para despertar sentimentos e sensações no ambiente, portanto, escolha a paleta de cores com cautela.

Considere que cores vibrantes deixam o espaço mais alegre e divertido, especialmente com combinações mais intensas como amarelo, laranja e vermelho. Já a decoração com cores mais suaves, como verde, azul e cinza, deixam o ambiente mais clean e tranquilo, o espaço perfeito para relaxar.

Caso queira usar cores vibrantes na sala de estar, a dica é usar móveis de tons neutros, como branco, bege e cinza, e deixar as tonalidades coloridas para os enfeites da sala, especialmente nas almofadas.

Imagem: Juliana Santana

Utilize plantas

As plantas e flores são muito bem-vindas em qualquer cômodo da casa. Na sala, elas decoram o ambiente com muita elegância. Porém, não é qualquer espécie que você pode cultivar dentro de casa. Tem que ser plantas que gostam de sombra, como:

  • Lírio da paz;
  • Dinheiro em penca;
  • Espada de São Jorge;
  • Jiboia;
  • Comigo-ninguém-pode;
  • Cróton;
  • Samambaia.

Coloque os vasos com plantas ao lado do sofá, perto do painel da tv ou decorando as prateleiras da sala. Esse é o charme das plantas, elas se encaixam em qualquer cantinho do ambiente.

Imagem 3: Bruno Carvalho

Móveis aconchegantes

Além de considerar o design, verifique se os móveis são confortáveis. O sofá é o que precisa ter mais atenção, assim como as poltronas, pois é o local onde passamos mais tempo. Evite comprar móveis duros e sem apoios. Quanto mais aconchegante, melhor.

Imagem: Maricy Marcos Borges

Inclua seus objetos favoritos

A sua personalidade também precisa prevalecer na decoração da sala de estar. É interessante montar um ambiente que transmita suas preferências, gostos e hobbies.

Quem é apaixonado por filmes, por exemplo, pode investir em quadros e pôsteres de clássicos do cinema. Já os amantes literários podem apostar na tendência de pinturas de frases na parede, além de instalar uma estante grande para expor os títulos favoritos.

Imagem: Juliana Baumhardt

Menos é mais

A decoração minimalista, com poucos enfeites e móveis, é super elegante e chique. Então evite encher a sala com diferentes tipos de vasos, estátuas e quadros super coloridos.

Siga uma paleta de cores para escolher os enfeites e manter a decoração clean e sofisticada.

Imagem: Aquiles Nicolas Kilaris

Tenha diferentes pontos de iluminação

A iluminação é fundamental para a decoração. Por conta disso, além da luz central, adicione diferentes pontos de luz espalhados pela sala. Vale a pena fazer uma sanca com spots de led ou luminárias pendentes.

A cor da luz também é importante para o ambiente. A sala pode contar com a luz amarela, que é mais usada para quem precisa compor uma decoração aconchegante, ou a luz branca, que ajuda na concentração.

Imagem: Bruno Gap

Transforme móveis antigos

Sim, é possível transformar os móveis antigos em peças lindas para usar na sala de estar, um rack vintage pode ser pintado com as cores da moda, por exemplo, para decorar sua sala com muito charme.

No caso de poltronas e sofás antigos, recomendamos que eles sejam reformados para trocar o estofado ou o enchimento – desta forma você garante que o móvel seja confortável.

Imagem: Enzo Sobocinski

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *